Bem pouquinho, porém o Napoli ainda sonha com o título do Italiano
Na sua, talvez, melhor partida da temporada, arrasou o Sassuolo por 6 X 1. Depois de três desvantagens no placar, a Lazio bateu o Spezia por 4 X 3 e, até este domingo, preserva a sua vaga na UEFA.
Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti
Daqueles cinco prélios adiados pela Covid-19, resta apenas um cotejo a acontecer. Salernitana e Venezia se confrontarão, agora, no próximo dia 5 de Maio, e todos os 20 clubes da Série A do futebol da Velha Bota finalmente se nivelarão no volume de jornadas disputadas. Por enquanto, todavia, neste sábado, 30 de Abril, com quatro jogos, principiou a rodada de número 36 de um total de 38. Eis os combates respectivos desta data:
NAPOLI (3º/70/35) 6 X 1 SASSUOLO (10º/46/35)
Nápoles, Stadio Diego Armando Maradona
Árbitro: Antonio Rapuano
Gols: Koulibaly, Victor Osimhen, Lozano, Mertens/2, Rahmani X Maxime Lopez
Bem atrasada, talvez, a melhor exibição do Napoli neste “Nazionale”. Seguramente, a pior aparição do Sassuolo no certame. Num começo furioso de porfia, em menos de 20’, sempre em falhas do miolo da defesa do visitante, o “Burro” da Terra da Pizza já havia escancarado 3 X 0 no placar. Depois, ignorou um rival desalentado e, na teoria, preservou as suas chances bem escassas de ainda sonhar com o “Scudetto” que não borda nos fardamentos desde a remota “stagione” de 1989/1990. Irreconhecível, o time “nervoverde” se despediu de qualquer probabilidade de, talvez, ainda lutar por uma vaga nas Copas da UEFA.
SPEZIA (15º/33/35) 3 X 4 LAZIO (5º/59/35)
La Spezia, Stadio Alberto Picco
Árbitro: Luca Pairetto
Gols: Amian, Agudelo, Hristov X Ciro Immobile/pen, Provedel/con, Milinkovic-Savic, Acerbi
Paulista de São Bernardo do Campo, hoje nos 39 anos de idade, um ex-volante que chegou a envergar a camisa da “Azzurra”, Thiago Motta realiza um precioso trabalho na orientação técnica do clube da Ligúria, eterno candidato ao sobe-desce nas divisões de baixo do Calcio.
Não merecia o castigo desta derrota, perpetrada graças a dois infortúnios e a um lance acidental. Com o placar em 2 X 1, sofreu o empate num tiro de Zaccagni que acertou um poste e voltou às costas do arqueiro Provedel. Depois, resultado em 3 X 2, novo empate numa dividida de bola na qual Milinkovic-Savic nitidamente forçou a passagem com os braços ao esbarrar em Reca. Pior, a quarta “rete” da Lazio ocorreu aos 90’, num tiro de trivela, do becão Acerbi, depois de uma rebatida da zaga. Menos mal que o Spezia ainda tem oito pontos de folga sobre os três últimos da classificação. E só três prélios pela frente.
CAGLIARI (17º/28/35) 1 X 2 VERONA (9º/52/35)
Càgliari, Stadio Unipol Domus
Árbitro: Daniele Orsato
Gols: João Pedro X Barak, Caprari
SAMPDORIA (15º/30/35) 1 X 0 GENOA (19º/25/35)
Gênova, Stadio Luigi Ferraris
Árbitro: Fabio Maresca
Gol: Sabiri
Jogos do domingo, dia 1º de Maio:
MILAN (1º/74/34) X FIORENTINA (7º/56/34)
Milão, Stadio di San Siro
Árbitro: Paolo Valeri
UDINESE (12º/43/34) X INTER (2º/72/34)
Ùdine, Dacia Arena
Árbitro: Daniele Chiffi
JUVENTUS (4º/66/34) X VENEZIA (20º/22/33)
Turim, Allianz Stadium
Árbitro: Alessandro Prontera
ROMA (6º/58/34) X BOLOGNA (13º/42/34)
Roma, Stadio Olìmpico
Árbitro: Michael Fabbri
EMPOLI (14º/37/34) X TORINO (11º/44/34)
Empoli, Stadio Carlo Castellani
Árbitro: Francesco Cosso
Na segunda-feira, dia 2 de Maio:
ATALANTA (8º/55/34) X SALERNITANA (18º/25/33)
Bérgamo, Gewiss Stadium
Árbitro: Marco Guida
Inaugurada em 21 de agosto de 2021, e com seu desfecho previsto para 22 de maio de 2022, esta edição da Série A do Futebol da Velha Bota, a 120ª na História do Calcio, a 90ª desde a implantação do campeonato de pontos corridos, já viu 343 jogos e 982 tentos, média de 2,86. Principais artilheiros: com 27 gols, Ciro Immobile (Lazio); Dusan Vlahovic, 23 (Fiorentina/Juve = 17/6); Lautaro Martínez (Inter) e Giovanni Simeone (Verona), 16; Tammy Abraham (Roma), 15; Domenico Berardi (Sassuolo), 14; Marko Arnautovic (Bologna), João Pedro (Cagliari), Edin Dzeko (Inter), Viktor Osimhen (Napoli) e Gianluca Scamacca (Sassuolo), 13; Andrea Pinamonti (Empoli), Gerard Deulofeu (Udinese) e Gianluca Caprari (Verona), 12; Mario Pasalic (Atalanta), Dries Mertens (Napoli), Francesco Caputo (Sampdoria), Beto (Udinese) e Antonin Barak (Verona), 11.
Das sete agremiações da Bota que obtiveram inscrições nas Copas da Uefa, sobrou a Roma na nova Conference League, a Liga Conferência, ou a CoL. Na Inglaterra, até conseguiu um resultado muito bom, Leicester City 1 x 1. Na próxima quinta, 5 de maio, fará a pugna de volta em casa. Nada complicado imaginar que vença. Do mesmo dia 5 até o dia 9, então, o Calcio retomará as atenções dos tifosi. Eis os próximos jogos do atual Italiano:
Dia 5, quinta-feira:
SALERNITANA X VENEZIA
Dia 6, sexta-feira:
INTER X EMPOLI
GENOA X JUVENTUS
Dia 7, sábado:
TORINO X NAPOLI
SASSUOLO X UDINESE
LAZIO X SAMPDORIA
Dia 8, domingo:
SPEZIA X ATALANTA
VENEZIA X BOLOGNA
SALERNITANA X CAGLIARI
VERONA X MILAN
Dia 9, segunda-feira:
FIORENTINA X ROMA
Gostou? Clique num dos ícones do topo para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe a sua opinião sobre este meu texto no meu “FaceBook”. Caso saia de casa, vã com cautela e solidariedade, use máscara, por favor. E fique com o meu abraço virtual! Obrigadíssimo!
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.