Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Silvio Lancellotti - Blogs

Entenda como vai se desenrolar a diminuída Liga Europa de 2021/22

Depois de celebrar o seu cinquentenário com 213 agremiações, a segunda competição mais importante da UEFA sofre um enxugamento radical e, agora, vai se limitar a apenas 58 equipes

Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti

A taça da Liga Europa
A taça da Liga Europa

Na temporada de 2020/21, o Velho Mundo desfrutou a 50ª edição da sua Europa League, a segunda competição mais importante que a UEFA administra. Não existisse a pandemia da Covid-19, com todas as suas complicações, seria uma edição celebrativa. Tanto que teve um tamanho absurdo, 213 clubes de todas as 55 afiliadas da UEFA, 359 jogos e 1.100 tentos. O vencedor da decisão: depois de 1 X 1 no tempo regulamentar, o Villarreal da Espanha, 11 X 10 no Manchester United, na loteria dos penais. E então acabou-se o que era doce. Para estruturar a Conference League, a partir de agora a terceira competição, a UEFA se obrigou a mutilar, radicalmente, a Europa League, reduzida a quase 1/4 do seu tamanho.

Villarreal, o detentor do troféu
Villarreal, o detentor do troféu

Nas raízes da sua História, além da Champions League, datada de 1955, a entidade também organizou a Copa dos Vencedores de Copas, oficializada em 1963. Em 1971, surgiu a Copa UEFA, que os anos ajudaram a fermentar, tanto que, em 1999, absorveu a Copa das Copas e, enfim, em 2009/2010, se transformou formalmente em Europa League. O projeto atual engloba um total de 58 clubes, 21 exclusivos da competição e mais 37 provenientes das pré-eliminatórias da Champions. A consequência dos cortes: ao invés dos seus 12 grupos de costume, cada qual com quatro clubes, a fase de chaves ostentará somente oito. E mais: apenas os líderes dos grupos seguirão, diretamente, às oitavas de final. Os seus vices, em desafios de ida e volta, se digladiarão com os terceiros das chaves da Champions.

Estrela Vermelha, de Belgrado, Sérvia
Estrela Vermelha, de Belgrado, Sérvia

De uma série de eliminatórias entre nove dos exclusivos, aqueles de menor ranking, mais outros 31 provenientes de várias pré-qualificações da Champions, sobraram os 20 clubes que agora batalharão em prélios programados para esta terça, dia 17, para a quarta, 18, e também para a quinta, 19 de Agosto, retorno no subseqüente 26. Os emparceiramentos:

Ida no dia 17, e volta, com mando invertido, dia 26:


Estrela Vermelha (Sérvia) X CFR Cluj (Romênia)

Ida no dia 18, e volta, com mando invertido, dia 26:


Celtic (Escócia) X AZ Alkmaar (Neerlândia)

Mura, da Eslovênia
Mura, da Eslovênia

Ida no dia 19, e volta, com mando invertido, dia 26:


Renders (Dinamarca) X Galatasaray (Turquia)

Rapid Viena (Áustria) X Zorya Luhansk (Ucrânia)

Fenercahce (Turquia) X HJK Helsinque (Finlândia)

Mura (Eslovênia) X Sturm Graz (Áustria)

Omonia (Chipre) X Royal Antuérpia (Bélgica)

Olympìacos (Grécia) X Slovan Bratislava (Eslováquia)

Rangers (Escócia) X Alashkert (Armênia)

Slavia Praga (Rep. Tcheca) X Legia Varsóvia (Polônia)

As arquibancadas do Leicester City, durante a pandemia da Covid-19
As arquibancadas do Leicester City, durante a pandemia da Covid-19

Aos dez que sobreviverem a essa epopéia e a outros dez repescados da Champions, então se acrescentarão os 12 clubes privilegiados dentre os 21 exclusivos: Betis e Real Sociedad da Espanha, Leicester City e West Ham da Inglaterra, Napoli e Lazio da Itália, Eintracht Frankfurt e Bayer Leverkusen da Alemanha, Olympique de Marselha e Lyon da França, Locomotiv Moscou da Rússia e Braga de Portugal. No dia 27 ocorrerá o sorteio dos oito grupos, todos contra todos, pontos corridos, de 16 de Setembro até 9 de Dezembro.

O Sánchez-Pizjuán, palco da decisão da Liga Europa
O Sánchez-Pizjuán, palco da decisão da Liga Europa

Em 17 e 24 de Fevereiro de 2022, em mata-matas de ida e volta, os oito vices dos grupos se defrontarão com os oito terceiros colocados nas chaves da Champions. Em 10 e 17 de Março os ganhadores e os líderes dos grupos mergulharão nos derradeiros mata-matas. As quartas de final se realizarão em 7 e 14 de Abril. As semis, em 28 de Abril e 5 de Maio. Importante: não mais existe o critério do gol qualificado, aquele a que a UEFA recorria, desde 1965, nos casos de igualdade em pontos e em saldo. Tal critério foi abolido em reunião do recente 24 de Junho. De maneira a solucionar esse tipo de situação, acontecerá a clássica prorrogação de 30’ e, no caso de a igualdade se manter, a loteria dos penais. A decisão terá como palco o Ramón Sánchez-Pizjuán de Sevilha, na Espanha, em 5 de Maio.

Europa League
Europa League

Gostou? Clique num dos ícones do topo para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe a sua opinião no meu “FaceBook”. Caso saia de casa, seja cauteloso e seja solidário, use máscara, por favor. E fique com o abraço virtual do Sílvio Lancellotti! Obrigadíssimo!

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.