Em três jogaços, a Holanda, a Áustria e a Inglaterra vencem
Na Eurocopa, triunfos sobre Ucrânia, Macedônia do Norte e Croácia, cotejos com a presença de um público muito bom. E a excelente notícia da recuperação do dinamarquês Ericksen.
Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti

Mais três partidas, todas muito disputadas, enriqueceram este domingo, o dia 13 de Junho de 2021, pela Euro2020, a edição 60 da alentada, ambicionada competição de seleções do Velho Continente. Tais pugnas ainda valem pela primeira rodada da etapa de chaves de uma Copa originalmente determinada para o dia 20 de Julho do ano passado e adiada, então, pela gravidade da Covid-19. Daí o direito de a Euro preservar o 2020 no seu nome.

No Grupo C, os “Unsere Burschen”, os “Meus Rapazes” da Áustria, suplantaram os “Lynxes”, ou os “Linces” da Macedônia do Norte, por 3 X 1, e a “Uurwerk Oranje, a “Laranja Mecânica” da Neerlândia, ex-Holanda, bateu os “Synio-Zhovti”, os “Azuis-Amarelos” da Ucrânia, por 3 X 2. No prélio inicial do Grupo D, os “Three Lions”, ou “Três Leões” da Inglaterra, derrotaram a “Vatreni”, ou a “Audaciosa” da Croácia, por 1 X 0. Todos combates nos quais, obviamente, se respeitaram os meticulosos protocolos de proteção anti-pandemia, com boas platéias nos três. Eis as suas fichas técnicas e as respectivas sínteses do transcorrer das porfias.

Grupo C – Sedes: Neerlândia e Romênia
AÚSTRIA, NEERLÂNDIA, MACEDÔNIA DO NORTE, UCRÂNIA
Classificação:
ÁUS – 3 pts = 1jog = 1v/0e/0d – 3gp X 1gc
NEE – 3 pts = 1jog = 1v/0e/0d – 3gp X 2gc
UCR – 0 pts = 1jog = 0v/0e/1d – 2gp X 3gc
MAC – 0 pts = 1jog = 0v/0e/1d – 1gp X 3gc

ÀUSTRIA 3 X 1 MACEDÔNIA DO NORTE
Bucareste, Romênia, Arena Nationalà
Público: 9.062 presentes/13.908 ingressos à venda
Árbitro: Andreas Ekberg (Suécia)
Gols: Lainer, Gregoritsch, Arnautovic X Pandev
Logo depois do zagueiro Stefan Lainer anotar um golaço aos 18’, um vôleio acrobático, desfrute de um alçamento de Sabitzer, o veterano Goran Padev, 38 anos de idade no próximo 27 de Julho, duas décadas completas no elenco dos “Linces” da Macedônia do Norte, igualou num lance de oportunismo. Os “Unsere Burschen”, os “Rapazes” da Áustria sofreram bastante até que, aos 78’, num estranho fardamento de camisas negras e calções verde-azulados, obtivessem o alívio, o cruzamento de Alaba para o desvio do recém-entrado Gregor Gregoritsch, que se antecipou à saída do arqueiro Dimitrievski. Enfim, aos 89’, também um substituto, Marko Arnautovic realizou 3 X 1 e deixou a equipe da Terra das Valsas, que nem bem cotada se demonstrava, em uma ótima posição na tabela.

NEERLÃNDIA 3 X 2 UCRÂNIA
Amsterdam, Neerlândia, Johan Cruijff
Público: 15.837 presentes/24.495 ingressos à venda
Árbitro: Felix Brych (Alemanha)
Gols: Wynaldum, Weghorst, Dumfries X Yarmolenko, Yaremchuk
Compelida pela Rússia a retirar, das suas camisas, um contorno do seu mapa geográfico que exibia a península da Criméia, tomada pelas tropas do governo de Vladimir Putin, a equipe da Ucrânia resistiu quase patrioticamente ao domínio da Neerlândia – que, no fim das contas, não tem nada a ver com o conflito. Sucumbiria, porém, aos 52’, a um petardo de Wynaldum, de canhota, na entrada da área. Daí, logo aos 59’, numa falha da sua retaguarda, cedeu os 0 X 2 a Weghorst. Matviyenko pediu que Felix Brych apontasse uma infração no lance. O VAR, porém, constatou que não acontecera absolutamente nada.

