Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Silvio Lancellotti - Blogs

Espanha X França, a final menos esperada para a Nations League

Neste domingo, dia 10 de Outubro, a "Fúria" e os "Bleus", que eliminaram as seleções favoritas da Itália e da Bélgica, duelam no San Siro de Milão pelo título da segunda edição da competição

Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti

As seleções em luta pela taça da Nations League
As seleções em luta pela taça da Nations League

Ah, os desígnios do Futebol... Os supostos especialistas, aqueles ousados especuladores nos quais eu me incluo com cinzas despejadas na cabeça, fantasiavam que a Itália e a Bélgica fariam a decisão da Nations League da Europa, segunda edição, temporada de 2020/2021. Embora dona da casa, embora tenha desperdiçado diversas chances de vencer, a “Squadra Azzurra” sucumbiu à melhor organização da Espanha e se foi, 1 X 2, lastimosa quebra de uma invencibilidade de 37 pelejas. Embora tenham se mostrado avassaladores na etapa inicial, embora tenham escancarado uma vantagem de 2 X 0, os “Diables Rouges” se submeteram à velocidade da França e na segunda se despediram, cabisbaixos, 2 X 3.

O caminho até a decisão
O caminho até a decisão

Consolo trivial, às 10h00 do Brasil, no Allianz da Juventus de Turim, a Itália e a Bélgica se digladiarão pela medalha de bronze. Duelo de fato, porém, acontecerá às 15h45, no San Siro de Milão, entre a “Fúria” da Espanha e os “Bleus” da França. Claro que numa final de seleções não existe favorito, jamais, como sugerirá, eternamente, o jogo Uruguai 2 X 1 Brasil na Copa do Mundo de 50, em pleno Maracanã. Todavia, ofereço à analise de quem me lê as fichas com as informações necessárias e suficientes para se entender que equipes estão na pugna que concede um prêmio mínimo equivalente a R$ 70mi a quem ganhar.

O capitão Busquets e o elenco da Espanha
O capitão Busquets e o elenco da Espanha

ESPANHA

Real Federación Española de Fútbol


Fundação: 1913

Filiação à FIFA: 1913


Filiação à UEFA: 1954

Ranking FIFA: 8ª/1673,68 pontos


Ranking UEFA/NL: 7ª

Presidente: Luís Rubiales

Treinador: Luís Enrique Martínez (desde 2019)

Capitão: Sérgio Busquets

Artilheiro na NL: Ferrán Torres, 6 gols

Luís Enrique, o treinador da Espanha, segundo o Twitter da sua seleção
Luís Enrique, o treinador da Espanha, segundo o Twitter da sua seleção

Percurso na NL: Campeã do Grupo A4, Alemanha (fora) 1 X 1, Ucrânia (casa) 4 X 0, Suíça (c) 1 X 0, Ucrânia (f) 0 X 1, Suíça (c) 1 X 1, Alemanha (c) 6 X 0 – 6jog (3v-2e-1d/13gp-2gc). Na semifinal, em Milão, 2 X 1 na Itália

O capitão Loris e o elenco da França
O capitão Loris e o elenco da França

FRANÇA

Fédération Française de Football

Fundação: 1919

Filiação à FIFA: 1919

Filiação à UEFA: 1954

Ranking FIFA: 4ª/1754,31 pontos

Ranking UEFA/NL: 6ª

Presidente: Noel Le Graet

Treinador: Didier Deschamps (desde 2012)

Capitão: Hugo Lloris

Artilheiro na NL: Kilyan Mbappé, 3 gols

A França na final, segundo o Twitter da sua seleção
A França na final, segundo o Twitter da sua seleção

Percurso na NL: Campeã do Grupo A3, Suécia (f) 1 X 0, Croácia (c) 4 X 2, Portugal (c) 0 X 0, Croácia (f) 2 X 1, Portugal (f) 1 X 0, Suíça (c) 4 X 2 – 6jog (5v-1e-0d/12gp-5gc). Na semifinal, em Turim, 3 X 2 na Bélgica.

A taça da NL, diferente do convencional, colorida no seu interior
A taça da NL, diferente do convencional, colorida no seu interior

Agora no fecho da sua segunda edição, a Nations League é uma competição, paralela à tradicional Eurocopa, que a UEFA idealizou para mobilizar todas as 55 afiliadas nas chamadas “Datas Fifa”, quando, na sua razoável maioria, as seleções se dedicam a meros amistosos de caça-centavos. Portugal levantou a NL anterior, de 2018/2019, ao bater a Neerlândia, 1 X 0, na decisão. No balanço desta edição, e considerados apenas os quatro grupos da divisão de cima, até aqui houve 50 jogos e 142 gols, a boa média de 2,84.

Gostou? Clique num dos ícones do topo para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe a sua opinião no meu “FaceBook”. Caso saia de casa, seja cauteloso e seja solidário, use máscara, por favor. E fique com o abraço virtual do Sílvio Lancellotti! Obrigadíssimo!

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.