Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Dentro de casa, a Internazionale e o Ajax ficam fora da Champions 2020

Napoli, Liverpool, Borussia Dortmund, Lyon, Valencia e Chelsea são os seis clubes que, nesta terça, dia 10, se promoveram às oitavas

Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti

A celebração da classificação na liderança
A celebração da classificação na liderança A celebração da classificação na liderança

Do Grupo E até o Grupo H, terminou, nesta terça-feira, dia 10 de Dezembro, a fase de promoção às oitavas-de-final da Champions League de 2019/20. Agora já são 14 os clubes incluídos na relação dos 16 que estarão, entre 18 e 28 de Fevereiro, na primeira etapa dos mata-matas da competição. Seguem adiante o Napoli, o Liverpool, o Borussia Dortmund, o Lyon, o Valencia e o Chelsea. Tais times se agregam aos oito antecipadamente qualificados: Barcelona, Bayern, Juventus, Leipzig, Manchester City, PSG, Real Madrid e Tottenham. A definição dos dois restantes acontecerá nos combates desta quarta, dia 11.

A celebração do Liverpool, fora de seus domínios
A celebração do Liverpool, fora de seus domínios A celebração do Liverpool, fora de seus domínios

Inaugurada, em 1955/56, com o nome de Champions Cup, atualmente na sua 65ª edição, em 1993 a competição se transformou em Champions League e assumiu uma nova formatação, hoje na sua 28ª temporada. Modernizou-se e incorporou diversos clubes além daqueles ganhadores de seus respectivos certames nacionais. Trata-se de quadros selecionados de acordo com um ranking que considera as performances, nos cinco anos recentes, das 55 afiliadas da UEFA e de suas agremiações, e que determina o número de times que cada qual poderá inscrever na temporada subsequente.

A magnífica taça da Champions
A magnífica taça da Champions A magnífica taça da Champions

Esta CL, aberta em 25 de Junho, prosseguirá até o dia 20 de Maio de 2020, com a final, em jogo único, no Ataturk Olympic de Istambul, Turquia. Principiou com 79 clubes, 26 pré-qualificados à fase de chaves e 53 envolvidos em uma série de eliminatórias, total de 91 jogos, 240 tentos, média de 2,64. Seis elencos sobreviveram e se agregaram àqueles 26. Ou, os melhores 32, separados em oito chaves, desafios de turno e returno, ida e volta.

À espera do sorteio, no dia 16
À espera do sorteio, no dia 16 À espera do sorteio, no dia 16

Nos 88 combates até aqui, das chaves, houve 282 gols, a média de 3,20. Incluída a fase preliminar, um total de 179 cotejos e de 522 tentos, média de 2,92. Exatas 3.896.056 pessoas testemunharam os 88 prélios da fase de chaves, a média de 44.272. Os times que ficarem no terceiro lugar se consolarão numa repescagem da Europa League. Um sorteio, marcado para o dia 16, em Nyon, sede da UEFA, a entidade que administra o Futebol no Velho Continente, definirá os emparceiramentos. Os líderes de cada grupo atuarão em casa nas suas partidas de volta. E não haverá combates entre duas agremiações de uma mesma nação. Eis a síntese das oito chaves.

Continua após a publicidade
A justíssima euforia de Milik
A justíssima euforia de Milik A justíssima euforia de Milik

GRUPO E

Napoli 4 X 0 Genk

Continua após a publicidade

Stadio San Paulo, Nápoles, 22.265 espectadores

(Milik/3/1pen, Mertens/pen)

Continua após a publicidade

Logo aos 3’ o panzer polonês Arkadiusz Milik definiu as intenções ofensivíssimas do treinador Carlo Ancelotti, disposto a não se arriscar a uma surpresa. De todo modo, a retaguarda do “Burro” da Terra da Pizza fraquejou em situações ginasianas e o Genk assustou bastante até que o mesmo Milik dobrasse aos 26’. Depois, ambos de penal, o polonês e Mertens escancararam a folga e, ao menos nesta data, acalmaram a torcida que pressiona pela saída de Carletto e pela sua substituição por Gennaro Gattuso, ex-Milan. Irritado, principalmente com a Famiglia De Laurentiis, dos cineastas/proprietários do clube, ao final do prélio o "mister" se demitiu. Os De Laurentiis ainda ousaram afimar que mandaram Carletto embora. Não é verdade, posso garantir,

