Faltam apenas mais 32 mata-matas nas outras duas divisões da UEFA
Na Europa League, restam dez jogos para se conhecerem os 32 clubes que irão à fase de grupos. Na Conference League, restam 22. Mas, tudo se resolverá até os sorteios de 25 e de 26 de Agosto.
Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti
Competições paralelas à Champions League da UEFA, a Europa League, a EL, ou a Liga Europa, e a Conference League, a CoL, ou a Liga Conferência, correspondem ao que seriam, respectivamente, no Velho Continente, uma Série B e uma Série C do Futebol. Nesta semana, também essas duas competições, digamos, subsidiárias à principal, atingiram as suas últimas etapas classificatórias, antes das fases que de fato valem, as fases de grupos. Nesta quinta, 18 de Agosto, se completaram os playoffs de ida tanto da EL como da CoL. Os desafios de retorno estão programadoa para o próximo dia 25.
EUROPA LEAGUE
Criada em 1954 com a intenção de congregar as suas 25 federações fundadoras, antes até de montar uma disputa de seleções a UEFA implantou, em 1955/56, uma Copa de Clubes Campeões. Logo em 1960, nasceu a Copa das Copas, ou Recopa, abrigo dos vencedores das competições nacionais alternativas, exclusivas com mata-matas. A velocíssima evolução das comunicações e a rápida multiplicação dos patrocinadores passaram a exigir mais equipes. Em 1972, surgiu a Copa UEFA, a segunda divisão de então, com 53 clubes de 31 federações. E na década de 90, com o estilhaçamento da União Soviética, com a extinção da “Cortina de Ferro” e com as inexoráveis modificações geográficas que o Velho Continente logicamente atravessou, a entidade também necessitou expandir os seus torneios.
Precisou tanto que, em 2009, se obrigou a transformar a Copa UEFA na EL. Só que exagerou até o absurdo. Nas versões de 2018/2019 e de 2019/2020 a EL alcançou um frenesi de Fato descontrolado, uma galáxia de 213 agremiações, o revertério da boa intenção. E para salvá-la, e impedir a fuga massiva de apoiadores comerciais, a entidade criou uma válvula de escape, a Conference League, e enxugou vigorosamente a Europa League, agora reduzida a meras 57 equipes, 20 delas pelo ranking, 37 repescadas da ChL. Com menos times, esta EL principiou mais tarde, em 4 de Agosto. Como na Champions, houve sucessivos mata-matas de qualificação. Nesta quarta, 18, foram dez pelejas, a volta planejada para 25 de Agosto:
Apollon (CHI) 1 X 1 Olympíacos (GRE)
Áustria Viena (AUS) 0 X 2 Fenerbahce (TUR)
Dniepro (UCR) 1 X 2 AEK Larnaca (CHI)
Ferencváros (HUN) 4 X 0 Shamrock Rovers (IRL)
Gent (BEL) 0 X 2 Omonia (CHI)
HJK (FIN) 1 X 0 Silkeborg (DIN)
Ludogorets (BUL) 1 X 0 Zalgiris (LIT)
Malmoe (SUE) 3 X 1 Sivasspor (TUR)
Pyunik (ARM) 0 X 0 Sheriff (MOL)
Zurich (SUI) 2 X 1 Hearts of Midlothian (ESC)
Dos dez confrontos sobrarão dez ganhadores, aos quais se acrescentarão outros dez repescados da ChL, a Roma (ITA), campeã da Conference League de 2021/22, e mais onze agremiações reservadas pelo ranking. Eis as onze:
Arsenal (ING)
Braga (POR)
Feyenoord (Neerlândia, ex-Holanda)
Freiburg (ALE)
Lazio (ITA)
Manchester United (ING)
Nantes (FRA)
Real Betis (ESP)
Real Sociedad (ESP)
Rennes (FRA)
Union Berlin (ALE)
Um sorteio, programado para o próximo 26 de Agosto, então dividirá as 32 equipes em oito chaves de quatro, mini-torneios de ida e volta, por pontos corridos, jogos de 8 de Setembro a 9 de Novembro. Depois, se sucederão novos mata-matas até a grande decisão, dia 31 de Maio de 2023, na Puskàs Arena de Budapest, na Hungria
CONFERENCE LEAGUE
Um repositório das equipes que não amealharam vagas na Champions League ou na Europa League, esta CoL de agora começou em 5 de Julho com 177 equipes de 54 das 55 afiliadas da UEFA – descartada a Rússia, punida pela entidade, pela FIFA e pelo COI, por causa da agressão à Ucrânia. E, no seu trajeto até aqui, ainda incluiu mais 16 repescadas da Champions. Nesta semana, da quarta-feira, dia 17 de Agosto, até a quinta, dia 18, exibiu uma mega-jornada de 22 partidas, a ida da sua jornada derradeira de playoffs antes do sorteio da fase de grupos. Resultados:
AZ Alkmaar (NEE/HOL) 4 X 0 Gil Vicente (POR)
Colônia (ALE) 1 X 2 Fehérvár (HUN)
CSKA Sofia (BUL) 1 X 0 Basel (SUI)
Djurgarden (SUE) 3 X 0 Apoel (CHI)
FCSB (Rom) 1 X 2 Viking (NOR)
Fiorentina (ITA) 2 X 1 Twente (NEE/HOL)
Istambul Basaksehir (TUR) 1 X 1 Antwerp (BEL)
Lech Poznan (POL) 2 X 0 Diddeleng (LUX)
Maccabi Tel Aviv (ISR) 1 X 0 Nice (FRA)
Maribor (SVN) 0 X 0 Cluj (ROM)
Molde (NOR) 3 X 1 Wolfsberg (AUS)
Partizan (SER) 4 X 1 Hamrun Spartans (MAL)
Rakow Czwatochova (POL) 2 X 1 Slavia Prague (TCH)
RFS (LET) 2 X 2 Linfield (IRN)
Slovácko (TCH) 3 X 0 AIK (SUE)
Shukpi (MAC) 1 X 2 Ballkani (KOS)
Univ Craiova (ROM) 1 X 1 Hapoel Be’er Sheva (ISR)
Vaduz (LIE) 1 X 1 Rapid Wien (AUS)
Villarreal (ESP) 4 X 2 Hajduk Split (CRO)
West Ham (ING) 3 X 1 Viborg (DIN)
Young Boys (SUI) 0 X 1 Anderlecht (BEL)
Zrinjski (BOS) 1 X 0 Slovan Bratislava (SVQ)
As 22 sobreviventes se agregarão às dez derrotadas na jornada da EL e formarão os oito grupos de quatro cada, com prélios de ida e volta, em mini-certames de pontos corridos, entre 8 de Setembro e 3 de Dezembro. Depois, ocorrerão playoffs e mata-matas até a finalíssima, dia 7 de Junho, na Eden Arena de Praga, República Tcheca.
Gostou? Clique num dos ícones do topo para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe sua opinião no meu “FaceBook”. Caso saia de casa, seja cauteloso e seja solidário, use máscara, por favor. E fique com o abraço virtual do Sílvio Lancellotti! Obrigadíssimo!
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.