Silvio Lancellotti Ainda falta um ano. Mas, definidas as duas semis da Liga das Nações.

Ainda falta um ano. Mas, definidas as duas semis da Liga das Nações.

Um sorteio na sede da UEFA determinou Itália X Espanha, em Milão, e França X Bélgica, em Turim, como os duelos que se realizarão em Outubro de 2021.

Na sede da UEFA, o painel com as duas semis da Liga das Nações

Na sede da UEFA, o painel com as duas semis da Liga das Nações

UEFA

Embora com a participação obviamente interessada dos representantes das quatro sobreviventes da fase de chaves e, também, de alguns enviados da Mídia, foi discretíssima a cerimônia do sorteio das seleções semifinalistas da Liga das Nações da UEFA, a “Nations League” de 2020/2021. Aconteceu na quarta-feira, dia 3 de Novembro, em Nyon, Suíça, a Europa dramaticamente preocupada com a nova leva da Covid-19 que já assola todo o planeta.

Itália

Itália

@Euro2020

Rolaram no pote as bolinhas designadas para as campeãs das quatro chaves da chamada Divisão A, que englobou as 16 melhores de acordo com o ranking da entidade, um rol estruturado a partir dos desempenhos acumulados das suas 55 federações nas cinco temporadas mais recentes: a Itália ganhadora do Grupo 1, a Bélgica lider do Grupo 2, a França vencedora do 3 e a Espanha do 4. Tais equipes, curiosamente, somente se digladiarão no mês de Outubro de 2021, e em cidades da Itália. Dia 6, a “Azzurra pegará a “Fúria” no San Siro de Milão. Dia 7, os “Bleus” jogarão contra os “Diables Rouges” no Allianz de Turim. Daí, dia 10, em Turim e Milão, as brigas pelo bronze e pelo ouro.

Bélgica

Bélgica

@Euro2020

Trata-se da segunda versão de uma competição, paralela à Eurocopa, que a UEFA criou para mobilizar as suas 55 afiliadas nas “Datas Fifa”, quando, na imensa maioria, as seleções se dedicam a inúteis amistosos de caça-centavos. Portugal levantou a LN anterior, de 2018/2019, ao bater a Neerlândia, na final, por 1 X 0. O ranking separou as 55 em séries e em turmas. Na Divisão A, as 16 melhores em quatro chaves. Na Divisão B e na C, as subseqüentes 16 e 16. E então, na Divisão D, sete, num grupo de quatro e noutro de três. O projeto, engenhoso, estabelece ainda um regime de acessos e de rebaixamentos.

França

França

@Euro2020

Caíram quatro da Divisão A para a B: Bósnia, Islândia, Suécia e Ucrânia. Caíram quatro da B para a C: Irlanda do Norte, Eslováquia, Turquia e Bulgária. E as últimas quatro da C, Chipre X Estônia, Moldávia X Cazaquistão, se confrontarão em duas partidas de ida e volta em datas entre 24 e 29 de Março de 2022. As derrotadas, na edição seguinte da LN, estarão na Divisão D. Subiram da B para a A: Áustria, República Tcheca, Hungria e Gales. Da C para a B: Montenegro, Armênia, Eslovênia e Albânia. E da D para a C, os times das Ilhas Far Oer e de Gibraltar - que, aliás, nem nações independentes são.

Espanha

Espanha

@Euro2020

No balanço da segunda edição da LN, consideradas todas as séries e todas as chaves, houve 328 gols em 160 jogos, a média de 2,26. Erling Haaland, da Noruega, se destacou como o artilheiro com 6 tentos. Claro que hoje é absolutamente inviável especular sobre o ponto em que estarão as quatro semifinalistas em Outubro de 2021. Porém, não machuca relembrar as principais estatísticas que marcam os duelos. Itália e Espanha já se enfrentaram em 33 ocasiões, com a “Fúria” à frente por 12 triunfos a 9. Bélgica e França já se debateram 74 vezes, vantagem dos “Diables” por 30 a 25.

A seleção de Portugal, campeã da Liga das Nações de 2018/2019

A seleção de Portugal, campeã da Liga das Nações de 2018/2019

@UEFA

Gostou? Clique num dos ícones para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe a sua opinião sobre este meu texto no meu “FaceBook”. Caso saia de casa, use máscara. E fique com o meu abração virtual! Obrigadíssimo!

Últimas