RB Salzburg 0 X 2 Liverpool

Red Bull Arena, Salzburgo, 29.520 espectadores

(Keita, Salah)

O time da Terra das Valsas não aproveitou placar de 3 X 4 que havia arrancado na Terra dos Beatles e que levaria à sua promoção com um triunfo qualquer em sua Arena. Em meros 60 segundos, dos 58 aos 59’, graças a Keita e a Salah o Liverpool abiscoitou, na liderança, a sua promoção às oitavas.

CLASSIFICAÇÃO

1 – Liverpool FC (Ing)

13pts – 6j/4v/1e/1d = 13gp/8gc

2 – SSC Napoli (Ita)

12pts – 6j/3v/3d/0e = 11gp/4gc

3 – FCRB Salzburg (Aus)

7pts – 6j/2v/1e/3d = 16gp/13gc

4 – KRC Genk (Bel)

1pts – 6j/0v/1e/5d = 5gp/20gc

Ansu Fati, do Barça, o mais jovem a anotar um gol na Champions
Ansu Fati, do Barça, o mais jovem a anotar um gol na Champions Ansu Fati, do Barça, o mais jovem a anotar um gol na Champions

GRUPO F

Internazionale 1 X 2 Barcelona

Stadio Giuseppe Meazza, Milão, 71.818 espectadores

(Lukaku X Carlos Pérez, Ansu Fati)

Borussia Dortmund 2 X 1 Slavia Praga

Signal Iduna Park, Dortmund, 65.079 espectadores

(Sancho, Brandt X Soucek)

Já nas oitavas o Barcelona, numa postura que obviamente encantou Antonio Conte, o seu adversário da Inter, e que evidentemente enfureceu Lucien Favre, o seu correlato do Borussia, o impávido Ernesto Valverde, treinador dos catalães, colocou no gramado, na capital da Lombardia, um onze basicamente reserva. A “Biscione” de Milão, de todo modo, não soube desfrutar a aparente facilidade e foi humilhada, dentro de casa, pela vibração do Barça.

O artilheiro Lukaku desperdiçou três oportunidades de abrir uma vantagem e, pior, aos 10’, a Inter principiou a se enfezar quando, no Iduna, a “Muralha Amarela” fez 1 X 0 através de Sancho. Então, aos 23’, uma tragédia se anunciou quando Carlos Pérez recebeu um passe crucial de Griezmann, um dos raros experientes em campo pelo “Blaugrana” de amarelo, e realizou 1 X 0, o seu primeiro gol pelo Barça no seu primeiro combate internacional.

Uma das infinitas chances que Lukaku detonou
Uma das infinitas chances que Lukaku detonou Uma das infinitas chances que Lukaku detonou

A tempestade pareceu se acalmar bem no finalzinho do primeiro tempo de cada pugna. Nos entornos dos 44’, em Milão e em Dortmund brotaram os tentos da igualdade, o de Lukaku pela Inter e o de Soucek pelo Slavia. Acabaria a aflição da “Biscione”? Não. Com 10 tentos no Italiano da temporada, o tanque belga apenas havia realizado 2 na Champions. E mais, além dos perdidos nos 45’, exagerou no retorno do intervalo, outros 3 “sprecati” até os 70’. E o sucesso se tornou compulsório para a Inter quando, no seu Iduna, através de Brandt, impositivo, incisivo, o Borussia fez 2 X 1.

Por volta dos 80’, se multiplicou a angústia dos fãs da “Biscione”. Teve dois tentos anulados, corretamente, pelo VAR. E Weigl, do Borussia, foi expulso em Dortmund, a “Muralha” reduzida a dez homens. Nada de esperança, contudo. Pobres fãs, abandonariam o seu Meazza aos 87’ quando Ansu Fati, de Guiné Bissau, colocou os visitantes na frente. Recorde antológico o de Ansu Fati, o mais jovem atleta a inscrever o seu nome em toda a história da Champions: nasceu em 31 de Outubro de 2002, fazia exatos 17 anos e 40 dias...

