Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Champions League conhece os últimos seis classificados para a fase de grupos

Benfica, Dinamo Zagreb, Maccabi Haifa, Rangers, Copenhague e Viktoria Plzen levaram a melhor nos duelos dessa terça e quarta

Silvio Lancellotti|Do R7

Rangers, que haviam empatado jogo de ida, venceram PSV por 1 a 0
Rangers, que haviam empatado jogo de ida, venceram PSV por 1 a 0 Rangers, que haviam empatado jogo de ida, venceram PSV por 1 a 0

Com jogos na terça-feira, 23 de Agosto, e também nesta quarta, dia 24, a Champions League da UEFA, ou a ChL, Liga dos Campeões de 2022/23, enfim atingiu a jornada derradeira da sua longa etapa de qualificação. Eram 12 as equipes que ainda batalhavam por seis vagas na fase que de fato conta numa Champions ou em qualquer outra Liga da entidade que administra o Futebol no Velho Mundo: a fase de grupos. Em cotejos de ida e de retorno, com seus resultados agregados, eis as seis promovidas:

Benfica (POR) 5 X 0 Dynamo Kyiv (UCR)

Dinamo Zagreb (CRO) 4 X 2 Bodo Glimt (NOR)

Estrela Vermelha (SER) 4 X 5 Maccabi Haifa (ISR)

Publicidade

PSV (Neerlândia, ex-Holanda) 2 X 3 Rangers (ESC)

Trabzosnzpor (TUR) 1 X 2 Copenhague (DIN)

Publicidade

Viktoria Plzen (TCH) 2 X 1 Qarabag (AZE)

Como, todavia, essas 12 agremiações chegaram até aqui?

Publicidade

Agora na sua edição de número 68 desde que nasceu, em 1955, na 31ª desde que se modernizou, ou se exacerbou, em 1993, esta Champions se iniciou em 21 de Junho com um total de 76 equipes de 53 das 55 afiliadas da entidade. Ficaram de fora Liechtenstein, cujos clubes participam de certames na Suíça, e a Rússia, punida pela sua agressão à Ucrânia. Nos seus primórdios, quando se chamava Copa, só englobava, mesmo, os campeões. E, com a ampliação, mereceram espaço outros clubes, bem colocados nos seus torneios nacionais. Para decidir quantas vagas caberiam a cada uma das suas afiliadas em cada competição, a UEFA criou um ranking, baseado nas performances acumuladas de todos os seus clubes nas cinco últimas temporadas.

Esse ranking determina que as federações do primeiro ao quarto lugar tenham quatro clubes na ChL: a Inglaterra, a Espanha, a Itália e a Alemanha. Nesta edição a Alemanha pôde inscrever cinco times porque o Eintracht Frankfurt, que não ficou entre os quatro primeiros da “Bundesliga”, arrebatou a Europa League, a segunda divisão da UEFA. A quinta e a sexta merecem três vagas. Da nona até a 15ª, duas agremiações – oitava, a Rússia ficou sem nada. E as demais ostentam um representante cada. Protegidas pelos regulamentos da competição, 26 das 76 se pouparam das eliminatórias e, assim, entrarão diretamente nos grupos:

ING: Chelsea, Liverpool, Manchester City, Tottenham

ESP: Atlético, Barcelona, Real Madrid, Sevilla

ITA: Inter, Juventus, Milan, Napoli

POR: Benfica, Porto, Sporting

ALE: Bayern, Dortmund, Frankfurt, Leipzig, Leverkusen

FRA: Marseille, PSG

NEE: Ajax (Neerlândia, a antiga Holanda)

ESC: Celtic e Rangers

AUS: RB Salzburg

BEL: Club Brugge

UCR: Shakhtar Donetsk

CRO: Dinamo Zagreb

ISR: Maccabi Haifa

DIN: Copenhague

TCH: Viktoria Plzen 

Agora são 32 agremiações. As quais, já no dia 25 de Agosto, um sorteio repartirá em oito chaves de quatro. Como de tradição, um sorteio dirigido, com as equipes separadas em potes, de acordo com o ranking, e o cuidado de evitar que haja representantes de um mesmo país num mesmo grupo. O Real Madrid, detentor da taça da ChL, e o Eintracht Frankfurt, serão os cabeças 1 e 2. Nessas chaves, de 6 de Setembro até dia 2 de Novembro, ocorrerão jogos de todas contra todas, ida e volta, pontos corridos. Daí prosseguirão as vencedoras e suas vices, em novos mata-matas, até a grande finalíssima, no dia 10 de Junho de 2023, no Ataturk Olympic, Istambul, Turquia.

Gostou? Clique num dos ícones do topo para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe sua opinião no meu “FaceBook”. Caso saia de casa, seja cauteloso e seja solidário, use máscara, por favor. E fique com o abraço virtual do Sílvio Lancellotti! Obrigadíssimo!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.