Silvio Lancellotti Ciro Immobile, da Lazio, a um gol do recorde da artilharia na Velha Bota

Ciro Immobile, da Lazio, a um gol do recorde da artilharia na Velha Bota

Com 35, está atrás apenas do Higuaín dos idos do Napoli. Que, aliás, perdeu a vaga direta para os grupos da Europa League: Roma e Milan bem à frente.

Immobile, na Lazio e na seleção, o artilheiro da temporada na Bota

Immobile, na Lazio e na seleção, o artilheiro da temporada na Bota

@ciroimmobile

Fermentaram nesta quarta-feira, 29 de Julho, no desfecho da 37ª e penúltima “giornata” do Campeonato Italiano de 2019/20, três questões fundamentais para a devida consolidação do certame. Conseguiria o Genoa se livrar da humilhação do rebaixamento ou deixaria para a última rodada, no final da semana, a solução da sua triste corrida contra o Lecce? O “laziale” Immobile se desvencilharia da perseguição do “bianconero” Cristiano Ronaldo no duelo pela artilharia? E na briga por duas vagas diretas na fase de grupos da Europa League, entre Roma, Milan e Napoli, quais seriam os dois privilegiados?

Festa do Sassuolo, desalento do Genoa

Festa do Sassuolo, desalento do Genoa

@Serie A Calcio

Nos porões da classificação, com 36 pontos, o Genoa, ou o “Grifone” da Ligúria, se safaria caso batesse, em visita, o perigosíssimo Sassuolo, 48, na oitava colocação, a um degrau do passaporte às competições continentais. Tarefa complicada que, todavia, poderia ser compensada por um tombo do Lecce, 32 pontos, em visita a uma Udinese bem embalada por dois triunfos consecutivos sobre o Cagliari e sobre a Juventus eneacampeã. Ocorreu absolutamente o contrário do que o Genoa fantasiava. Um desastre. Sofreu 5 X 0 do Sassuolo enquanto o Lecce, de virada, superava a Udinese, 2 X 1. O “Grifone”, todavia, ainda ostenta a vantagem de um ponto e, no próximo domingo, em casa, poderá cristalizar a sua sobrevivência diante do Verona.

O Lecce, ainda uma esperançazinha de salvação

O Lecce, ainda uma esperançazinha de salvação

@Serie A Calcio

Com 34 tentos, até então o mesmo número do sueco Gunnar Nordahl, do Milan (1950/51), apenas atrás dos 35 do Nordahl de 1949/50 e dos 36 de Higuaín, então no Napoli, em 2015/16, Immobile mantinha uma folga de três “reti” sobre o CR7 da Juve, 31. E, no papel, teria uma missão mais singela do que o rival. Enquanto a sua Lazio, 75 pontos e ainda na luta pela vice-posição, hospedaria o Brescia, 24, já condenado à Série B, o clube do astro lusitano, obviamente de ressaca pelo “scudetto”, viajaria até a ilha da Sardenha para confrontar o Cagliari. É tradição enciclopédica a carimbagem das faixas.

Lazio, tudo por Ciro Immobile

Lazio, tudo por Ciro Immobile

@Serie A Calcio

Ironicamente, a “Águia” da capital se atrapalhou bastante na pugna contra as “Andorinhas” do Brescia. Ganhou. Só por 2 X 0, no entanto, e Immobile só se ombreou ao Nordhal de 1949/50 aos 82 de porfia. Consequência: uma missão essencialmente complicada para o CR7, perpetrar quatro tentos nos quatro “Mouros” da Sardenha. Complexa, aliás, mesmo que todos os seus colegas se empenhassem exclusivamente em municiá-lo. Um vão esforço, pois na única chance que o CR7 teve, no primeiro tempo, se precipitou num impedimento.

Juventus, em Cagliari, a carimbagem das faixas do enea

Juventus, em Cagliari, a carimbagem das faixas do enea

@Serie A Calcio

E foi o Cagliari que abriu o placar, 1 X 0, aos 8’, graças ao estreante Gagliano, na milionésima falha da retaguarda de Maurizio Sarri no certame. Pior, aos 45, Giovanni Simeone, filho do Diego treinador do Atlético de Madrid, duplicou a carimbagem. Claro que, à parte as faixas sujas, tolerada a sua atuação ridícula, o resultado não alterou a história do enea da Juve. Péssimo augúrio, todavia, para um elenco que, no dia 7, se obrigará a resgatar o 0 X 1 que levou do Lyon na pugna de ida, na França, das oitavas-de-final da Champions League. 

Milan, garantido na fase de grupos da Europa League

Milan, garantido na fase de grupos da Europa League

@Serie A Calcio

Para escapulir da fase preliminar da segunda competição em importância no Velho Mundo, o Napoli, 59 pontos e já na Europa League por causa do seu triunfo na “Coppa Itália”, mas derrotado pela Inter, 0 X 2, na terça-feira 28, sonhava com tombos de Milan e Roma, respectivamente  60 e 64. Nada inviável pois ambos atuariam fora de casa, contra times sem pretensões, Sampdoria e Torino, 41 e 39. O Milan, porém, ignorou a “blucerchiata” de Gênova, 4 X 1, e daí, duas horas depois, torceu para que o “Toro” assustasse a “Loba”. Inútil, pois a Roma, embora no sufoco, suplantou o Torino, 3 X 2.

Roma, garantida na fase de grupos da Europa League

Roma, garantida na fase de grupos da Europa League

@Serie A Calcio

Os cotejos restantes, pela rodada 38, a derradeira:
Sábado, 1º de Agosto
Brescia (24) X (41) Sampdoria
Atalanta (78) X (79) Inter
Juventus (83) X (67) Roma
Milan (63) X (45) Cagliari
Napoli (59) X (78) Lazio
Domingo, 2 de Agosto
SPAL (20) X (46) Fiorentina
Bologna (46) X (39) Torino
Genoa (36) X (49) Verona
Lecce (35) X (46) Parma
Sassuolo (51) X (42) Udinese


Gostou? Clique num dos ícones para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe a sua opinião sobre este meu texto no meu “FaceBook”. Caso saia de casa, use máscara. E fique com o meu abração virtual! Obrigadíssimo!

Últimas