Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Silvio Lancellotti - Blogs

Desfrute uma síntese final deste Campeonato Brasileiro de 2018

Além do Palmeiras ganhador, os clubes que vão à Libertadores, os que vão à Sul-Americana, os que ficarão no vazio, os rebaixados e os promovidos

Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti

Palmeiras
Palmeiras

Já estavam escolhidos com antecedência, neste Brasileiro de 2018, o vencedor, os classificados à Libertadores de América e dois dos quatro rebaixados à Série B. De todo modo, depois de quase sete meses e duas semanas, mais um intervalo durante a Copa da Rússia, a rodada derradeira do certame, neste domingo, 2 de Dezembro, ainda apresentou significativas definições.

Felipão
Felipão

CAMPEÃO

Palmeiras

Depois de perder o título do Paulista num duelo polêmico com o Corinthians, que só terminou na disputa de penais, depois de penar até a contratação de Luiz Felipe Scolari, o Felipão, na jornada 17 o “Verdão” se limitava aos 27 pontos ganhos e meramente ocupava a 6ª colocação, atrás do São Paulo, o líder com 35, e do Flamengo, vice com 34. Ao suplantar o já rebaixado Vitória por 3 X 2, subiu aos 80 pontos, o seu mesmo patamar de 2016. Um degrau abaixo, porém, do Corinthians de 2015, recordista desde 2006, quando o certame passou a ostentar 20 clubes em turno e returno.


Cruzeiro, campeão da Copa do Brasil
Cruzeiro, campeão da Copa do Brasil

NA LIBERTADORES DE AMÉRICA

Palmeiras, Flamengo, Internacional, Grêmio, São Paulo, Atlético/MG e Cruzeiro (Atlético/PR)


Os quatro primeiros entrarão na batalha continental já na sua fase de grupos. Assim como o Cruzeiro, campeão da Copa do Brasil. O quinto e o sexto participarão de uma etapa qualificatória. O Atlético/PR, de ótimo desempenho na reta final do torneio, sob o comando de Tiago Nunes, que não passava de um quase desconhecido quando se tornou efetivo a partir da 14ª rodada, também arrebata uma vaga direta na Libertadores de 2019 caso supere o Junior Barranquilla na dupla final da Sul-Americana, os combates no dia 5 em Barranquilla e no dia 12 na Arena da Baixada, em Curitiba.

Tiago Nunes, do Atlético Paranaense
Tiago Nunes, do Atlético Paranaense

NA SUL-AMERICANA


Atlético/PR, Botafogo, Santos, Bahia, Fluminense e Corinthians (Chapecoense)

Além do direito de se qualificar à Libertadores de 2020, o ganhador desta competição deverá abiscoitar um ótimo butim em dinheiro. Ainda em revisão pela Conmebol, o prêmio, já se pode prever, vai ultrapassar o equivalente a R$ 110 milhões. No caso de o Atlético/PR conquistar o título desta temporada e então uma vaga na Libertadores, a Chapecoense, que se desvencilhou do tombo à Série B apenas na rodada derradeira, será o sexto time do País.

NO NADA

Chapecoense, Ceará e Vasco

Os três que se salvaram quase nos estertores do certame. A Chape, todavia, esperançosa torce para que o Atlético/PR levante a Sul-Americana.

Paraná Clube, a tristeza na rabeira
Paraná Clube, a tristeza na rabeira

NA SÉRIE B

Sport Recife, América/MG, Vitória e Paraná Clube

Desde 2006, apenas o América/MG de 2007 (17) e o Náutico de 2013 (20) amargaram menos pontos do que o Paraná Clube de agora, 23, (4 vitórias, 11 empates e 23 derrotas). O Vitória, 37, resistiu até a penúltima rodada, O América (40) e o Sport Recife (42) se despediram na derradeira. Amealharam promoções o Fortaleza, o CSA de Alagoas, o Avaí e o Goiás. Em 2019 haverá dois clubes de Santa Catarina e dois do Ceará na Série A. Pernambuco ficará sem nenhum. O Nordeste, porém, preservou os seus quatro lugares.

Gostou? Clique em “Compartilhar”, em “Tuitar”, ou deixe a sua importante opinião em “Comentários”. Muito obrigado. E um abração!

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.