Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Já na abertura da Euro2020, uma aula de proteção contra a Covid-19

Sucesso tranquilo da Itália sobre a Turquia, 3 X 0, na primeira partida da competição, com público no Olímpico de Roma e uma impressionante demonstração de como cuidar da segurança

Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti

A Itália, de branco, um triunfo sossegado na abertura da Euro2020
A Itália, de branco, um triunfo sossegado na abertura da Euro2020 A Itália, de branco, um triunfo sossegado na abertura da Euro2020

Oficialmente, no Olímpico de Roma, cabem 73.261 espectadores. Porém, para o jogo da “Squadra Azzurra” da Itália contra os “Bizim Çocuklar”, os “Nossos Rapazes” da Turquia, nesta sexta-feira, dia 11 de Junho, as razões de segurança exigiram que se oferecessem apenas 15.948 ingressos. O jogo valeu como abertura da 60ª edição da grande competição de seleções do continente, originalmente programada para 20 de Julho do ano passado e adiada pela Covid-19. E não foi fácil entrar no Foro Olímpico, o endereço do estádio.

O exterior do Olímpico de Roma, na abertura da Euro2020
O exterior do Olímpico de Roma, na abertura da Euro2020 O exterior do Olímpico de Roma, na abertura da Euro2020

De acordo com o projeto “Stadio Sicuro”, formalizado pelo Governo da Bota, pela Federcalcio, a Liga de Clubes e a UEFA, a entidade que organiza o Futebol na Europa, quem quis ver o jogo no Olímpico necessitou atestar que ou já havia se curado da Covid-19 até seis meses atrás, ou que já tinha completado o seu ciclo de vacinação quinze dias antes, ou que fôra negativado num teste de infecção com 48 horas de prazo. E, ainda assim, precisou superar uma batelada de obstáculos: medição de temperatura nos 48 portões de acesso; distribuição estratégica do público em blocos diferentes das arquibancadas; fiscalização por câmeras capazes de captar calor e também de calcular o crucial distanciamento físico.

Apesar da pandemia, uma festa compacta mas digna no Olímpico de Roma
Apesar da pandemia, uma festa compacta mas digna no Olímpico de Roma Apesar da pandemia, uma festa compacta mas digna no Olímpico de Roma

Não bastassem tantos dispositivos tecnológicos, através das arquibancadas do Olímpico a administração da Euro distribuiu 3.000 super-treinados “stewards”, inclusive capazes de algum atendimento de primeiros socorros. E o CONI, o Comitê Olímpico Nacional da Itália, responsável pelo estádio, ainda se preocupou em estruturar um espaço reservado ao imediato isolamento de potenciais positivos de contaminação. Peço vênia para, aqui, abrir parênteses e lançar uma pergunta fundamental: terão a Conmebol e a CBF pensado em prover a Copa América de ao menos umporcentozinho dessas determinações de proteção? Enquanto, claro, a resposta não vem, retorno à Euro e ao combate Itália X Turquia.

A "Squadra Azzurra" da Itália
A "Squadra Azzurra" da Itália A "Squadra Azzurra" da Itália

Grupo A – Sedes: Azerbaidjão e Itália

Publicidade

GALES, ITÁLIA, SUÍÇA, TURQUIA

Classificação:

Publicidade

ITÁ – 1jog = 1v/0e/0d – 3gp X 0gc

GAL – 0jog = 0v/0e/0d – 0gp X 0gc

Publicidade

SUÍ – 0jog = 0v/0e/0d – 0gp X 0gc

TUR – 1jog = 0v/0e/1d – 0gp X 3gc

ITÁLIA 3 X 0 TURQUIA

Roma, Itália, Stadio Olìmpico

Público: 12.916

Árbitro: Danny Makkelie (Neerlândia)

Gols: Demiral/con, Immobile, Insigne

A formação da Itália que iniciou a peleja com a Turquia
A formação da Itália que iniciou a peleja com a Turquia A formação da Itália que iniciou a peleja com a Turquia

Depois de uma compacta porém digna festa de abertura, com Andrea Bocelli a homenagear a Itália e Bono Vox a celebrar a Turquia, a “Squadra Azzurra” correu atrás da sua peleja de número 28 sem perder, 24 vitórias e só três empates sob Roberto Mancini desde a Copa da Rússia em 2018. O ex-craque da seleção, um “trequartista” de estilo clássico e elegante, soube combinar, à melhor defesa da Europa nos últimos cinco anos, um ataque eficiente, com três atletas municiados por armadores sempre ofensivos.

O momento do autogol de Demiral, número 3, de frente
O momento do autogol de Demiral, número 3, de frente O momento do autogol de Demiral, número 3, de frente

Na etapa inicial, dominou integralmente as ações. Pediu quatro penais, um que houve e mais três que Makkelie ignorou porque não existiram. E ainda provocou duas acrobacias do elástico arqueiro Ugurcan Çakur. O tento, contudo, não surgiu. No intervalo, Mancini colocou Di Lorenzo, ex-armador que, no Napoli, se transformou em ala, no lugar do zagueiro Florenzi. No elenco otomano, Senol Gunez trocou Yazici por Under, um atacante por outro – Under, todavia, pertencente à Roma, equipe que atua no Olímpico. E o gol da Itália, ironia, sairia de um infortúnio de outro atleta da Serie A. Aos 53’, pela direita, Berardi cruzou na pequena área. De peito, Demiral, da Juventus, enviou à sua própria meta.

