Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Brilhante a Juve, impressionante classificação às quartas da CL

Com três tentos do CR7, a "Senhora" resgata os 0 X 2 de Madrid e despacha o Atlético. Por 7 X 0, o Manchester City elimina o Schalke da Alemanha. 

Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti

Detalhe da testada do CR7. Juventus 1 X 0 Atlético de Madrid
Detalhe da testada do CR7. Juventus 1 X 0 Atlético de Madrid Detalhe da testada do CR7. Juventus 1 X 0 Atlético de Madrid

Também a Juventus e o Manchester City se agregaram ao Ajax, ao Porto, ao Tottenham e ao Manchester United nas quartas-de-final da edição de número 64 da Champions League, a 27ª desde que a competição recebeu esse novo nome em 1992/93. Nesta terça, 12 de Março, os britânicos basicamente definiram o seu futuro já na etapa inicial da sua peleja contra o Schalke da Alemanha, 3 X 0 que, ao encerramento, se tornariam 7 X 0. E em Turim, no seu melhor desempenho em meses, a “Velha Senhora” resgatou o infortúnio e os seus erros da peleja de Madrid e sapecou emocionantes 3 X 0 no Atlético.

A festa do City, ainda na etapa inicial
A festa do City, ainda na etapa inicial A festa do City, ainda na etapa inicial

Agora, quarta, 13 de Março, acontece a última etapa dos confrontos de retorno das oitavas da competição. Daí, no dia 15, sexta, definidos todos os classificados, na sua sede de Nyon, Suíça, a UEFA promoverá o sorteio dos duelos das quartas, que se realizarão de 9 a 17 de Abril. De 30 de Abril a 8 de Maio, se disputarão as semis. E a decisão, como de hábito na CL, ocorrerá numa única partida, em local pré-escolhido. Data e local, 1º de Junho, desta vez no exuberante Estádio Wanda Metropolitano de Madrid.

A taça da Champions
A taça da Champions A taça da Champions

Antes, a Champions se chamava European Cup e apenas incluía o detentor da taça e os ganhadores dos certames nacionais dos seus 31 países. Então, quando o Continente se fragmentou, a UEFA precisou ampliar a quantidade de times.Hoje com 55 nações afiliadas, esta CL se inaugurou em 26 de Junho, com 79 times. Teve cinco eliminatórias e uma fase de oito grupos de quatro agremiações, cujos remanescentes, ou 16 clubes, presentemente se debatem. Num total de 201 prélios, até esta terça houve 528 tentos, a média de 2,62. A partir dos grupos, já com o creme-do-creme em ação, em 110 pelejas houve 317 gols e a média melhor de 2,88. Exatas 5.195.276 pessoas testemunharam os 110 combates, a média ótima de 47.230 por confronto.

Eis os cotejos desta terça, dia 12:

Publicidade
Celebração, no Twitter da "Senhora"
Celebração, no Twitter da "Senhora" Celebração, no Twitter da "Senhora"

JUVENTUS 3 X 0 ATLÉTICO DE MADRID

Allianz Stadium, 40.884 espectadores

Publicidade

(Cristiano Ronaldo/3/1pen)

Na ida, Atlético de Madrid 2 X 0 Juventus

Publicidade

Wanda Metropolitano, 67.193 espectadores

(Giménez, Godin)

Numa noitada de “tutto esaurito”, vendidos integralmente os espaços do seu estádio, a “Senhora” entrou na partida com uma determinação inédita em relação às suas pugnas mais recentes, uma sucessão de exibições ruins nas quais se demonstrou precária na retaguarda, precisamente onde residiu a sua força maior em todos os seus anos de busca do octocampeonato. Falhas que lhe custaram a queda na "andata". Poderia ter aberto o marcador antes dos 4’, num lance controvertido, gol de Chiellini, na sua aparição de número 500 pela Juve, que o mediador Björn Kuipers, da Holanda, invalidou por uma suposta infração de Cristiano Ronaldo, pé alto, sobre o arqueiro Oblak.

