Cresce a Atalanta, a melhor equipe, hoje, do Futebol da Velha Bota
Sob o comando da Famiglia Percassi, pai e filho ex-jogadores seus, a "Deusa", treinada por Gian Piero Gasperini vale uma aposta até contra o PSG
Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti
Num reflexo inevitável da Covid-19, que suspendeu por 16 semanas o seu desenrolar natural, depois de retomar o seu percurso, no dia 22 de Junho, o Campeonato Italiano de 2019/2020 desandou a engatar uma rodada na sua subseqüente. Neste 13 de Julho, com Internazionale 3 X 1 Torino, se encerrou a jornada número 32. E já na terça-feira, 14, começará a 33. Disputam o certame vinte clubes. Significa que, na ausência de qualquer novo empecilho, o torneio se estenderá até a de número 36, dia 2 de Agosto, o mês em que a Bota curte as suas férias de Verão e os times entram em pré-temporada.
A terça ostentará só um prélio, muito interessante porém. Na sua Gewiss Arena, a denominação atual do venerando Stadio Atleti Azzurri d’Italia, em Bérgamo, Lombardia, a Atalanta, ou “Dea”, ou “Deusa”, pega as “Rondinelle”, as “Andorinhas” do Brescia, seu vizinho de região no norte da Bota.
Presentemente na terceira colocação da tabela, 67 pontos, um mero passo atrás da Lazio vice, nove degraus atrás da Juventus, a “Dea”, brilhantemente orientada por Gian Piero Gasperini, é a favoritérrima. Não pelo fato de o Brescia, com precários 21 pontos, ser o penúltimo na classificação e basicamente condenado ao rebaixamento. Mas principalmente porque esta “Deusa” curte a melhor “stagione” da sua história inaugurada em 1907.
No sábado, contra a Juventus, em Turim, placar de 2 X 2, alinhavou uma série invicta de doze jogos. Aliás, vencia a partida até os 90’, quando o colombiano Luís Muriel, um atacante, cometeu um toque de mão ginasiano numa bola que se encaminhava para fora da área grande. O segundo penal da Atalanta na porfia, ambos convertidos por Cristiano Ronaldo, o astro CR7.
Nessa série, a “Dea” chegou a cravar nove vitórias consecutivas. E muito melhor, ineditamente já promovida às quartas-de-final da Champions League da Europa, não perde desde o dia 20 de Janeiro, antes da Covid-19, quando foi surpreendida, na Gewiss, incrivelmente, 0 X 1, pela rabeira SPAL de Ferrara.
Detalhe formidável: a Atalanta é a única das agremiações da Série A que pertence a uma família de ex-jogadores. Seu principal acionista, Antonio Percassi, hoje nos 67 anos de idade, foi um zagueiro voluntarioso mas largou as chuteiras, aos 23, para se dedicar ao comércio. Tornou-se amigo de Luciano Benneton, a quem ajudou a lançar o conceito das “United Colors”.
Posteriormente, criou os seus próprios negócios também nas áreas dos alimentos e dos cosméticos. Segundo a Forbes, é o 36º homem mais rico da Itália. Seu filho Luca, 39, igualmente um zagueiro, que chegou a jogar pelo Chelsea, desde Junho de 2010 preside o Conselho de Administração.
Quando os Percassi adquiriram a sua posse, a Atalanta, na Série B, se debatia em busca da promoção. Subiu na sua estréia como gestores. Daí, aos poucos se aprumou e, em 2016, contratado Gian Piero Gasperini para renovar o seu elenco, se solidificou na luta pelo topo da tabela. Foi quarta em 2017, sétima em 2018, terceira em 2019, e agora sonha com a medalha de prata.
Tem o melhor ataque do campeonato, 87 tentos, média de 2,72. A segunda melhor ofensiva, da Lazio, anotou 68 tentos; e a média do certame, inteira, está em 2,99. Na Champions, depois de eliminar, nas oitavas, o Valência da Espanha, a “Dea” pegará o PSG da França. Também compactada por causa da Covid-19, a contenda acontecerá em Agosto, em Portugal e em jogo único. Que ninguém duvide. Convenhamos, vale, sim, uma aposta na Atalanta.
Os jogos da rodada 33:
Terça-feira, 14 de Julho
16h45
Atalanta (67 pontos) X Brescia (21)
Quarta-feira, 15 de Julho
14h45
Bologna (42) X Napoli (52)
Milan (50) X Parma (40)
Sampdoria (35) X Cagliari (41)
16h45
Lecce (32) X Fiorentina (36)
Roma (54) X Verona (44)
Sassuolo (46) X Juventus (76)
Udinese (35) X Lazio (68)
Quinta-feira, 16 de Julho
Torino (34) X Genoa (30)
SPAL (19) X Internazionale (68)
Gostou? Clique num dos ícones para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe a sua opinião sobre este meu texto no meu “FaceBook”. Caso saia de casa, use máscara. E fique com o meu abração virtual! Obrigadíssimo!
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.