Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Entenda como vai se desenrolar a Liga dos Campeões de 2021/22

Na sua temporada de número 67, a antiga Copa dos Campeões, desde 1992 a Champions League, começa reformulada de modo a privilegiar os clubes mais fortes, os líderes dos seus oito grupos

Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti

Uma competição distinta, para uma Europa muitíssimo diferente. Nesta temporada de 2021/22, quando atinge a sua edição de número 67, a Champions League, ou Liga dos Campeões, abreviadamente ChL, em nada se parece com aquela da sua estréia, em 1955, quando se chamava Copa dos Campeões, a UEFA só ostentava 34 afiliadas e apenas 16 equipes, de fato as vencedoras de seus torneios certames nacionais, batalharam pela posse da sua taça de prata, de 74cm de altura e 11kg de peso, carinhosamente apelidada de “Orelhas Grandes”, ou de “Orelhuda”, por causa do formato peculiar das suas duas alças.

A "Orelhuda"
A "Orelhuda" A "Orelhuda"

Em 1992, com o estilhaçamento da União Soviética, das suas aliadas comunistas, mais o inevitável surgimento de outras nações no Velho Continente, além das obrigações comerciais cada vez mais alentadas, a entidade se obrigou a ampliar a competição, a absorver agremiações que não eram as ganhadoras dos certames, e inclusive a rebatizá-la, de mera Copa ao imponente Liga. À presente edição se inscreveram 80 representantes de 54 das 55 afiliadas da UEFA. Única exceção: Liechtenstein, cujos sete times participam dos torneios da Suíça. Detalhe: Ilhas Far Oer e Gibraltar, dependentes da Dinamarca e da Inglaterra, têm suas próprias federações e por isso dispõem de times entre os 80.

A bandeira da Champions
A bandeira da Champions A bandeira da Champions

Disposta a super-valorizar os líderes da etapa de grupos, a UEFA implantou uma mudança radical nos processos de qualificação. Dos 80 participantes, 26 permaneceram privilegiados enquanto os outros 54 se digladiam em sete etapas prévias, distribuídos de acordo com o seu ranking. Apenas seis se agregarão aos 26 para a conformação dos oito grupos de quatro. Como de praxe, os campeões e os vices prosseguirão aos mata-matas. Os oito terceiros, no entanto, não mais se integrarão, diretamente, aos grupos da “Europa League”. Necessitarão brigar por suas vagas em outras eliminatórias na chamada divisão de baixo.

Nesta semana e na subsequente, os 12 clubes remanescentes das etapas prévias se digladiarão pelas vagas nos grupos. Eis os seus confrontos e as suas datas:

Publicidade
O estádio do Scheriff da Moldávia
O estádio do Scheriff da Moldávia O estádio do Scheriff da Moldávia

Ida no dia 17 e volta, com mando invertido, dia 25:

RB Salzburg (Áustria) X Broendby (Dinamarca)

Publicidade

Scheriff Tiraspol (Moldávia) X GNK Dinamo (Croácia)

Monaco (França) X Shakhtar Donetsk (Ucrânia)

Publicidade
O estádio do Malmoe da Suécia
O estádio do Malmoe da Suécia O estádio do Malmoe da Suécia

Ida no dia 18 e volta, com mando invertido, dia 24:

Young Boys (Suíça) X Ferencváros (Hungria)

Malmoe (Suécia) X Ludogorets (Bulgária)

Benfica (Portugal) X PSV Eindhoven (Neerlândia)

Fundamental informação: não mais existe o critério do tento qualificado, aquele a que a UEFA recorria, desde 1965, nos casos de igualdade em pontos e em saldo de tentos. Tal critério foi abolido em reunião do recente dia 24 de Junho. De modo a solucionar esse tipo de situação, acontecerá a clássica prorrogação de 30’, ou 15 X 15, e numa eventual manutenção da igualdade, a loteria dos penais. Um sorteio, no dia 26, definirá os oito grupos de quatro times. Os mini-torneios respectivos, dois turnos completos, duelos de todos contra todos, se desenvolverão entre 14 de Setembro e 8 de Dezembro.

O Krestovsky de São Petersburgo
O Krestovsky de São Petersburgo O Krestovsky de São Petersburgo

Em 13 de Dezembro um novo sorteio determinará os emparceiramentos das oitavas de final, previstas para se estenderem de 15 de Fevereiro a 16 de Março de 2022. No mesmo bingo se desenharão quartas e semis, sem a preocupação de se evitarem, por exemplo, confrontos de equipes de um mesmo país. Quartas e semis acontecerão de 5 de Abril a 4 de Maio. E a decisão ocorrerá em 28 de Maio no Krestovsky de São Petersburgo, Rússia.

Champions League
Champions League Champions League

Gostou? Clique num dos ícones do topo para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe a sua opinião no meu “FaceBook”. Caso saia de casa, seja cauteloso e seja solidário, use máscara, por favor. E fique com o abraço virtual do Sílvio Lancellotti! Obrigadíssimo!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.