Bernardeschi, um comandante de flanco a flanco no gramado
Bernardeschi, um comandante de flanco a flanco no gramado Bernardeschi, um comandante de flanco a flanco no gramado

Não cessou, porém, a enorme pressão da “Zebra” contra os “Colchoneros”, nesta data vestidos de azul. Até os 22’, quando Koke tentou um chute de longe, o Atlético ainda não havia se aproximado do arco de Szczesny. Então, aos 27’, num cruzamento do excelente Bernardeschi, que se movimentava admiravelmente entre as laterais do campo, o CR7 subiu mais do que Juanfrán e, de cocuruto, anotou 1 X 0. Impressionante, o astro da Ilha da Madeira atingia o seu gol 125 na CL, um recorde estratosférico. Pois ele ainda subiria aos 126 logo aos 48’, noutra testada brutal, depois de um alçamento do compatriota Cancelo, que o arqueiro ainda espalmou - meio metro depois da linha, no entanto, conforme provou a imagem automática da UEFA.

O CR7, agora 127 tentos na Champions League
O CR7, agora 127 tentos na Champions League O CR7, agora 127 tentos na Champions League

Adicionado ao placar de Madrid, o resultado de 2 X 0, efetivamente, significava um empate. Permanecesse, o cotejo marcharia para a prorrogação. Quanto à “Zebra” e aos “Colchoneros”, necessitavam de só uma chancezinha para visarem os seus passaportes. Numa falha terrível de Arias, aos 82’, o garoto Moise Kean, recém-entrado no posto de Mandzukic, desperdiçou cara-a-cara com Oblak ao bater de tornozelo, junto ao poste. Então, aos 84’, num pênalti de Correa em Bernardechi, que o VAR avalizou, o CR7 escalou o patamar dos 127 tentos. Brava Juve! Como necessitava, não cometeu um erro sequer.

Sterling, o melhor do City nos 7 X 0 sobre o Schalke
Sterling, o melhor do City nos 7 X 0 sobre o Schalke Sterling, o melhor do City nos 7 X 0 sobre o Schalke

MANCHESTER CITY 7 X 0 SCHALKE

Etihad Stadium, 51.518 espectadores

(Aguero/2/1pen, Sané, Sterling, Bernardo Silva, Foden, Gabriel Jesus)

Na ida, Schalke 2 X 3 Manchester City

Veltins-Arena, Gelsenkirchen, 54.740 espectadores

(Bentaleb/2/2pen X Aguero, Sané, Sterling)

Clément Turpin, o árbitro francês, não precisaria recorrer ao VAR para praticamente determinar a qualificação do City, aos 35’ da peleja do Etihad. Foi ostensiva a falta de Bruma em Bernardo Silva que redundou num penal que Aguero realizou, 1 X 0. Logo depois, no entanto, aos 38’, coube ao VAR convalidar a posição de Sterling que, num passe de calcanhar, concedeu ao argentino a possibilidade dos 2 X 0 na entrada da área pequena.

Aguero, cotejo resolvido bem antes do intervalo
Aguero, cotejo resolvido bem antes do intervalo Aguero, cotejo resolvido bem antes do intervalo

Daí, aos 42, Sané, ex-Schalke, outra vez mal-assombraria os antigos colegas ao fulminar, de canhota, 3 X 0. E aos 56’ o melhor do prélio, Raheem Sterling, ampliaria, 4 X 0. Vareio de bola dos pupilos de Pep Guardiola contra os rapazes de Domenico Todisco. E, pior, aos 71’, Bernardo Silva faria 5 X 0. Aos 78’, graças a Phil Foden, uma sova, 6 X 0. E os 7 X 0 com Gabriel Jesus, incrível devastação. Empacados, nas oitavas, em suas três aparições recentes, os “Citizens” tranquilamente romperam escrita tão incômoda.

Eis os cotejos da quarta, dia 13:

O Camp Nou
O Camp Nou O Camp Nou

BARCELONA X OLYMPIQUE LYONNAIS

Camp Nou, 99.354 lugares

Na ida, Olympique Lyonnais 0 X 0 Barcelona

Parc Olympique Lyonnais, 57.889 espectadores

O time “Blaugrana” jamais perdeu do “Leão” em torneios da Europa: em 7 jogos, 4 triunfos e 3 empates. Bastante improvável que Bruno Genésio supere Ernesto Valverde e quebre tal tabu em plena Catalunha, num caldeirão que obviamente, como sempre, estará repleto em todos os seus andares.

