Bastou um empate de 0 X 0 para a Juventus consolidar o seu Hepta
Neste texto, além de uma síntese das partidas que definiram o título do Calcio, uma retrospectiva das outras seis conquistas da "Velha Senhora" de Turim
Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti

Penúltima rodada do Campeonato Italiano de 2017/18. Neste domingo, 13 de Maio, dois confrontos cruciais na definição do título da stagione atual. A líder Juventus de Turim diante da Roma no Olímpico da capital da Bota. Seis pontos atrás, o vice Napoli diante da Sampdoria no Marassi de Gênova. Bastaria um mero empate, em um dos cotejos, para a Juventus garantir o seu scudetto de número 34 e o inusitado, fantástico Hepta, sete sucessos em sequência. Autoconfiante, para não dizer pedante, Massimiliano Allegri, o treinador da “Senhora”, de novo poupou diversos titulares, sabe-se lá por quê, além, claro, do seu prazer estranho por cozinhar o placar sempre que lhe convém. Do outro lado, Maurizio Sarri, o treinador do “Burro” da Terra da Pizza, inacreditavelmente relegou ao banco o seu craque e capitão, Hamsik.

Descompromissada, inclusive já classificada à próxima Champions League da Europa, a “Loba” das Sete Colinas depressa acuou uma Juve ostensivamente empenhada em segurar a igualdade necessária e suficiente. Sem qualquer possibilidade de uma vaga nos certames do continente, os “Blucerchiati” da Ligúria ao menos fantasiavam quebrar um renitente tabu: não venciam o Napoli desde o triunfo já bem longínquo de 1 X 0 em 16 de Maio de 2010.

Aos 68’, no entanto, o volante belga Nainggolan desferiu uma rasteira brutal em Dybala e auxiliou Allegri a mais e mais se retrancar: um cartão vermelho, e a Roma com dez homens. Paralelamente, o Napoli cumpria a sua missão e despachava a Sampdoria, 2 X 0, Milik e Albiol. Claro, os atletas do Olímpico logo souberam do que se desenrolava em Gênova. E a “Senhora” desandou a trocar passes, sem que a “Loba” encontrasse fôlego para atiçá-la. Medíocres os minutos derradeiros. Ansiedade no banco da Juve, os ídolos Buffon, Chiellini e Marchisio, presentes em todas as sete façanhas, no aguardo do apito derradeiro. A festa, mesmo, ficará para o dia 20, no Allianz Stadium, quando a Juve hospedará o apequenado e já rebaixado Hellas-Verona.

Embora com apenas 23 atletas numa temporada de três certames diferentes, além do campeonato nacional ainda a Copa Itália e a Champions League, o controvertido Allegri soube aproveitar ao máximo a sua versatilidade. Por exemplo, mudou de postura na dependência do estilo padrão de cada adversário. Contra os rivais efetivamente mais frágeis, o 4-3-3. Contra os teoricamente perigosos, o 3-5-2. Allegri não é um gênio da lâmpada no Futebol. De todo modo, inscreveu seu nome na história dos esportes. Quatro vezes consecutivas os títulos das duas principais competições do Calcio. E agora, quem diria, ele pode galopar em busca das cinco.

Eis o seu elenco (nos parênteses, os suplentes):
Arqueiros: Buffon (Szczesny/Polônia)
Zagueiros: Barzagli, Mehdi Benatia/França-Marrocos, Chiellini (Rugani, Benedikt Howedes/Alemanha)
Alas: Cuadrado/Colômbia, Alex Sandro/Brasil (De Sciglio, Lichtsteiner/Suíça, Kwadwo Asamoah/Gana
Meiocampistas: Sami Khedira/Alemanha, Pjanic/Bósnia, Douglas Costa/Brasil (Rodrigo Betancour/Uruguai, Marchisio, Stefano Sturaro, Matuidi/França)
Atacantes: Dybala/Argentina, Higuaín/Argentina, Mario Mandzukic (Croácia), Federico Bernardeschi