Insigne, Jorginho e Barella
Insigne, Jorginho e Barella Insigne, Jorginho e Barella

Ironia dupla, aliás: até então, nos sessenta anos da Euro de seleções ainda não havia ocorrido um autogol na sua pugna de abertura. Lógico que os “Bizim Çocuklar” se desnortearam. E lógico que a “Azzurra” se locupletou e voltou a investir pelos flancos até que, aos 66’, o lateral Spinazzola bateu forte da linha da área grande e Çakur rebateu bem no rumo de Immobile que desferiu os 2 X 0. Muitíssimo melhor, aos 79’, agora graças a uma tabela deliciosa com Immobile, Insigne, o outro “cannoniere” da Itália, arrematou de bate-pronto, 3 X 0. Uma estréia belíssima da dona da casa. Euforia na capital da Bota.

Dia 12

GALES X SUÍÇA

Baku, Azerbaijdão, Olympic Stadium

Árbitro: Clément Turpin (França)

Bélgica
Bélgica Bélgica

Grupo B – Sedes: Dinamarca e Rússia

BÉLGICA, DINAMARCA, FINLÂNDIA, RÚSSIA

Dia 12

DINAMARCA X FINLÂNDIA

Copenhague, Dinamarca, Parken Stadium

Árbitro: Anthony Taylor (Inglaterra)

RÚSSIA X BÉLGICA

São Petersburgo, Rússia, Krestovsky Stadium

Árbitro: Antonio Mateu Lahoz (Espanha)

Ucrânia
Ucrânia Ucrânia

Grupo C – Sedes: Neerlândia e Romênia

AÚSTRIA, NEERLÂNDIA, MACEDÔNIA DO NORTE, UCRÂNIA

Dia 13

ÀUSTRIA X MACEDÔNIA DO NORTE

Bucareste, Romênia, Arena Nationalà

NEERLÂNDIA X UCRÂNIA

Amsterdam, Neerlândia, Johan Cruijff

Inglaterra
Inglaterra Inglaterra

Grupo D – Sedes: Escócia e Inglaterra

CROÁCIA, ESCÓCIA, INGLATERRA, REPÚBLICA TCHECA

Dia 14

INGLATERRA X CROÁCIA

Londres, Inglaterra, Wembley Stadium

ESCÓCIA X REPÚBLICA TCHECA

Glasgow, Escócia, Hampdem Park

Espanha
Espanha Espanha

Grupo E – Sedes: Espanha e Rússia

ESLOVÁQUIA, ESPANHA, POLÔNIA, SUÉCIA

Dia 14

POLÔNIA X ESLOVÁQUIA

São Petersburgo, Rússia, Krestovsky Stadium

ESPANHA X SUÉCIA

Sevilha, Espanha, Estadio La Cartuja

Alemanha
Alemanha Alemanha

Grupo F – Sedes: Alemanha e Hungria

ALEMANHA, FRANÇA, HUNGRIA, PORTUGAL

Dia 15

HUNGRIA X PORTUGAL

Budapeste, Hungria, Puskàs Arena

ALEMANHA X FRANÇA

Munique, Alemanha, Allianz Arena

O regulamento permite que, nos grupos, as seleções das onze cidades escolhidas como sedes atuem, pelo menos, duas vezes nos seus domínios. A Itália, a Neerlândia e a Espanha caíram em chaves em que não há representantes de outras sedes. Assim, mesmo sem a eventual presença de torcedores, levam a vantagem de mandar três cotejos. No caso do Grupo B, em que a Dinamarca e a Rússia são anfitriãs, caberá aos daneses, pelo ranking, abrigar o seu desafio contra os ex-soviéticos. No Grupo D, a Inglaterra receberá o combate com a Escócia. E, no Grupo F, será a Alemanha a hospedeira da partida diante da Hungria.

A Taça da Euro de Seleções
A Taça da Euro de Seleções A Taça da Euro de Seleções

Definidas, nos grupos, as campeãs e as vices, também se resgatarão as quatro melhores terceiras colocadas. E daí as 16 remanescentes se digladiarão, de 27 a 30 de Junho, nos emparceiramentos das oitavas-de-final, que viajarão por Londres, Dublin, Glasgow, Amsterdam, Copenhague, Bilbao, Budapeste e Bucareste. As quartas-de-final, 3 e 4 de Julho, ocorrerão em Roma, Munique, São Petersburgo e Baku. Daí, nos dias 7, 8 e 12 haverá as semis e a briga pelo título no magnífico templo de Wembley, Londres, Inglaterra.

Gostou? Clique num dos ícones do topo para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe a sua opinião sobre este meu texto no meu “FaceBook”. Caso saia de casa, seja cauteloso e seja solidário, use máscara, por favor. E fique com o meu abraço virtual! Obrigadíssimo!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.