Silvio Lancellotti Com 4 X 0 na Roma, o Napoli homenageia o ídolo Maradona

Com 4 X 0 na Roma, o Napoli homenageia o ídolo Maradona

Vestido como a seleção da Argentina, o time do "Burro" realiza uma exibição maravilhosa e honra a memória do astro que dará seu nome ao estádio

Insigne, o autor do primeiro gol dos 4 X 0, bem ao estilo de Maradona

Insigne, o autor do primeiro gol dos 4 X 0, bem ao estilo de Maradona

@SSCNapoli

Das sete agremiações da Velha Bota que acumulam o seu certame “Nazionale” às duas competições da UEFA, três atuaram no sábado, as três empenhadas, também, na Liga dos Campeões. Na nona rodada do torneio a Inter bateu o Sassuolo por 3 X 0 em viagem, em Benevento a Juventus empacou no 1 X 1 com o time local, e mesmo na sua casa a Atalanta caiu frente o Verona por 0 X 2. Neste domingo 29 de Novembro, a Lazio, da LC, caiu diante da Udinese, 1 X 3, enquanto o líder Milan, da Liga Europa, ignorava a visitante Fiorentina, 2 X 0. Daí, sobrou para o final da tarde, o cotejo mais significativo. No San Paolo, à espera da formalização de Diego Armando Maradona como seu novo nome, ocorreu o chamado “Derby del Sole”, Napoli X Roma, ambos da LE. O Napoli, aliás, fardado como a seleção da Argentina. Ironia cruel: o clube já previa usar tal uniforme em honra dos 60 anos do ídolo. Triste, mas festejou, 4 X 0.

O minuto de silêncio, antes do prélio

O minuto de silêncio, antes do prélio

@SSCNapoli

Oficialmente, descartados os amistosos, foi o “Derby” de número 169 entre o “Burro” da Terra da Pizza e a “Loba” da capital. No seu primeiro desafio, em 10 de Novembro de 1929, no Olímpico então sob o batismo de Estádio dos Ciprestes, aconteceu um empate, 2 X 2. No mais recente, de 5 de Julho, no San Paolo, o Napoli ganhou por 2 X 1. Apesar d resultado deste domingo, as estatísticas mantêm a vantagem da Roma, 65 triunfos a 50, nos tentos 221 a 190. Gennaro Gattuso, o treinador do “Burro”, não pôde utilizar o francês Bakayoko, seu volante suspenso, e nem o atacante Viktor Osimhen, nigeriano. A Paulo Fonseca,  “mister” lusitano da Roma, apenas faltou o armador com cuja ausência até já se acostumou: o craque Zaniolo, 21, sem data para retornar depois de padecer, só neste ano, uma segunda cirurgia de joelho.

Insigne e as flores dedicadas a Diego

Insigne e as flores dedicadas a Diego

@SSCNapoli

Apagados na temporada o belga Dries Mertens e Lorenzo Insigne, o grande artilheiro do time desde 2009, Gattuso sonhou com mais uma bela exibição do mexicano Irving Lozano e do germânico Diego Demme, seus destaques na Liga da Europa, o “Burro” líder do Grupo F. Fonseca, de seu lado, já classificado, no Grupo A, à fase subseqüente da LE, apostava as sua fichas na potência do bósnio Edin Dzeko, o seu capitão, mais Henrix Hamleti Mkhitaryan, o armênio que anotara cinco tentos nas últimas duas porfias. Quem inaugurou o marcador, todavia, foi Maradona, ou Insigne, aos 30’, na cobrança de uma infração, bem de “curvita”, precisamente ao estilo do “Pibe”. Celebrou, numa lateral, com beijos numa camisa 10 da Argentina.

Insigne e a camisa de Maradona

Insigne e a camisa de Maradona

@SSCNapoli

O “Burro” ainda dobrou aos 64, pela perna esquerda do espanhol Fabián Ruiz, um lindo chute das imediações da meia-lua. E Mertens triplicou, aos 81’, no desfrute de um rebote do arqueiro Mirante. E muito mais, aos 86’, num lance espetacular que lembrou Diego, um drible atrás do outro, Politano cravou os 4 X 0. Vivo estivesse, o “Pibe” obviamente deliraria com homenagem tão farta. “Adiós Maradona”, exibiu uma imagem virtual nas tribunas do estádio, cujo re-batismo está previsto para esta segunda-feira, dia 30 de Novembro, exatamente um mês depois do aniversário de Maradona. Detalhe derradeiro: cartesiano, o árbitro Matteo Di Bello desferiu o seu apito final aos 90’. De fato, desnecessário um acréscimo numa data de glória mas de tanta melancolia.

Depois do primeiro tento, os beijos na camisa do "Diez"

Depois do primeiro tento, os beijos na camisa do "Diez"

@SSCNapoli

Eis todos os cotejos da nona rodada:

Sassuolo (18 pontos) 0 X 3 Internazionale (18)
Benevento (10) 1 X 1 Juventus (17)
Atalanta (14) 0 X 2 Verona (15)
Lazio (14) 1 X 3 Udinese (10)
Bologna (12) 1 X 0 Crotone (2)
Milan (23) 2 X 0 Fiorentina (8)
Cagliari (11) 2 X 2 Spezia (10)
Napoli (17) 4 X 0 Roma (17)

Nesta segunda-feira, dia 30:
Torino (5) X Sampdoria (10)
Genoa (5) X Parma (6)

Sassuolo 0 X 3 Inter

Sassuolo 0 X 3 Inter

@Inter

Próxima rodada:

Sábado, dia 5 de Dezembro:
Spezia X Lazio
Juventus X Torino
Internazionale x Bologna

Domingo, dia 6:
Verona X Cagliari
Parma X Benevento
Roma X Sassuolo
Udinese X Atalanta
Crotone X Napoli
Sampdoria X Milan

Segunda, dia 7:
Fiorentina X Genoa


Gostou? Clique num dos ícones para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe a sua opinião sobre este meu texto no meu “FaceBook”. Caso saia de casa, use máscara. E fique com o meu abração virtual! Obrigadíssimo!

Últimas