Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Basta 1 X 0 contra o Cagliari para o Milan se manter líder do Italiano

Resultado suficiente para os três pontos, num sábado, 19 de março, em que o Napoli também venceu enquanto a Inter só empatou e mais se afastou do título e da segunda estrela dourada na camisa

Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti

Kessie, Bennacer e Tomori, festa do Milan na ilha da Sardenha
Kessie, Bennacer e Tomori, festa do Milan na ilha da Sardenha Kessie, Bennacer e Tomori, festa do Milan na ilha da Sardenha

Das sete agremiações da Velha Bota que conquistaram as suas vagas nas três grandes competições da Uefa, cinco já se despediram, particularmente as cinco primeiras na tabela de classificação do “Nazionale” de 2021/2022. O Milan, antes deste sábado, 19 de março, líder com 63 pontos, nem sequer passou da etapa de grupos da Champions League. Seu vice, o Napoli, 60, empacou nos playoffs da Europa League, derrotado pelo Barcelona. A Inter, detentora do “Scudetto”, 59 e um cotejo menos, ficou nas oitavas da Champions, abatida pelo Liverpool. E a Juventus, quarta nos 56 pontos, acaba de sofrer a humilhação de perder do Villarreal, em casa, 0 X 3, após obter 1 X 1 como visitante, um sossego aparente.

Juventus, um vexame dentro de casa
Juventus, um vexame dentro de casa Juventus, um vexame dentro de casa

No quinto lugar com 49, a Lazio estacionou nos playoffs da Europa League, eliminada pelo Porto. Sobreviveram, apenas, na EL, a sexta da tabela, a Atalanta, 48 e um jogo menos, e na Conference League a Roma, sétima, também nos 48. Nesta semana, nas oitavas de final da EL, depois de despedir o Bayer Leverkusen, a “Deusa” de Bérgamo se credenciou para enfrentar um outro time germânico, o RB Leipzig, na etapa das quartas. E nas oitavas da CoL a “Loba” da capital despachou o Vitesse e se garantiu para pegar o mesmo Bodo/Glimt que, na fase de chaves, havia lhe pespegado uma surra absurda, inesquecível, de 6 x 1. Das sete equipes com vistos na Uefa, as três primeiras na Bota atuaram neste sábado.

Milan, um placar apertado mas suficiente
Milan, um placar apertado mas suficiente Milan, um placar apertado mas suficiente

CAGLIARI (17º/25/30) 0 X 1 MILAN (1º/66/30)

Cagliari, Stadio Unipol Domus

Publicidade

Árbitro: Marco Di Bello

Gol: Bennacer

Publicidade

Capitão do Cagliari, aos 30 anos de idade o faz-tudo João Pedro, um mineiro de Ipatinga naturalizado italiano, mal pôde festejar a sua primeira convocação para a “Azzurra” de Roberto Mancini. O “Diavolo” dominou inteiramente a etapa inaugural da pugna da Sardenha mas esbarrou nas mãos do arqueiro Cragno, na trave ou na falta de pontaria dos pupilos de Stefano Pioli. Feliz com o empate que lhe permitiria abrir quatro pontos de distância dos perigos da zona de rebaixamento, o time de Walter Mazzarri fechou a sua intermediária com meia dúzia de atletas e apostou nos inúteis contra-ataques.

A euforia de Bennacer, depois do 1 X 0
A euforia de Bennacer, depois do 1 X 0 A euforia de Bennacer, depois do 1 X 0

Os torcedores do “rossonero” fantasiaram que, durante o intervalo, Pioli aprimoraria a eficácia do Milan. Ou que colocaria no prélio o quase sempre decisivo Ibrahimovic, mesmo quarentão. Aos 59’, porém, exatamente quando a turma do banco do “Diavolo” começava a se aquecer, da direita surgiu um cruzamento de Brahim Diaz que Olivier Giroud apenas aparou, como um pivô, para o petardo de canhota de Bennacer, com efeito, à meia altura, no canto contrário de Cragno. De elenco obviamente inferior nas habilidades individuais, seria muito difícil que o anfitrião acuasse o Milan. Aos 87’, o Ibra ainda substituiu Giroud. Não chegou a pegar na bola antes do apito derradeiro do ótimo Marco Di Bello.

