Silvio Lancellotti E o "Calcio" não sossega. Nesta semana, as oitavas da Copa Itália.

E o "Calcio" não sossega. Nesta semana, as oitavas da Copa Itália.

Com uma temporada comprimida pela pandemia, jogos em cima de jogos, as equipes da Velha Bota praticamente não descansam. Nesta terça, por exemplo, de novo se enfrentam Milan X Torino.

Milan X Torino, pelo Campeonato no sábado, pela Copa Itália na terça-feira

Milan X Torino, pelo Campeonato no sábado, pela Copa Itália na terça-feira

@Serie A Calcio

Começam nesta terça-feira, 12 de Janeiro, os mata-matas da fase de oitavas de final da Copa Itália de 2020/2021. E principiam, curiosa coincidência, com uma reprise quase instantânea. No Stadio di San Siro da Lombardia, vão se digladiar os mesmos Milan X Torino que se enfrentaram sábado, dia 9, pelo “Nazionale”, triunfo do “Diavolo” por 2 X 0.

Por causa da pandemia Covid-19 e da inexorável compactação de datas, as oitavas acontecem em pugna única, mandante definido por sorteio, exceto no caso de equipe da Série A contra um clube de alguma divisão inferior nos certames de 2019/2020.

A Juventus de 2005, no total 13 títulos da Copa Itália

A Juventus de 2005, no total 13 títulos da Copa Itália

juventus.com

Idealizada em 1922, segunda competição em importância no “Calcio”, a Copa Itália sobreviveu a muitos percalços na sua existência, conseguiu a sua consolidação em 1958 e agora alcança a edição de número 74. Tradicionalmente abriga equipes da Série A até a Série D. No caso atual, as 20 da A, as 20 da B, 29 da C e 9 da D, um total de 78. As suas atividades, desta vez, sempre em mata-matas de uma só partida, se iniciaram em 22 de Setembro. Desde então houve quatro etapas eliminatórias e 69 pelejas, 180 tentos anotados, média de 2,90. Das 20 equipes da A, 12 apenas entraram em ação na terceira fase. As outras, as melhores, logicamente privilegiadas, puderam aguardar as oitavas.

O Napoli, campeão de 2019/2020

O Napoli, campeão de 2019/2020

SSCNapoli

Como no “Nazionale”, a Juventus de Turim domina o rol dos ganhadores com 13 títulos. A Roma já acumulou 9. A Inter e a Lazio têm 7. A Fiorentina e o Napoli, 6. Aliás, o “Burro” da Terra da Pizza é o detentor do troféu. O Milan e o Torino, que se defrontam na abertura das oitavas, têm 5 taças cada qual. Ainda não se programaram as datas das  quartas e das semis. Importante: só as semis ocorrerão em ida e volta. Já se sabe, porém, que o San Siro hospedará a decisão, de novo em porfia única, no dia 19 de Maio.

Além de Milan X Torino, eis todos os jogos das oitavas da Copa Itália: quarta, 13, Fiorentina X Inter, Napoli X Empoli e Juventus X Genoa; no dia 14, quinta, Sassuolo X SPAL e Atalanta X Cagliari. Na outra semana, dia 19, Roma X Spezia; dia 21, Lazio X Parma.


Gostou? Clique num dos ícones para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe a sua opinião sobre este meu texto no meu “FaceBook”. Caso saia de casa, use máscara. E fique com o meu abração virtual! Obrigadíssimo!

Últimas