Logo R7.com
RecordPlus
Silvio Lancellotti - Blogs

A Juventus, tranquila, e a Lazio, no sufoco, às quartas da Coppa Italia

Em Turim, com direito, enfim, a uma comemoração de verdade de Paulo Dybala, a "Senhora" atropela a Sampdoria. Em Roma, a "Águia" apenas bate a Udinese no segundo tempo da prorrogação.

Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti

  • Google News
Todos os abraços da peleja no 10 da Juventus, Paulo Dybala
Todos os abraços da peleja no 10 da Juventus, Paulo Dybala

Enfim já definida, inclusive com um razoável impacto, a jornada 22 do “Nazionale” da Itália de 2021/2022, nesta terça-feira, dia 18 de Janeiro, prosseguiram as oitavas de final da sua Copa, a segunda competição mais importante do Calcio. No Campeonato, aconteceu um escorregão até palatável da líder Inter em visita à brava Atalanta, Houve, também, o brutal, grotesco fracasso do vice Milan, dentro do seu San Siro, diante de um frágil Spezia nas imediações da zona do rebaixamento à Série B. Nesta edição da Copa, hoje apelidada de “Frecciarossa”, por causa do patrocínio financeiro dos trens de ultra-velocidade que cruzam a Bota, até esta data se realizaram cinco pelejas, com uma só insólita surpresa, a eliminação do Napoli, terceiro no “Nazionale”, abatido pela Fiorentina, 2 X 6. Eis as partidas desta terça:

O momento da cobrança de Cuadrado, infração da entrada da área, 1 X 0
O momento da cobrança de Cuadrado, infração da entrada da área, 1 X 0

JUVENTUS 4 X 1 SAMPDORIA


Turim, Allianz Stadium

Gols: Cuadrado, Rugani, Dybala, Morata/pen X Conti


Quem não tem mais Cristiano Ronaldo e que ainda deixa Paulo Dybala no banco, no momento da cobrança de uma falta sonha com o pé direito de Juán Cuadrado. Depois de 25’ de dominação estéril da “Senhora”, Álvaro Morata sofreu uma infração junto à linha de entrada da área grande. Na dúvida sobre quem bateria, o colombiano se apresentou. E foi impecável, um tiro rasteiro, ao lado da barreira, que o arqueiro Falcone não conseguiu espalmar. E Cuadrado ainda participou de uma tabela espetacular com o espanhol, a qual redundaria nos 2 X 0 não tivesse o VAR avisado o árbitro Francesco Fourneau de uma irregularidade bem anterior, uma trombada, por detrás, de Adrien Rabiot em Rincón.

O colombiano Cuadrado, o craque da disputa
O colombiano Cuadrado, o craque da disputa

Já parecia inevitável a segunda “rete”, porém. Despontou aos 52’, um alçamento de Arthur, numa ótima porfia, e o desvio de cocuruto de Rugani, um excelente substituto do lesionado Leo Bonucci. A Samp assustou um tico aos 63, quando Augello levantou da esquerda, a bola cruzou toda a extensão lateral do campo, Alex Sandro deixou passar e Conti arrematou, cruzado, longe do alcance do acrobático Perin. Prontamente a “Senhora” respondeu, aos 67’, num cruzamento de Locatelli que Dybala, recém-entrado, com esmero aparou. Claro, que se aguardava que maneira “La Joya” celebraria, depois da sua provocação à diretoria da agremiação nos 2 X 0 do Campeonato, no último sábado, ao pespegar o 1 X 0 na Udinese. O argentino, todavia, desta vez comemorou efusivamente os 3 X 1. Alívio nas tribunas...


Dybala, um gol e a celebração de verdade
Dybala, um gol e a celebração de verdade

Aos 73’, Marco Landucci, no lugar do suspenso Max Allegri efetuou a estréia do garoto francês Marley Ake, 21 de idade. Logo aos 77, muito veloz, Ake investiu pela direita, driblou Augello e induziu o seu rival a cometer o penal. Morata converteu, friamente, 4 X 1. Uma vitória de fato tranqüila, além de convincente da Juve, que nas quartas de final se defrontará com o ganhador do cotejo menos valorizado das oitavas, Sassuolo X Cagliari. Ou, pelo caminho à sua frente, a “Senhora” já é favoritérrima a uma vaga nas semis.