CLASSIFICAÇÃO

1 – FC Barcelona (Esp)

14pts – 6j/4v/2e/0d = 9gp/4gc

2 – BVB Borussia Dortmund (Ale)

10pts – 6j/3v/1e/2d = 8gp/8gc

3 – FC Internazionale (Ita)

7pts – 6j/2v/1e/3d = 10gp/9gc

4 – SC Slavia Praga (Tch)

2pts – 6j/0v/2e/4d = 4gp/10gc

O momento em que Forsberg converte o seu penal
O momento em que Forsberg converte o seu penal O momento em que Forsberg converte o seu penal

GRUPO G

Lyon 2 X 2 RB Leipzig

Groupama Stadium, Lyon, 53.288 espectadores

(Aouar, Depay X Forsberg/pen, Werner/pen)

Benfica 3 X 0 Zenit

Estádio da Luz, Lisboa, 40.232 espectadores

(Cervi, Pizzi/pen, Azmoun/con)

Duas consultas pelo VAR, aos 9’ e aos 33’, ameaçaram simplificar as definições das vagas deste Grupo G. Em ambas, cobranças de penalidades máximas, com Forsberg e com Werner, o Leipzig estabeleceu 2 X 0 sobre o Lyon, na capital da Alta Gastronomia da França, se garantiu na liderança e paralelamente tranqüilizou o Zenit, a quem bastaria, então, a igualdade original em Lisboa. Depressa, porém, tudo mudou, por causa do empate do Lyon e da vitória do Benfica. No fim das contas, nem Europa League o Zenit pegou.

CLASSIFICAÇÃO

1 – RB Leipzig (Ale)

11pts – 6j/3v/2e/1d = 10gp/8gc

2 – Olympique Lyonnais (Fra)

8pts – 6j/2v/2e/2d = 9gp/8gc

3 – SL Benfica (Por)

7pts – 6j/2v/1e/3d = 10gp/11gc

4 – FC Zenit (Rus)

7pts – 6j/2v/1e/3d = 7gp/9gc

A celebração do incrível sucesso do Valencia
A celebração do incrível sucesso do Valencia A celebração do incrível sucesso do Valencia

GRUPO H

Ajax 0 X 1 Valencia

Johan Cruijff Arena, Amsterdam, 51.931 espectadores

(Rodrigo)

Chelsea 2 X 1 Lille

Stamford Bridge, Londres, 40.016 espectadores

(Abraham, Azpilicueta X Rémy)

O Chelsea preservou o seu enorme favoritismo, ainda no primeiro tempo. Aos 19’, de calcanhar, Abraham, depois de um contra-ataque esfuziante do brasileiro Willian. Que levantou o escanteio que redundaria nos 2 X 0, cabeçada do capitão Azilicueta. Surpresa gigantesca, no entanto, o Valencia pulou à frente do Ajax aos 24, gol de Rodrigo. E, apesar do “but d’honneur” dos franceses, não ocorreu outra modificação na tabela. Patético Ajax, semifinalista da CL de 2018/19, necessitava manter o 0 X 0 no placar, fracassou, e agora amarga a relegação à Europa League.

CLASSIFICAÇÃO

1 – Valencia CF (Esp)

11pts – 6j/3v/2e/1d = 9gp/7gc

2 – Chelsea FC (Ing)

11pts – 6j/3v/2e/1d = 11p/9gc

3 – AFC Ajax (Hol)

10pts – 6j/3v/1e/2d = 12gp/6gc

4 – Lille OSC (Fra)

1pts – 6j/0v/1e/5d = 4gp/14gc

O Parc des Princes
O Parc des Princes O Parc des Princes

GRUPO A

Jogos do dia 11/12

PSG X Galatasaray

Parc des Princes, Paris, 47.929 lugares

Club Brugge X Real Madrid

Jan Breydel Stadium, 29.062 lugares

Já nas oitavas o PSG e o Real Madrid.