Os marcadores (antes do jogo do dia 20):
Dybala (22), Higuaín (16), Khedira (9), Mandzukic (5), Alex Sandro (4), Bernardeshi (4), Cuadrado (4), Douglas Costa (4), Matuidi (3), Benatia (2), Howedes (1), Rugani (1), De Sciglio (1). Houve ainda quatro tentos contra.
Eis um resumo das seis conquistas anteriores:

TEMPORADA 2011/12
Scudetto 28
Pontos: Juve 84 X 80 Milan
Tentos: 68 X 20
Elenco base: Buffon; Lichsteiner, Bonucci, Barzagli e Chiellini (Cáceres, De Ceglie); Vidal, Pirlo e Marchisio (Estigarríbia, Giaccherini); Matri, Vucinic e Del Piero (Pepe, Borriello, Quagliarella)
Treinador: Antonio Conte
Artilheiro: Matri, 10

TEMPORADA 2012/13
Scudetto 29
Pontos: Juve 87 X 78 Napoli
Tentos: 71 X 24
Elenco base: Buffon (Rubinho); Barzagli, Bonucci e Chiellini (Cáceres, Peluso); Lichsteiner, Vidal, Pirlo, Marchisio e Asamoah (De Ceglie, Pogba, Giaccherini, Padoin); Vucinic e Giovinco (Matri, Quagliarella)
Treinador: Antonio Conte
Artilheiros: Vidal e Vucinic, 10

TEMPORADA 2013/14
Scudetto 30
Pontos: Juve 102 X 85 Roma
Tentos: 80 X 23
Elenco base: Buffon (Rubinho); Barzagli, Bonucci e Chiellini (Cáceres, Ogbonna); Lichsteiner, Vidal, Pirlo, Pogba e Asamoah (Marchisio, Giaccherini, Padoin, Isla); Llorente e Tévez (Giovinco, Quagliarella, Vucinic)
Treinador: Antonio Conte
Artilheiros: Tévez, 19

TEMPORADA 2014/15
Scudetto 31
Pontos: Juve 87 X 70 Roma
Tentos: 72 X 24
Elenco base: Buffon; Lichsteiner, Bonucci, Chiellini e Evra (Barzagli, Cáceres, Ogbonna); Vidal, Marchisio, Pogba e Roberto Pereyra (Pirlo, Padoin, Sturaro, Pepe); Llorente e Tévez (Morata, Kingsley Coman)
Treinador: Massimiliano Allegri
Artilheiros: Tévez, 20

TEMPORADA 2015/16
Scudetto 32
Pontos: Juve 91 X 82 Napoli
Tentos: 75 X 20
Elenco base: Buffon (Neto); Barzagli, Bonucci e Chiellini (Rugani, Cáceres); Cuadrado, Khedira, Marchisio, Pogba e Evra (Lichsteiner, Alex Sandro, Hernanes, Asamoah, Padoin, Sturaro, Roberto Pereyra, Lemina); Mandzukic e Dybala (Morata, Zaza)
Treinador: Massimiliano Allegri
Artilheiros: Dybala, 19

TEMPORADA 2016/17
Scudetto 33
Pontos: Juve 91 X 87 Roma
Tentos: 77 X 27
Elenco base: Buffon (Neto); Daniel Alves, Bonucci, Chiellini e Alex Sandro (Lichtsteiner, Barzagli, Rugani, Benatia, Asamoah); Cuadrado, Khedira, Pjanic, Dybala e Mandzukic (Hernanes, Asamoah, Marchisio, Pjaca, Evra, Sturaro, Lemina, Tomás Rincón); Higuaín
Treinador: Massimiliano Allegri
Artilheiros: Higuaín, 24
Gostou? Clique em “Compartilhar”, em “Tuitar”, ou deixe a sua fundamental opinião em “Comentários”. Muito obrigado. E um abraço enorme!