Silvio Lancellotti "E la nave va"... Continua, ao seu estilo, o Campeonato Italiano

"E la nave va"... Continua, ao seu estilo, o Campeonato Italiano

Ainda comprimido entre as rodadas da fase de chaves da "Champions" e da Liga Europa, mostrou, neste sábado, vitórias da Lazio, da Juve e da Inter

Lukaku, o furacão belga no ataque da Internazionale

Lukaku, o furacão belga no ataque da Internazionale

@Inter

E continua a saga do “Calcio” comprimido entre as grandes competições interclubes do Futebol da Europa. Depois de padecerem em 72 horas de UEFA, de Liga dos Campeões, de Liga Europa, e antes de se envolverem em outras 72 nas rodadas derradeiras das etapas de chaves do continente, as sete principais agremiações da Itália, ao invés de descansarem no interregno de fim-de-semana, se obrigaram a uma nova série de combates, dentro de casa.

Detalhe do gol de Cristiano Ronaldo contra o Dynamo, 3 X 0

Detalhe do gol de Cristiano Ronaldo contra o Dynamo, 3 X 0

juventus.com

Com quatro times na “Champions”, foram dois triunfos e duas igualdades: Juventus 3 X 0 Dynamo, Atalanta 1 X 1 Midtjylland, Borussia M’gladbach 2 X 3 Internazionale, Borussia Dortmund 1 X 1 Lazio. E, na LE, duas vitórias e um empate: Roma 3 X 1 Young Boys, AZ Alkmaar 1 X 1 Napoli, Milan 4 X 2 Celtic. A “Velha Senhora” de Turim, a “Loba” da capital e o “Diavolo” de Milão garantiram as suas promoções às oitavas e às 16 de final. Maravilha. Só que, já neste sábado, inexoravelmente adveio a 10ª rodada do “Nazionale”.

Celebração da Roma, líder do seu grupo na Liga Europa

Celebração da Roma, líder do seu grupo na Liga Europa

@ASRoma

De fato, além das impiedades incontáveis que causou, a Covid-19 ainda compactou cruelmente as competições do Ludopédio do Velho Continente. Assim que se desvencilharem da rodada de partidas deste dia 5 até o dia 7 de Dezembro, os sete do “Calcio” imediatamente cairão nas decisões de ambas as ligas, com prélios do dia 8 até o dia 10. No fim-de-semana subseqüente, do dia 11 ao dia 13, se desenrolará a 11ª “giornata” do Italiano. Então, enfim, no dia 14, ocorrerão os emparceiramentos, por sorteio, dos 16 da “Champions” e dos 32 da Liga Europa, e a Bota aquecerá os motores para a 12ª, de 15 até 17.

Triunfo da "Águia", em La Spezia

Triunfo da "Águia", em La Spezia

@Serie A Calcio

Pelo Italiano, neste sábado, 5, estiveram em ação três das sete equipes que se digladiam também na Europa. A Lazio bateu o Spezia 2 (Immobile, Milinkovic-Savic) X 1 (Nzola). No “Derby” da capital do Piemonte a Juventus recebeu o Torino 2 X 1. E, em Milão, a Inter hospedou o Bologna 3 (Lukaku, Hakimi/2 ) X 1 (Vignato). Tudo lógico, embora a “Zebra” tenha sofrido para se safar do “Toro”. Saiu atrás, Nikoulou aos 9’. Só reagiu, graças a McKennie, aos 77’. Daí, literalmente abocanhou o seu sucesso aos 89, num lance típico, o cruzamento de Cuadrado e a testada seca de Bonucci. Cada vez mais sólida no certame a Inter, no aguardo de um “miracolo” na LC. Mas, quem tem Romelu Lukaku, um verdadeiro furacão no miolo de uma ofensiva, sempre pode fantasiar.

