Fim-de-semana de Milan X Juventus no Futebol 2018/19 da Velha Bota
Foram bastante bem os clubes italianos nas competições da Europa. Mesmo derrotada pelo United, a "Senhora" está perto da classificação na CL.
Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti

Confortável, no mínimo. Essa expressão sinteticamente define como se desenrolaram, nas contendas do Velho Continente, as performances dos seis clubes da Itália. Na Europa League, a Lazio bateu o Marselha por 2 X 1 e, ao lado do Eintracht Frankfurt da Alemanha, no Grupo H, assegurou a sua passagem à fase subsequente. No Grupo F, em viagem a Sevilha, na Espanha, o Milan arrancou o empate, 1 X 1, ao Betis, e pode conquistar a vaga se, em 29 de Novembro, em casa, superar o quase amador Dudelange, de Luxemburgo, e o visitante Olympiacos da Grécia não passar pelo Betis anfitrião.

Na Champions League, Grupo B, a Internazionale, como mandante, concedeu o empate, 1 X 1, ao Barcelona, mas, independente de novos resultados, apenas precisa de uma outra igualdade, diante do Tottenham de Londres, dia 28, para seguir às oitavas-de-final. No C, o mais embolado da Champions atual, o Napoli estacionou, em seus domínios, 1 X 1 frente o PSG de Neymar & Buffon, e necessita de 4 pontos nos seus prélios restantes, em casa contra o Estrela Vermelha da Sérvia, e daí o Liverpool, na Inglaterra. No G, mesmo em Moscou, a Roma bateu o CSKA e precisa de um empate nas suas próximas pelejas: Real Madrid, na Bota, e Viktoria Plzen, na República Tcheca. Depois de sustentar o placar de 1 X 0 por 85’, a Juventus soçobrou e permitiu uma reação inesperada do Manchester United, 1 X 2; mas, também, lhe basta o empate com o Valencia da Espanha, também no Piemonte, no próximo dia 27.

Agora, de retorno ao Calcio peninsular, a cenografia deve se transformar radicalmente. No campeonato nacional, às vésperas da sua rodada de número 12, em um total de 38, a briga pelo scudetto da temporada apresenta 19 dos seus 20 clubes contra uma única agremiação, a Juve, dona dos últimos sete títulos em seguida, proeza insólita na história dos principais certames dos países da UEFA. A “Signora” do Piemonte domina a tabela com 31 pontos de 33, folga de 6 em relação a seus vices, a Internazionale e o Napoli. A jornada, todavia, pode provocar uma diminuição nessa vantagem, ainda que os três capi da classificação atuem longe das suas torcidas. O Napoli viaja à Ligúria e confronta o Genoa (14 pontos). Em Bérgamo, a Inter desafia a Atalanta (15). A Juve, contudo, duela com um rival de antologia, o Milan (21), em San Siro.

Será o cotejo 223 entre a esquadra “bianconera” e o time “rossonero”, respectivamente fundados em 1897 e 1899. Na sua partida inaugural, datada de 29 de Abril de 1901, pelo campeonato, mesmo em Turim o “Diavolo” bateu a “Zebra” por 3 X 2. No mais recente, de 9 de Maio último, no Olímpico de Roma, pela Copa Itália, a Juve arrasou o Milan, 4 X 0. Houve, nesse percurso, 87 triunfos da Juve e 66 do adversário, 323 gols a 226. A “Signora” já soma 34 scudetto contra 18. E levantou a Copa em 13 ocasiões contra 5. O Milan, contudo, predomina na Champions, 7 taças a 2. Em 28 de Maio de 2003, até, aconteceu um duelo direto no Old Trafford de Manchester. Depois de 0 X 0 nos 90' e na prorrogação, prevaleceu o “Diavolo” nos penais, 3 X 2, graças a uma espetacular atuação de Dida, então arqueiro da seleção do Brasil.

PS: Ainda ocorrerão, pelo campeonato desta temporada, no domingo, dia 11, os cotejos de Lazio (21 pontos) X Sassuolo (18), e Roma (16) X Sampdoria (15). Por causa do excelente desempenho dos seus clubes na Europa, até aqui, a Itália, com 69,297 pontos, é a terceira colocada no ranking do continente, bem atrás da Espanha (92,283) e no entanto pertinho da Inglaterra (69,891). Com distantes 64,784, a Alemanha se localiza numa quarta posição.
Gostou? Clique em “Compartilhar”, em “Tweetar”, ou deixe a sua opinião em “Comentários”. Muito obrigado. E um grande abraço!



