Enquanto isso, na Champions da Europa, o Futebol volta aos palcos
Realizado, nesta quinta-feira, dia 26 de Agosto, o sorteio da mais importante competição interclubes do planeta. Com 32 times, oito grupos, Bayern com Barcelona, Chelsea com Juventus etcetera...
Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti

Enfim, depois de 93 matas-matas em que se realizaram 245 tentos, a média razoável de 2,63, se encerraram na quarta-feira, dia 25 de Agosto, as eliminatórias da Liga dos Campeões, a Champions da Europa, temporada de 2021/22. Uma competição, convenhamos, absurda, que envolveu 54 clubes para que restassem somente seis. Na sua edição 67 desde que a UEFA, a administradora do Futebol no Velho Continente, a inventou em 1950 como a Copa dos Campeões, na 30ª desde a sua ampliação e o seu novo nome, esta ChL aceitou inscrições de 80 times de 54 das suas 55 afiliadas. Exceto Liechtenstein, cujos sete times participam dos torneios da Suíça. Dos 80, se preservaram os 26 de ranking superior, privilegiados, enquanto os outros 54 se digladiavam pelas seis vagas.

Eis como transcorreram os últimos mata-matas:
RB Salzburg (Áus) X Broendby (Din) 2 X 1e 2 X 1
Scheriff Tiraspol (Mol) X Dinamo (Cro) 3 X 0 e 0 X 0
Monaco (Fra) X Shakhtar Donetsk (Ucr) 0 X 1 e 2 X 2
Young Boys (Sui) X Ferencváros (Hun) 3 X 2 e 3 X 2
Malmoe (Sue) X Ludogorets (Bul) 2 X 0 e 1 X 2
Benfica (Por) X PSV Eindhoven (Nee) 2 X 1 e 0 X 0

Nesta quinta-feira, 26 de Agosto, em Istambul, Turquia, a UEFA providenciou o sorteio das oito chaves que, de 14 de Setembro até 8 de Dezembro, cada qual com quatro agremiações, em pontos corridos, jogos de ida e retorno, representarão o verdadeiro coração de uma ChL. Foi um sorteio dirigido, claro, as 32 equipes distribuídas, oito a oito, em quatro potes. No primeiro ficaram o detentor do troféu (Chelsea), o ganhador da Liga Europa (Villarreal), e os vencedores dos certames das seis nações de ranking melhor: Bayern, Manchester City, Atletico Madrid, Inter Milan, Sporting Lisboa e Lille. Do segundo até o quarto se distribuíram os outros 24, sempre via ranking. O sorteio não permitiu que clubes de um mesmo país se acomodassem em um mesmo grupo. Eis as oito chaves:

GRUPO A
Manchester City, PSG, Leipzig, Brugge
GRUPO B
Atlético de Madrid, Liverpool, Porto, Milan
GRUPO C
Sporting Lisboa, Borussia Dortmund, Ajax, Besiktas
GRUPO D
Internazionale, Real Madrid, Shakhtar Donetsk, Sheriff
GRUPO E
Bayern, Barcelona, Benfica, Dynamo Kiev
GRUPO F
Villarreal, Manchester United, Atalanta, Young Boys
GRUPO G
Lille, Sevilla, RB Salzburg, Wolfsburg
GRUPO H
Chelsea, Juventus, Zenit, Malmoe

Como de praxe, os campeões e os vices prosseguirão aos mata-matas das oitavas de final. Os oito terceiros, porém, não mais se integrarão aos grupos da Europa League. Ainda necessitarão batalhar pelas suas vagas em uma das eliminatórias na divisão de baixo.
Gostou? Clique num dos ícones do topo para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe a sua opinião no meu “FaceBook”. Caso saia de casa, seja cauteloso e seja solidário, use máscara, por favor. E fique com o abraço virtual do Sílvio Lancellotti! Obrigadíssimo!