Os “Synio-Zhovti”, de todo modo, não desistiram. Muito aos contário, estimulados pela vibração do seu treinador, o grande Andriy Shevchnko, um antigo avante do Milan, correram atrás do placar. Aos 75’, Yarmolenko desferiu um foguete de canhota no ângulo de Stekelenburg, 1 X 2. Aos 79, na cobrança de uma falta, Malinovskyi levantou na testa de Yaremchuk, 2 X 2. Outra falha de retaguarda, no entanto, sacrificaria os “Azuis-Amarelos”. E, aos 85’, Nathan Aké cruzou, convencionalmente, a bequeira dos adversários subiu mal e não cortou, Dumfries testou e o arqueiro Buschan ficou com penas de frango nas mãos. Será espetacular a decisão da liderança entre Áustria e Holanda, dia 17, no Johan Cruijff.

Grupo D – Sedes: Escócia e Inglaterra
CROÁCIA, ESCÓCIA, INGLATERRA, REPÚBLICA TCHECA
Classificação:
ING – 3 pts = 1jog = 1v/0e/0d – 1gp X 0gc
ESC – 0 pts = 0jog = 0v/0e/0d – 0gp X 0gc
TCH – 0 pts = 0jog = 0v/0e/0d – 0gp X 0gc
CRO – 0 pts = 1jog = 0v/0e/1d – 0gp X 1gc

INGLATERRA 1 X 0 CROÁCIA
Londres, Inglaterra, Wembley Stadium
Público: 18.497 presentes/21.750 ingressos à venda
Árbitro: Daniele Orsato (Itália)
Gols: Sterling
Muitos tentos desperdiçados à frente da meta de Jordan Pickford enquanto os seus atacantes superlotavam de perigos o arco de Dominick Livakovic. E apenas o gol de Rahem Sterling, aos 57’, num lindo voleio depois de um cruzamento do armador Kalvin Phillips. Não satisfez a estréia do time dos “Três Leões”, a sua cidade de Londres já definida para hospedar a decisão desta Euro2020. E nem adiantou a ousadia do treinador Gareth Southgate, que aos 82 substituiu o capitão e artilheiro Harry Kane pelo mais jovem jogador a disputar a competição, Jude Bellingham, transformado numa nota antológica aos 17 anos e 349 dias. De todo modo, a Inglaterra sobrepujou a “Vatreni” na peleja e na história, agora 3 X 2 nas vitórias em cinco porfias. E assumiu, até esta segunda-feira, 14, a liderança do Grupo, à espera da estréia da rival Escócia. Confronto direto marcado para o dia 18.
Dia 14
ESCÓCIA X REPÚBLICA TCHECA
Glasgow, Escócia, Hampdem Park
Árbitro: Daniel Siebert (Alemanha)
Outros jogos que restam, na Rodada 1:

Grupo E – Sedes: Espanha e Rússia
ESLOVÁQUIA, ESPANHA, POLÔNIA, SUÉCIA
Dia 14
POLÔNIA X ESLOVÁQUIA
São Petersburgo, Rússia, Krestovsky Stadium
Árbitro: Ovidiu Hategan (Romênia)
ESPANHA X SUÉCIA
Sevilha, Espanha, Estadio La Cartuja
Árbitro: Slavko Vincic (Eslovênia)

Grupo F – Sedes: Alemanha e Hungria
ALEMANHA, FRANÇA, HUNGRIA, PORTUGAL
Dia 15
HUNGRIA X PORTUGAL
Budapeste, Hungria, Puskàs Arena
ALEMANHA X FRANÇA
Munique, Alemanha, Allianz Arena
Os jogos que já aconteceram na Rodada 1