CLASSIFICAÇÃO

1 – Paris Saint-Germain FC (Fra)

13pts – 5j/4v/1e/0d = 12gp/2gc

2 – Real Madrid (Esp)

8pts – 5j/2v/2e/1d = 11p/7gc

3 – Club Brugge KV (Bel)

3pts – 5j/0v/3e/2d = 3gp/9gc

4 – Galatasaray SK (Tur)

2pts – 5j/0v/2e/3d = 1gp/9gc

A Allianz Arena do Bayern
A Allianz Arena do Bayern A Allianz Arena do Bayern

GRUPO B

Jogos do dia 11/12

Bayern X Tottenham

Allianz Arena, Munique, 70.000 lugares

Olympíacos X Estrela Vermelha

Karaiskakis Stadium, Pireu, 32.115 lugares

Já nas oitavas o Bayern e o Tottenham.

CLASSIFICAÇÃO

1 – Bayern Munique (Ale)

15pts – 5j/5v/0e/0d = 21gp/4gc

2 – Tottenham Hotspur FC (Ing)

10pts – 5j/3v/1e/1d = 17gp/11gc

3 – Estrela Vermelha (Ser)

3pts – 5j/1v/0e/4d = 3gp/19gc

4 – Olympíacos FC (Gre)

1pts – 5j/0v/1e/4d = 7gp/14gc

O Metalist do Shakhtar
O Metalist do Shakhtar O Metalist do Shakhtar

GRUPO C

Jogos do dia 11/12

Shakhtar Donetsk X Atalanta

Metalist Stadion, Kharkiv, 40.003 lugares

Dínamo Zagreb X Manchester City

Maksimir Stadion, Zagreb, 35.123 lugares

Já nas oitavas o Manchester City. Batalha dramática, no entanto, pela segunda posição. O Shakhtar segue adiante no caso de um triunfo. Caso empate ou desabe, todavia, a situação se torna intrincadíssima. Serve a igualdade desde que o Dínamo não supere o City. O Dínamo necessita bater o City e torcer para que o Shakhtar não sobrepuje a Atalanta. Quanto à “Dea”, tem que impactar o Shakhtar e ainda esperar que o Dínamo não ganhe dos ingleses.

CLASSIFICAÇÃO

1 – Manchester City FC (Ing)

11pts – 5j/3v/2e/0d = 12gp/3gc

2 – FC Shakhtar Donetsk (Ucr)

6pts – 5j/1v/3e/1d = 8gp/10gc

3 – GNK Dínamo Zagreb (Cro)

5pts – 5j/1v/2e/2d = 9gp/9gc

4 – Atalanta BC (Ita)

4pts – 5j/1v/1e/3d = 5gp/12gc

O Wanda Metropolitano do Atlético de Madrid
O Wanda Metropolitano do Atlético de Madrid O Wanda Metropolitano do Atlético de Madrid

GRUPO D

Jogos do dia 11/12

Atlético de Madrid X Lokomotiv Moscou

Wanda Metropolitano, Madrid, 68.456 lugares

Bayer Leverkusen X Juventus

Bay Arena, Leverkusen, 29.412 lugares

Já nas oitavas a Juventus. Aos “Colchoneros” da Espanha basta um triunfo sobre o Lokomotiv, rabeira do grupo.

CLASSIFICAÇÃO

1 – Juventus FC (Ita)

13pts – 5j/4v/1e/0d = 10gp/4gc

2 – Atlético de Madrid (Esp)

7pts – 5j/2v/1e/2d = 6gp/5gc

3 – Bayer Leverkusen FG (Ale)

6pts – 5j/2v/0e/3d = 5gp/7gc

4 – FC Lokomotiv (Rus)

3pts – 5j/1v/0e/4d = 4gp/9gc

Gostou? Clique em “Compartilhar”, ou em “Twittar”, ou deixe a sua opinião em “Comentários”. Muito obrigado. E um grande abraço!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.