Publicidade
Napoli, de vermelho, graças a Osimhen um vice consolidado
Napoli, de vermelho, graças a Osimhen um vice consolidado Napoli, de vermelho, graças a Osimhen um vice consolidado

NAPOLI (2º/63/30) 2 X 1 UDINESE (14º/30/28)

Nápoles, Stadio Diego Armando Maradona

Árbitro: Francesco Fourneau

Gols: Osimhen/2 X Deulofeu

Um susto, aos 22’, tiro enviesado de Deulofeu aos 22’, da entrada da área, que Ospina mal viu entrar. Todavia, cada vez mais esfuziante desde que se recuperou de uma lesão no rosto, o nigeriano Victor Osimhen se incumbiu, quase sozinho, de perpetrar a reação. Aos 52’, de cabeça, depois de um levantamento de Mário Rui, cobrança de infração. E aos 63’, sempre oportunista, ao se antecipar ao zagueiro Pablo Mari, depois de um cruzamento rasteiro do lateral Di Lorenzo. Ao menos por algumas horas o “Burro” da Terra da Pizza no topo da tabela, à espera das partidas da Inter e do Milan, que se desenrolariam a seguir.

Inter, um resultado horroroso como mandante
Inter, um resultado horroroso como mandante Inter, um resultado horroroso como mandante

INTER (3º/60/29) 1 X 1 FIORENTINA (8º/47/29)

Milão, Stadio Giuseppe Meazza

Árbitro: Daniele Chiffi

Gols: Dumfries X Torreira

Duas chances desperdiçadas na etapa inicial, segurança de Terracciano na meta da esquadra “Viola”, que vestiu amarelo no combate. E logo aos 50’ o susto, uma tabela com Nico Gonzales que deixou Torreira cara a cara com Handanovic. Depressa, porém, a “Biscione”, a serpente mitológica da Lombardia, encontrou a igualdade, lindo levantamento de Perisic que desceu preciso na testa de Dumfries, entre três becões da Fiorentina. Mas foi só. A queda na Champions machucou bastante e os rapazes de Simone Inzaghi ainda não retomaram o prazer de jogar que lhes propiciou o seu “Scudetto” de número 19. Cada jogo ficam mais longe o vigésimo título de campeã e a segunda estrela no seu fardamento.

Jogos do domingo, 20 de março:

JUVENTUS (4º/56/29) X SALERNITANA (20º/16/27)

Turim, Allianz Stadium

Árbitro: Giovanni Ayroldi

BOLOGNA (12º/33/28) X ATALANTA (6º/48/28)

Bolonha, Stadio Renato Dall’Ara

Árbitro: Fabio Maresca

Roma X Lazio, o clássico que pode valer a quinta colocação
Roma X Lazio, o clássico que pode valer a quinta colocação Roma X Lazio, o clássico que pode valer a quinta colocação

ROMA (7º/48/29) X LAZIO (5º/49/29)

Roma, Stadio Olìmpico

Árbitro: Massimiliano Irrati

VENEZIA (18º/22/28) X SAMPDORIA (16º/26/29)

Veneza, Stadio Pier Luigi Penzo

Árbitro: Daniele Orsato

EMPOLI (13º/32/29) X VERONA (10º/41/29)

Êmpoli, Stadio Carlo Castellani

Árbitro: Matteo Marcenaro

Na sexta-feira, dia 18 de março:

SASSUOLO (9º/43/30) 4 X 1 SPEZIA (15º/29/30)

