Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Silvio Lancellotti - Blogs

Ciro Immobile, da Lazio, a um gol do recorde da artilharia na Velha Bota

Com 35, está atrás apenas do Higuaín dos idos do Napoli. Que, aliás, perdeu a vaga direta para os grupos da Europa League: Roma e Milan bem à frente.

Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti

Immobile, na Lazio e na seleção, o artilheiro da temporada na Bota
Immobile, na Lazio e na seleção, o artilheiro da temporada na Bota

Fermentaram nesta quarta-feira, 29 de Julho, no desfecho da 37ª e penúltima “giornata” do Campeonato Italiano de 2019/20, três questões fundamentais para a devida consolidação do certame. Conseguiria o Genoa se livrar da humilhação do rebaixamento ou deixaria para a última rodada, no final da semana, a solução da sua triste corrida contra o Lecce? O “laziale” Immobile se desvencilharia da perseguição do “bianconero” Cristiano Ronaldo no duelo pela artilharia? E na briga por duas vagas diretas na fase de grupos da Europa League, entre Roma, Milan e Napoli, quais seriam os dois privilegiados?

Festa do Sassuolo, desalento do Genoa
Festa do Sassuolo, desalento do Genoa

Nos porões da classificação, com 36 pontos, o Genoa, ou o “Grifone” da Ligúria, se safaria caso batesse, em visita, o perigosíssimo Sassuolo, 48, na oitava colocação, a um degrau do passaporte às competições continentais. Tarefa complicada que, todavia, poderia ser compensada por um tombo do Lecce, 32 pontos, em visita a uma Udinese bem embalada por dois triunfos consecutivos sobre o Cagliari e sobre a Juventus eneacampeã. Ocorreu absolutamente o contrário do que o Genoa fantasiava. Um desastre. Sofreu 5 X 0 do Sassuolo enquanto o Lecce, de virada, superava a Udinese, 2 X 1. O “Grifone”, todavia, ainda ostenta a vantagem de um ponto e, no próximo domingo, em casa, poderá cristalizar a sua sobrevivência diante do Verona.

O Lecce, ainda uma esperançazinha de salvação
O Lecce, ainda uma esperançazinha de salvação

Com 34 tentos, até então o mesmo número do sueco Gunnar Nordahl, do Milan (1950/51), apenas atrás dos 35 do Nordahl de 1949/50 e dos 36 de Higuaín, então no Napoli, em 2015/16, Immobile mantinha uma folga de três “reti” sobre o CR7 da Juve, 31. E, no papel, teria uma missão mais singela do que o rival. Enquanto a sua Lazio, 75 pontos e ainda na luta pela vice-posição, hospedaria o Brescia, 24, já condenado à Série B, o clube do astro lusitano, obviamente de ressaca pelo “scudetto”, viajaria até a ilha da Sardenha para confrontar o Cagliari. É tradição enciclopédica a carimbagem das faixas.

Lazio, tudo por Ciro Immobile
Lazio, tudo por Ciro Immobile

Ironicamente, a “Águia” da capital se atrapalhou bastante na pugna contra as “Andorinhas” do Brescia. Ganhou. Só por 2 X 0, no entanto, e Immobile só se ombreou ao Nordhal de 1949/50 aos 82 de porfia. Consequência: uma missão essencialmente complicada para o CR7, perpetrar quatro tentos nos quatro “Mouros” da Sardenha. Complexa, aliás, mesmo que todos os seus colegas se empenhassem exclusivamente em municiá-lo. Um vão esforço, pois na única chance que o CR7 teve, no primeiro tempo, se precipitou num impedimento.


Juventus, em Cagliari, a carimbagem das faixas do enea
Juventus, em Cagliari, a carimbagem das faixas do enea

E foi o Cagliari que abriu o placar, 1 X 0, aos 8’, graças ao estreante Gagliano, na milionésima falha da retaguarda de Maurizio Sarri no certame. Pior, aos 45, Giovanni Simeone, filho do Diego treinador do Atlético de Madrid, duplicou a carimbagem. Claro que, à parte as faixas sujas, tolerada a sua atuação ridícula, o resultado não alterou a história do enea da Juve. Péssimo augúrio, todavia, para um elenco que, no dia 7, se obrigará a resgatar o 0 X 1 que levou do Lyon na pugna de ida, na França, das oitavas-de-final da Champions League. 

Milan, garantido na fase de grupos da Europa League
Milan, garantido na fase de grupos da Europa League

Para escapulir da fase preliminar da segunda competição em importância no Velho Mundo, o Napoli, 59 pontos e já na Europa League por causa do seu triunfo na “Coppa Itália”, mas derrotado pela Inter, 0 X 2, na terça-feira 28, sonhava com tombos de Milan e Roma, respectivamente 60 e 64. Nada inviável pois ambos atuariam fora de casa, contra times sem pretensões, Sampdoria e Torino, 41 e 39. O Milan, porém, ignorou a “blucerchiata” de Gênova, 4 X 1, e daí, duas horas depois, torceu para que o “Toro” assustasse a “Loba”. Inútil, pois a Roma, embora no sufoco, suplantou o Torino, 3 X 2.


Roma, garantida na fase de grupos da Europa League
Roma, garantida na fase de grupos da Europa League

Os cotejos restantes, pela rodada 38, a derradeira:

Sábado, 1º de Agosto


Brescia (24) X (41) Sampdoria

Atalanta (78) X (79) Inter

Juventus (83) X (67) Roma

Milan (63) X (45) Cagliari

Napoli (59) X (78) Lazio

Domingo, 2 de Agosto

SPAL (20) X (46) Fiorentina

Bologna (46) X (39) Torino

Genoa (36) X (49) Verona

Lecce (35) X (46) Parma

Sassuolo (51) X (42) Udinese

Gostou? Clique num dos ícones para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe a sua opinião sobre este meu texto no meu “FaceBook”. Caso saia de casa, use máscara. E fique com o meu abração virtual! Obrigadíssimo!

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.