Grupo A – Sedes: Azerbaidjão e Itália
GALES, ITÁLIA, SUÍÇA, TURQUIA
Classificação:
ITÁ – 3 pts = 1jog = 1v/0e/0d – 3gp X 0gc
GAL – 1 pts = 1jog = 0v/1e/0d – 1gp X 1gc
SUÍ – 1 pts = 1jog = 0v/1e/0d – 1gp X 1gc
TUR – 0 pts = 1jog = 0v/0e/1d – 0gp X 3gc
No dia 11
ITÁLIA 3 X 0 TURQUIA
Roma, Itália, Stadio Olìmpico
Público: 12.908 presentes/15.948 ingressos à venda
Árbitro: Danny Makkelie (Neerlândia)
Gols: Demiral/con, Immobile, Insigne
Dia 12
GALES 1 X 1 SUÍÇA
Baku, Azerbaijdão, Olympic Stadium
Público: 8.782 presentes/34.935 ingressos à venda
Árbitro: Clément Turpin (França)

Grupo B – Sedes: Dinamarca e Rússia
BÉLGICA, DINAMARCA, FINLÂNDIA, RÚSSIA
Classificação:
BEL – 3pts = 1jog = 1v/0e/0d – 3gp X 0gc
FIN – 3pts = 1 jog = 1v/0e/0d – 1gp X 0gc
DIN – 0pts = 1jog = 0v/0e/1d – 0gp X 1gc
RUS – 0pts = 1jog = 0v/0e/1d – 0gp X 3gc
DINAMARCA 0 X 1 FINLÂNDIA
Copenhague, Dinamarca, Parken Stadium
Público: 15.200presentes/16.000 ingressos à venda
Árbitro: Anthony Taylor (Inglaterra)
Gol: John Pohjanpalo
RÚSSIA 0 X 3 BÉLGICA
São Petersburgo, Rússia, Krestovsky Stadium
Público: 26.264 presentes/32.234 ingressos à venda
Árbitro: Antonio Mateu Lahoz (Espanha)
Gols: Lukaku/2, Meunier

O regulamento permite que, nos grupos, as seleções das onze cidades escolhidas como sedes atuem, pelo menos, duas vezes nos seus domínios. A Itália, a Neerlândia e a Espanha caíram em chaves em que não há representantes de outras sedes. Assim, mesmo sem a eventual presença de torcedores, levam a vantagem de mandar três cotejos. No caso do Grupo B, em que a Dinamarca e a Rússia são anfitriãs, caberá aos daneses, pelo ranking, abrigar o seu desafio contra os ex-soviéticos. No Grupo D, a Inglaterra receberá o combate com a Escócia. E, no Grupo F, será a Alemanha a hospedeira da partida diante da Hungria.

Definidas, nos grupos, as campeãs e as vices, também se resgatarão as quatro melhores terceiras colocadas. E daí as 16 remanescentes se digladiarão, de 26 a 29 de Junho, nos emparceiramentos das oitavas-de-final, que viajarão por Londres, Dublin, Glasgow, Amsterdam, Copenhague, Bilbao, Budapeste e Bucareste. As quartas-de-final, 2 e 3 de Julho, ocorrerão em Roma, Munique, São Petersburgo e Baku. Daí, nos dias 6, 7 e 11 haverá as semis e a briga pelo título no magnífico templo de Wembley, Londres, Inglaterra.

PS: Sobre Christian Ericksen, o astro da Dinamarca que, no jogo do sábado, o dia 13, chegou a sofrer uma parada cardíaca e necessitou dos choques de um desfibilidador, por volta das 23h, do hospital em que está internado ele enviou, em Italiano. Uma mensagem ao grupo de Whats App da sua equipe, a Inter de Milão: “Sto bene”. Claro, "Estou bem". Bravo!
Caso deseje, clique num dos ícones do topo para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe a sua opinião sobre este meu texto no meu “FaceBook”. Caso saia de casa, seja cauteloso e seja solidário, use máscara, por favor. E fique com o meu abraço virtual! Obrigadíssimo!