Triunfo da "Zebra" no clássico de Turim

Triunfo da "Zebra" no clássico de Turim

@Serie A Calcio

Tranquila com a sua vaga no Grupo G da LC, a Juventus ainda sonha com a possibilidade de arrebatar a posição de líder e, consequentemente, de “testa-di-sèrie”. Precisará, no entanto, dia 8, sapecar uma vantagem de três tentos no Barcelona em pleno Camp Nou. Do Grupo F, na mesma data, à Lazio, em seu Olímpico, bastará um mero empate com o Brugge para se consolidar, no mínimo, na segunda colocação. Feliz com a seu performance no “Nazionale”, a Inter se expõe a missão muito mais intrincada na LC. Rabeira no Grupo G, meros 5 pontos, como mandante, no dia 9, necessitará bater o Shakhtar Donetsk (7) e esperar que o Borussia M’gladbach (8) vença o Real Madrid (7).

Atalanta X Midtjylland

Atalanta X Midtjylland

@Atalanta_BC

Quarta das equipes da Bota na “Champions”, a Atalanta, 14pontos e o oitavo lugar no Italiano, no domingo, o dia 6, pega em viagem a Udinese (10/13). Foi péssimo o seu resultado de 1 X 1 contra os estreantes da Dinamarca. E, por isso, Gian Piero Gasperini, o seu treinador, poupará diversos dos seus titulares em Ùdine. No Grupo D da LC, com 8 pontos, apenas continuará na Copa caso arranque, na Neerlândia, ao Ajax, um improvável empate. Ironia: provêm da Lombardia os dois clubes da Bota com menos condições de sobrevivência.

Mesmo em treinos, a homenagem ao "Pibe de Oro"

Mesmo em treinos, a homenagem ao "Pibe de Oro"

@Serie A Calcio

Em compensação, dois terços dos integrantes dessa tropa peninsular em atividade na Liga Europa já visaram seus passaportes, a Roma e o Milan. Com 17 pontos e o sexto lugar no “Nazionale”, a “Loba”, completa, hospeda um rival perigosíssimo, o Sassuolo (18/3). Com certeza não se preocupa em nada com o Young Boys, seu adversário no Grupo A da LE. Líder destacado no “Calcio”, com 23 pontos em 27, o Milan visita a Sampdoria (11/11), sem o seu lesionado artilheiro Ibrahimovic, um incrível desempenho, 10 gols em 6 pugnas.

Ibrahimovic, o artilheiro lesionado

Ibrahimovic, o artilheiro lesionado

AC Milan

No Grupo H da LE, com 10 pontos, para se privilegiar no sorteio, como “testa-di-sèrie”, o Milan terá que vencer em viagem o Sparta Praha e torcer para o Lille, 11 e também fora, empacar diante do Celtic. O Napoli (17/5), irregular na “stagione” toda, vai até Crotone, cidade do lanterninha, apenas 2 pontos. Um bom treinamento para a sua partida essencial na LE, no agora Stadio Diego Maradona, diante do Real Sociedad. No seu Grupo F, o “Burro” da Terra da Pizza é o primeiro com 10 pontos e os ibéricos de San Sebastián têm 8.


Os jogos do sábado:
Spezia (10 pontos/15º lugar) 1 X 2 Lazio (17/7)
Juventus (20/3) 2 X 1 Torino (6/18)
Internazionale (21/2) 3 X 1 Bologna (12/10)

Os jogos do domingo:
Verona (15/8) X Cagliari (11/12)
Parma (9/16) X Benevento (10/14)
Roma (17/6) X Sassuolo (18/4)
Udinese (10/13) X Atalanta (14/9)
Crotone (2/20) X Napoli (17/5)
Sampdoria (11/11) X Milan (23/1)

Na segunda-feira, dia 7:
Fiorentina (8/17) X Genoa (5/19)


Gostou? Clique num dos ícones para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe a sua opinião sobre este meu texto no meu “FaceBook”. Caso saia de casa, use máscara. E fique com o meu abração virtual! Obrigadíssimo!

Últimas