A Allianz Arena
A Allianz Arena A Allianz Arena

BAYERN X LIVERPOOL

Allianz Arena, 70.000 lugares

Na ida, Liverpool 0 X 0 Bayern

Anfield Road, 52.250 espectadores

Mesmo sem o zagueiro Kimmich e o atacante Thomas Mueller, punidos pelo excesso de advertências, na sua Bavária os “Roten” de Niko Kovac devem atingir as quartas pela oitava temporada consecutiva. Juergen Klopp, o treinador dos “Reds”, dirigiu o Borussia Dortmund, um super-rival do Bayern, de 2008 até 2015, e não montou um currículo feliz: em 30 pelejas, ganhou só 9 e fracassou em 16. No Allianz, em 15 porfias, perdeu 9 e ganhou apenas 4.

Eis como os outros classificados atingiram as quartas:

Tottenham
Tottenham Tottenham

TOTTENHAM

No Wembley Stadium, Londres, 71.214 espectadores

Tottenham 3 X 0 Borussia Dortmund

(Son Heung-min, Verthongen, Llorente)

No Westfalenstadion, 66.099 espectadores

Borussia 0 X 1 Tottenham

(Harry Kane)

O capitão Harry Kane, que já registrou quatro tentos em quatro partidas diante da “Muralha Amarela”, e aquela alaranjada do uniforme do arqueiro Lloris, asseguraram os “Spurs” nas quartas pela primeira vez desde 2011.

Ajax
Ajax Ajax

AJAX

Na Johan Cruijff Arena, 52.286 espectadores

Ajax 1 X 2 Real Madrid

(Ziyech X Benzema, Asensio)

No Santiago Bernabéu, 77.013 espectadores

Real Madrid 1 X 4 Ajax

(Asensio X Ziyech, David Neres, Tadic, Schone)

E dizer que os portentosos “Merengues” ostentavam sete vitórias nos seus últimos sete prélios diante dos “Filhos dos Deuses”. Padeceram, no seu estádio sagrado, a maior humilhação de toda a sua história fenomenal em Champions League. Memorável a performance do sérvio Dusan Tadic.

Porto
Porto Porto

PORTO

No Olímpico de Roma, 51.727 espectadores

Roma 2 X 1 Porto

(Zaniolo/2 X Ádrian Lopez)

No Estádio do Dragão, 49.029 espectadores

Porto 3 X 1 Roma (na prorrogação)

(Soares, Marega, Alex Telles/pen X De Rossi/pen)

Um duelo nervoso, tenso, em que o treinador Eusebio Di Francesco, depois da igualdade em 1 X 1 nos primeiros 45’, se escondeu numa tola retranca. Pior, depois dos 2 X 1 em favor do elenco de Sérgio Conceição, decidiu apostar no bingo dos penais. Acabaria por ceder a sua vaga, ironicamente, na marca de cal, mas aos 117’, cobrança irretocável de Alex Telles, ex-Grêmio/RS

Manchester United
Manchester United Manchester United

MANCHESTER UNITED

No Old Trafford, 74.054 espectadores

Manchester United 0 X 2 PSG

(Kimpembe, Mbappé)

No Parc des Princes, 47.441 espectadores

PSG 1 X 3 Manchester United

(Bernat X Lukaku2, Rashford/pen)

Sem se intimidarem como o barulho absurdo da torcida de Paris, os briosos pupilos de Ole Gunnar Solskjaer logo aos 2’ atestaram que o placar adverso de casa poderia ser recuperado e, por isso, lutaram até os acréscimos e o gol crucial de Rashford, num pênalti. Foi pedante o elenco de Thomas Tuchel, também prejudicado pela maior falha da carreira do arqueiro Gigi Buffon. Foi patética, para dizer o menos, a presença de Neymar na tribuna e até na lateral do campo, depois de farrear absurdamente no Carnaval do Brasil.

Gostou? Clique em “Compartilhar”, em “Twittar”, ou deixe a sua opinião em “Comentários”. Muito obrigado. E um grande abraço!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.