Sassuolo, Mapei Stadium

Árbitro: Manuel Volpi

Gols: Berardi/2/1pen, Ayhan, Scamacca X Verde

Scamacca e Berardi, do Sassuolo, em ascensão na lista dos artilheiros
Scamacca e Berardi, do Sassuolo, em ascensão na lista dos artilheiros Scamacca e Berardi, do Sassuolo, em ascensão na lista dos artilheiros

GENOA (19º/22/30) 1 X 0 TORINO (11º/35/29)

Gênova, Stadio Luigi Ferraris

Árbitro: Maurizio Mariani

Gol: Portanova

Inaugurada em 21 de agosto de 2021, e com seu desfecho previsto para 22 de maio de 2022, esta edição da Série A do Futebol da Velha Bota, a 120ª na História do Calcio, a 90ª desde a implantação do campeonato de pontos corridos e em turno e returno, já viu 290 jogos e 836 gols, média de 2,88. Principais artilheiros: Ciro Immobile (Lazio), 21 gols; Dusan Vlahovic (Fiorentina/Juve), 20 = 17/3; Giovanni Simeone (Verona), 15; Lautaro Martínez (Inter) e Domenico Berardi (Sassuolo), 14: Tammy Abraham (Roma) e Gianluca Scamacca (Sassuolo), 13; Edin Dzeko (Inter), 12; Viktor Osimhen (Napoli), 11. João Pedro (Cagliari), Antonin Barak e Gianluca Caprari (Verona), 10.

Immobile, agora a esperança da seleção da Itália
Immobile, agora a esperança da seleção da Itália Immobile, agora a esperança da seleção da Itália

A jornada 31 do “Nazionale”, todas as dez partidas numa mesma data, só acontecerá no domingo subseqüente, dia 3 de Abril. Ocorre que em 24 de março, a próxima quinta, a “Squadra Azzurra” de Roberto Mancini iniciará a sua batalha por vaga na Copa do Catar. Caso suplante a Macedônia do Norte, na outra terça-feira, no dia 29 pegará ou Portugal ou Turquia. Eis os prélios que qualificarão as três últimas nações da Europa ao Mundial:

Gales X Áustria
Gales X Áustria Gales X Áustria

ROTA A

Dia 24:

GALES X ÁUSTRIA

Cardiff City Stadium, Cardiff, País de Gales

ESCÓCIA X UCRÂNIA

Hampden Park, Glasgow, Escócia

(Em junho, pois a Fifa aceitou um pedido de adiamento da Ucrânia, invadida pela Rússia)

Decisão da vaga:

Junho de 2002:

GAL/ÁUS X ESC/UCR

Ou em Cardiff ou em Viena, Áustria

Rússia, penalizada pela Fifa e pela Uefa
Rússia, penalizada pela Fifa e pela Uefa Rússia, penalizada pela Fifa e pela Uefa

ROTA B

Dia 24:

RÚSSIA 0 X WO POLÔNIA

VTB Arena, Moscou, Rússia

(Liminar e punitivamente, a Fifa desclassificou a Rússia)

SUÉCIA X REPÚBLICA TCHECA

Friends Arena, Solna, Suécia

Decisão da vaga:

Dia 29:

POLÔNIA X SUE/TCH

Stadion Slaski, Chorzow, Polônia

Itália X Macedônia do Norte
Itália X Macedônia do Norte Itália X Macedônia do Norte

ROTA C

Dia 24:

ITÁLIA X MACEDÔNIA DO NORTE

Stadio Renzo Barbera, Palermo, Itália

PORTUGAL X TURQUIA

Estádio do Dragão, Porto, Portugal

Decisão da vaga:

ITA/MAC X POR/TUR

Ou no Porto ou em Konya, na Turquia

A Taça Fifa
A Taça Fifa A Taça Fifa

Gostou? Clique num dos ícones do topo para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe a sua opinião sobre este meu texto no meu “FaceBook”. Caso saia de casa, vã com cautela e solidariedade, use máscara, por favor. E fique com o meu abraço virtual! Obrigadíssimo!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.