Bravo Napoli, em duas rodadas o novo líder do "Nazionale" da Itália
No Mercado de Verão, o "Burro da Terra Pizza" ficou sem dois craques, Dries Mertens e Lorenzo Insigne. Do nada, porém, surgiu um georgiano, Khvicha Kvaratskhelia, já o artilheiro com três gols.
Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti
Um campeonato de 20 agremiações, dez equipes nos três pontos abiscoitados e as outras dez no zero absoluto. Pela quarta vez, em 121 edições do “Nazionale” da Série A da Itália, não aconteceu uma só igualdade na rodada inicial. Eram 18 os clubes na primeira ocasião, em 1933/34. Daí, nas outras duas, em 1934/35 e 1971/72, foram 16. E, nos três certames, o sucesso então valia dois pontos. Detalhe bem curioso: sete das dez vencedoras de agora equivaleram às sete melhores classificadas no torneio de 2021/22, as sete que participarão das três grandes competições da UEFA. Reforço com os nomes em negrito:
Champions League
LECCE 1 X 2 INTER
MILAN 4 X 2 UDINESE
VERONA 2 X 5 NAPOLI
JUVENTUS 3 X 0 SASSUOLO
Europa League
SALERNITANA 0 X 1 ROMA
LAZIO 2 X 1 BOLOGNA
Conference League
FIORENTINA 3 X 2 CREMONESE
Também ganharam as suas partidas de estreia a Atalanta (8ª colocada, 2 X 0 na Sampdoria, dentro de Gênova), o Torino (9º lugar, 2 X 1 no Monza, no campo do inimigo, até então inédito na divisão maior), e o Spezia, 2 X 1 no Empoli. A tabela do campeonato, programada com muita antecedência e sem relação, claro, com as performances das equipes, previu que na segunda jornada, do sábado, 21, até esta segunda, 22, seis se desafiassem. Lógico, no mínimo três desperdiçariam a possibilidade de abiscoitar os seis pontos. No fim das contas, sobraram só três das quatro agremiações com seis pontos positivos.
NAPOLI (1º/6 – 0/2) 4 X 0 (20/0 – 1/6) MONZA
Nápoles, Stadio Diego Armando Maradona
Árbitro: Francesco Fourneau
Gols: Kvaratskhelia/2, Osimhen, Min-Jae
Quem diria, sem Dries Mertens e Lor Insigne... E com a descoberta do menino Kvachia, já o artilheiro do torneio.
INTER (2/6 – 5/1) 3 X 0 SPEZIA (11/3 – 1/3)
Milão, Stadio Giuseppe Meazza
Árbitro: Dàvide Ghersini
Gols: Lautaro, Çalhanoglu, Correa
Embora o melhor do duelo, Romelu Lukaku não anotou o seu gol. De todo modo, além de acertar uma testada no travessão, armou o tento de Lautaro e inaugurou o ataque que originou, de calcanhar, a “rete” linda de Çalhanoglu.
ROMA (3/6 – 2/0) 1 X 0 CREMONESE (18/0 – 2/4)
Roma, Stadio Olimpico
Árbitro: Luca Massimi
Gol: Smalling
Basicamente inexplicável o que sucedeu com a Roma. Mal chegou à “Loba”, no seu primeiro treinamento, e num dos seus primeiros movimentos, Gini Wijnaldum, recém-contratado, do nada sofreu uma fratura da Tíbia. Depois, já na pugna contra a Cremonese, o acaso pegou Zaniolo, outra peça crucial do meio-de-campo de José Mourinho. Sorte da Roma que, aos 65, o becão Smalling aproveitou, de cabeça, um escanteio de Pellegrini.
SAMPDORIA (16/1 – 0/2) 0 X 0 JUVENTUS (4/4 – 3/0)
Gênova, Stadio Luigi Ferraris
Árbitro: Rosario Abisso
Antigo sonho do treinador Max Allegri e da “tifoseria” da Juve, Paul Pogba voltou à agremiação e, sem bola, num alongamento, lesionou um menisco lateral. Pior, na sua estreia e já o melhor em campo o ala Ángel Di María sentiu um incômodo muscular. Pobre Allegri, se obrigou a improvisar e precisou recorrer a Rabiot, de contrato disponível a quem desejasse. Vlahovic ainda propiciou o 1 X 0 a Rabiot, aos 65’. O VAR vetou.
ATALANTA (6/4 – 3/0) 1 X 1 MILAN (5/4- 5/3)
Bérgamo, Gewiss Stadium
Árbitro: Fabio Maresca
Gols: Malinovskyi X Bennacer
Uma apresentação comum da “Deusa” de Bérgamo, a irregular de costume. Medíocre a do “Diavolo” campeão.
EMPOLI (13/1 – 0/1) 0 X 0 FIORENTINA (7/4 – 3/2)
Êmpoli, Stadio Carlo Castellani
Árbitro: Matteo Marchetti
TORINO (9/4 – 2/1) 0 X 0 LAZIO (8/4 – 2/1)
Turim, Stadio Olimpico Grande Torino
Árbitro: Marco Piccinini
Levemente superior o Torino. Mas, sem amedrontar o arqueiro Provedel. No finalzinho do combate, Immobile, da Lazio, desperdiçou o seu segundo gol no Campeonato e não se igualou no momento a Rebic, do Milan, e Vlahovic, da Juve, na artilharia,
SASSUOLO (10/3 – 1/3) 1 X 0 LECCE (19/0 – 1/3)
Reggio nell’Emilia, MAPEI Stadium
Árbitro: Andrea Colombo
Gol: Berardi
BOLOGNA (12/1 – 2/3) 1 X 1 VERONA (17/1 – 3/6)
Bolonha, Stadio Renato Dall’Ara
Árbitro: Matteo Marcenaro
Gols: Arnautovic X Henry
UDINESE (15/1 – 2/4) 0 X 0 SALERNITANA (14/1 – 0/1)
Ùdine, Dacia Arena
Árbitro: Gianluca Aureliano
Por enquanto, o “Nazionale” de 2022/23 apresentou 20 partidas, com 47 gols registrados, ótima média de 4,7. O georgiano Khvicha Kvaratskhelia, 21 de idade, é o artilheiro com três tentos. O torneio prosseguirá em uma semana com a sua terceira “giornata”. Mas, antes, as agremiações do Calcio passarão pelos sorteios da UEFA, respectivamente na ChL (dia 25), na EL e na CoL (dia 26), e conhecerão os grupos que integrarão. Eis as porfias da rodada:
Dia 26 de Agosto, sexta-feira
MONZA X UDINESE
LAZIO X INTER
Dia 27 de Agosto, sábado
CREMONESE X TORINO
JUVENTUS X ROMA
MILAN X BOLOGNA
SPEZIA X SASSUOLO
Dia 28 de Agosto, domingo
SALERNITANA X SAMPDORIA
VERONA X ATALANTA
FIORENTINA X NAPOLI
LECCE X EMPOLI
PS: Durante alguns dias, precisarei me afastar deste espaço que adoro. Nada como fazer aqueles exames médicos que a veteranice exige. Vote em mim.
Gostou? Clique num dos ícones do topo para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe sua opinião no meu “FaceBook”. Caso saia de casa, seja cauteloso e seja solidário, use máscara, por favor. E fique com o abraço virtual do Sílvio Lancellotti! Obrigadíssimo!
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.