E o Calcio enfim vai redespertar, depois de um sono de 110 dias

Nesta sexta-feira, dia 12, e no sábado, 13, recomeça a fase semifinal da Copa Itália, com os jogos de volta, Juventus X Milan e Napoli X Internazionale

A taça da  Copa Itália

A taça da Copa Itália

FIGC

Absolutamente desativada desde 23 de Fevereiro, enfim, depois de 110 dias de abstinência, nesta sexta-feira, 12 de Junho, a bola volta a rolar, de modo oficial, em gramados da Velha Bota. Volta, no entanto, e por enquanto, apenas com a segunda competição profissional da nação, a Copa Itália. 

O Allianz Stadium da Juve, sem público

O Allianz Stadium da Juve, sem público

juventus.com

De todo modo, mesmo sem qualquer público nos seus estádios, esta edição da Copa, a de número 73 na história do Calcio, promete um interessante resgate de espetáculo e de emoções. Na sua fase semifinal, ostentará, sexta, no Allianz Stadium de Turim, a partida Juventus X Milan. E, no sábado, 13, no San Paolo, Napoli X Internazionale. O campeonato nacional vai recomeçar na tarde/noite de 20, o sábado posterior. Ufa, quem diria, "meno male"...

Como foram as quartas-de-final

Como foram as quartas-de-final

Reprodução FIGC

A presente Copa Itália se iniciou, no já bem longínquo 3 de Agosto de 2019, com os 20 clubes da Série A, os 20 da Série B, mais 29 da Série C e 9 da Série D. Apresentou quatro fases qualificatórias, avançou pelas oitavas e pelas quartas-de-final, e então a pandemia Covid-19 a interrompeu na jornada de ida da semi, respectivamente nos dias 12 e 13 de Fevereiro, com os jogos do San Siro entre Milan 1 X 1 Juventus e Internazionale 0 X 1 Napoli. 

Napoli, a vibração pelo sucesso na tida contra a Inter

Napoli, a vibração pelo sucesso na tida contra a Inter

@SSCNapoli

Juve e Napoli prosseguirão na disputa se preservarem no zero o resultado dos seus cotejos. Em condições normais, graças aos fatores campo & torcida, seriam os favoritos integrais ao desembarque na decisão, programada para a quarta-feira, 17. Entretanto, sem pressão, sem o calor e sem a intensidade da vibração dos “tifosi”, essa aparente vantagem quase desaparece.

A festa da Lazio, a campeã em 2019

A festa da Lazio, a campeã em 2019

@SSLazio

Por se tratar de uma competição de cotejos eliminatórios, ao estilo mata-mata, com prélios de “andata” e “ritorno” exclusivamente nesta etapa, apesar das suas 78 equipes a Copa Itália só teve 76 jogos até agora, 252 gols anotados, a boa média de 3,32. Antes das semis, a Juventus bateu a Udinese (4 X 0) e a Roma (3 X 1). O Milan sobrepujou a SPAL (3 X 0) e o Torino (4 X 2). O Napoli ultrapassou o Perugia (2 X 0) e a Lazio (1 X 0). A Internazionale bateu o Cagliari (4 X 1) e a Fiorentina (2 X 1). A promoção quase sem sustos.

O "Scudetto" do campeonato e a "Cocarda" da Copa Itália

O "Scudetto" do campeonato e a "Cocarda" da Copa Itália

Reprodução

Precocemente fora, a Lazio detinha a posse da taça, a sua sétima conquista da Copa. A Juventus, porém, é a maior ganhadora, 13 títulos, inclusive o tetra de 2015 a 2018. A Roma subiu ao topo do pódio em nove oportunidades. O Milan e o Napoli somam cinco lauréis. A Inter acumulou 7. Além de levantar o troféu, o time que abiscoita a Copa merece o direito de bordar no seu fardamento um dístico, a sua tradicionalíssima “Cocarda”, uma auréola circular com o “tricolore” rubro-branco-verde da Itália.

Gostou? Clique em “Compartilhar”, em “Twittar”, ou deixe a sua opinião em “Comentários”. Obrigado. Fique em casa, que eu fico a dever um abração!