Entenda como vai se desenrolar a diminuída Liga Europa de 2021/22
Depois de celebrar o seu cinquentenário com 213 agremiações, a segunda competição mais importante da UEFA sofre um enxugamento radical e, agora, vai se limitar a apenas 58 equipes
Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti
Na temporada de 2020/21, o Velho Mundo desfrutou a 50ª edição da sua Europa League, a segunda competição mais importante que a UEFA administra. Não existisse a pandemia da Covid-19, com todas as suas complicações, seria uma edição celebrativa. Tanto que teve um tamanho absurdo, 213 clubes de todas as 55 afiliadas da UEFA, 359 jogos e 1.100 tentos. O vencedor da decisão: depois de 1 X 1 no tempo regulamentar, o Villarreal da Espanha, 11 X 10 no Manchester United, na loteria dos penais. E então acabou-se o que era doce. Para estruturar a Conference League, a partir de agora a terceira competição, a UEFA se obrigou a mutilar, radicalmente, a Europa League, reduzida a quase 1/4 do seu tamanho.
Nas raízes da sua História, além da Champions League, datada de 1955, a entidade também organizou a Copa dos Vencedores de Copas, oficializada em 1963. Em 1971, surgiu a Copa UEFA, que os anos ajudaram a fermentar, tanto que, em 1999, absorveu a Copa das Copas e, enfim, em 2009/2010, se transformou formalmente em Europa League. O projeto atual engloba um total de 58 clubes, 21 exclusivos da competição e mais 37 provenientes das pré-eliminatórias da Champions. A consequência dos cortes: ao invés dos seus 12 grupos de costume, cada qual com quatro clubes, a fase de chaves ostentará somente oito. E mais: apenas os líderes dos grupos seguirão, diretamente, às oitavas de final. Os seus vices, em desafios de ida e volta, se digladiarão com os terceiros das chaves da Champions.
De uma série de eliminatórias entre nove dos exclusivos, aqueles de menor ranking, mais outros 31 provenientes de várias pré-qualificações da Champions, sobraram os 20 clubes que agora batalharão em prélios programados para esta terça, dia 17, para a quarta, 18, e também para a quinta, 19 de Agosto, retorno no subseqüente 26. Os emparceiramentos:
Ida no dia 17, e volta, com mando invertido, dia 26:
Estrela Vermelha (Sérvia) X CFR Cluj (Romênia)
Ida no dia 18, e volta, com mando invertido, dia 26:
Celtic (Escócia) X AZ Alkmaar (Neerlândia)
Ida no dia 19, e volta, com mando invertido, dia 26:
Renders (Dinamarca) X Galatasaray (Turquia)
Rapid Viena (Áustria) X Zorya Luhansk (Ucrânia)
Fenercahce (Turquia) X HJK Helsinque (Finlândia)
Mura (Eslovênia) X Sturm Graz (Áustria)
Omonia (Chipre) X Royal Antuérpia (Bélgica)
Olympìacos (Grécia) X Slovan Bratislava (Eslováquia)
Rangers (Escócia) X Alashkert (Armênia)
Slavia Praga (Rep. Tcheca) X Legia Varsóvia (Polônia)
Aos dez que sobreviverem a essa epopéia e a outros dez repescados da Champions, então se acrescentarão os 12 clubes privilegiados dentre os 21 exclusivos: Betis e Real Sociedad da Espanha, Leicester City e West Ham da Inglaterra, Napoli e Lazio da Itália, Eintracht Frankfurt e Bayer Leverkusen da Alemanha, Olympique de Marselha e Lyon da França, Locomotiv Moscou da Rússia e Braga de Portugal. No dia 27 ocorrerá o sorteio dos oito grupos, todos contra todos, pontos corridos, de 16 de Setembro até 9 de Dezembro.
Em 17 e 24 de Fevereiro de 2022, em mata-matas de ida e volta, os oito vices dos grupos se defrontarão com os oito terceiros colocados nas chaves da Champions. Em 10 e 17 de Março os ganhadores e os líderes dos grupos mergulharão nos derradeiros mata-matas. As quartas de final se realizarão em 7 e 14 de Abril. As semis, em 28 de Abril e 5 de Maio. Importante: não mais existe o critério do gol qualificado, aquele a que a UEFA recorria, desde 1965, nos casos de igualdade em pontos e em saldo. Tal critério foi abolido em reunião do recente 24 de Junho. De maneira a solucionar esse tipo de situação, acontecerá a clássica prorrogação de 30’ e, no caso de a igualdade se manter, a loteria dos penais. A decisão terá como palco o Ramón Sánchez-Pizjuán de Sevilha, na Espanha, em 5 de Maio.
Gostou? Clique num dos ícones do topo para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe a sua opinião no meu “FaceBook”. Caso saia de casa, seja cauteloso e seja solidário, use máscara, por favor. E fique com o abraço virtual do Sílvio Lancellotti! Obrigadíssimo!
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.