Silvio Lancellotti Faltam apenas seis jogos para a fase de chaves da Liga dos Campeões

Faltam apenas seis jogos para a fase de chaves da Liga dos Campeões

Terminou, nesta quarta, dia 23, a penúltima rodada da etapa de qualificação. Restam seis vagas até se completarem as 32 agremiações da arrancada final.

Detalhe da taça da Liga dos Campeões

Detalhe da taça da Liga dos Campeões

UEFA

Terminou nesta quarta-feira, 23 de Setembro, a primeira metade da jornada derradeira da etapa de qualificação da Liga dos Campeões da Europa, temporada de 2020/2021. Doze clubes ainda batalham pelas seis vagas que sobram para a estruturação, com os 26 pré-classificados, das oito  chaves que de fato significam o coração da competição, a taça presentemente de posse do invicto Bayern Muenchen, de Munique, na Alemanha.

Os jogos da terça-feira

Os jogos da terça-feira

UEFA

A terça-feira, dia 22, apresentou três partidas. O estreante Krasnodar, da Rússia, por 2 X 1, sobrepujou o PAOK, da Grécia. Placar perigoso, por causa do critério de, no caso de igualdade em pontos, contar em dobro o gol registrado no campo do inimigo. Mais preocupante, a derrota por 1 X 2 do Maccabi Tel Aviv, em Israel, para o RB Salzburg da Alemanha, complicadíssima de revirar em visita. E de fato impactante o empate, 0 X 0, do Slavia Praga, na sua Tchecoslováquia, contra o pequenino Midtjylland da Dinamarca.

Os jogos da quarta-feira

Os jogos da quarta-feira

UEFA

A quarta exibiu mais três. O favoritérrimo Olympíacos da Grécia penou para suplantar o Omonia de Chipre, 2 X 0, o segundo gol nos acréscimos. Pelo volume de tentos que arrancou, em viagem, o Ferencvarós da Hungria obteve um empate precioso diante do Molde da Noruega, 3 X 3. Em Gent, na Bélgica, o Dynamo Kyev, da Ucrânia, soube aproveitar a vantagem de um rival expulso para, bem no finalzinho da porfia, conquistar uma vitória por 2 X 1. As pugnas de volta estão previstas, mando invertido, para dia 29 e para dia 30.

Celebração no Twitter do Salzburg

Celebração no Twitter do Salzburg

@RedBullSalzburg

Trata-se da edição de número 66 da Liga, a “Champions League” da UEFA, na sua versão 29 desde que trocou de batismo em 1992 e deixou de ser a Copa dos Campeões. A qualificação deveria ter-se inaugurado no dia 23 Junho mas, conseqüência da Covid-19, apenas principiou no dia 8 de Agosto. Das 55 federações que participam da UEFA, todas, menos aquela de Liechtenstein, cujos times jogam nos campeonatos na Suíça, inscreveram agremiações, um global de 79. Dessas, destacadas as 26 pré-selecionadas via ranking, 53 se digladiaram em 47 porfias com 133 tentos marcados, média de 2. 83.

A entrada da sede da UEFA, em Nyon, na Suíça

A entrada da sede da UEFA, em Nyon, na Suíça

UEFA

Um sorteio, originalmente previsto para 1º de Outubro no edifício da Fundação Stavros Niarchos de Atenas, Grécia, porém transferido à sede opulenta da UEFA em Nyon, na Súiça, dividirá os 32 times remanescentes em oito grupos e em seis rodadas de turno e returno de 20 de Outubro até 9 de Dezembro. Um outro bingo, no dia 14 de Dezembro, determinará as oitavas de final, de ida e volta, entre 16 de Fevereiro e 17 de Março de 2021. E, em 19 de Março, um sorteio derradeiro estabelecerá as quartas, 6/7 e 13/14 de Abril, com um caminho já traçado para as semis, 27/28 de Abril, 4/5 de Maio. Caso a Covid-19 permita, decisão em 29 de Maio no Ataturk de Istambul, Turquia.

Pierre Troisgros (1928-2020)

Pierre Troisgros (1928-2020)

Arquivo Pessoal

PS: Um súbito infarto levou hoje, em Coteau, pertinho da sua Roanne profissional, na França, o extraordinário ser humano e mago da gastronomia Pierre Troisgros que, nos anos 60, parceiro de Alain Chapel, Paul Bocuse e Roger Vergé, modernizou a culinária da sua pátria e introduziu no universo a “Nouvelle Cuisine”. O seu sobrenome se eternizou no Brasil a partir dos anos 80, graças ao filho Claude e, mais recentemente, ao neto Thomas. Conheci o mago, mais do que um mestre um disseminador do bom humor e do afeto. Um tipo impossível de não se gostar.


Gostou? Clique num dos ícones para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe a sua opinião sobre este meu texto no meu “FaceBook”. Caso saia de casa, use máscara. E fique com o meu abração virtual! Obrigadíssimo!

Últimas