O tento solitário e decisivo de Ciro Immobile
O tento solitário e decisivo de Ciro Immobile

LAZIO 1 (0-1) X 0 (0-0) UDINESE


Roma. Stadio Olìmpico

Gol: Immobile

Artilheiro do “Nazionale” da Bota, ao lado de Vlahovic da Fiorentina, 17 gols, poupado pelo treinador Maurizio Sarri, o impetuoso Ciro Immobile apenas entrou no jogo aos 71’. Impedido, perdeu quatro chances de colocar a sua Lazio à frente do marcador e o cotejo desembarcou na prorrogação. Logo no início do segundo tempo dos suplementares, de todo modo, desfrutou um lançamento maravilhoso de Cataldi, encobriu o arqueiro Silvestri e colocou a “Águia” nas quartas de final. Um duelo complexo, contra o Milan, e no San Siro.

A festa da Lazio depois do tento de Immobile
A festa da Lazio depois do tento de Immobile

Nascida em 1922, com o triunfo do Vado, um clube da Ligúria que hoje, praticamente amador, se esconde na Série D, quarta divisão do Calcio, a Copa Itália, montada basicamente no esquema de mata-matas, se caracteriza por também abrigar clubes das repartições inferiores e de todas as regiões da nação. Em cem anos, porém, a disputa muitas vezes se interrompeu e apenas adquiriu constância em 1958. Sucesso, então, da Lazio de Roma. Na verdade, assim, esta é a sua edição 75. Naquela que o Vado venceu se inscreveram 38 agremiações. Em 2019/2020, quando a Juventus atingiu o topo do pódio, absorveu 78. A Covid-19, todavia, provocou um enxugamento radical. O Calcio precisou de espaço para a Eurocopa/2020, que a seleção de Roberto Mancini abiscoitou, e para as eliminatórias da Copa do Catar/2022. A seleção do “Mancio” brigará por uma vaga, entre 24 e 29 de Março, com a Macedônia do Norte e, muito provavelmente, com o difícil Portugal.

O Vado, campeão da Coppa de 1922
O Vado, campeão da Coppa de 1922

Consequência: inaugurada em 7 de Agosto de 2021, esta edição 75 principiou com todos os vinte clubes da Série A, todos os 20 da Série B e ainda os quatro melhores da Série C. Numa fase inicial, em 7 e 8 de Agosto os quatro times da Série C e os quatro de ranking mais baixo da B duelaram em jogo único. Da C, só o Catanzaro resistiu e acabou detonado, na etapa seguinte, pelo Verona da A. A A segunda fase, pelejas entre 13 e 16 de Agosto, ostentou os quatro sobreviventes, mais os 16 outros da B e mais 12 da Série A, de ranking de 9 até 20. Da B sobraram meros cinco: Benevento, Citadella, Lecce, Crotone e Ternana. A batalha recomeçou em Dezembro, de 12 a 16, quando os 16 clubes que restaram se digladiaram em oito jogos. Só o Lecce se qualificou às oitavas que agora se desenrolam, numa única partida, os oito vencedores contra os oito de ranking mais alto da A, sempre os mandantes.

Fiorentina, devastadora em Nápoles
Fiorentina, devastadora em Nápoles

Partidas realizadas anteriormente

Dia 12 de Janeiro, quarta-feira:

ATALANTA 2 X 0 VENEZIA

Gols: Muriel, Mahele

Dia 13 de Janeiro, quinta-feira

NAPOLI 2 X 5 FIORENTINA

Gols: Mertens, Petagna X Vlahovic, Biraghi, Venuti, Piatek, Maleh

MILAN 3 X 1 GENOA

Gols: Giroud, Rafael Leão, Saelemaekers X Ostigard

Partidas ainda não realizadas:

Dia 19 de Janeiro, quarta-feira:

SASSUOLO X CAGLIARI

Sassuolo, MAPEI Stadium

INTER X EMPOLI

Milão, Stadio Giuseppe Meazza

Dia 20 de Janeiro, quinta-feira:

ROMA X LECCE

Roma, Stadio Olìmpico

O selo do Twitter da "Frecciarossa"
O selo do Twitter da "Frecciarossa"

Nas suas 34 porfias até esta data a Copa Itália 2021/2022 registrou 118 tentos, média de 3,47. Programadas para 8 e 10 de Fevereiro, as quartas de final exibirão: Atalanta X Fiorentina, Milan X Lazio, Juventus X Sassuolo/Cagliari, Roma/Lecce X Inter/Empoli. Só nas semis os desafios serão no formato de ida e volta, as datas ainda não estabelecidas. Daí, a final, quaisquer que sejam os adversários, ocorrerá no Olímpico de Roma. Com 14 títulos, a Juventus é a maior campeã. A Roma tem 9 lauréis. Inter e Lazio somam sete cada.

PS: No mesmo dia 18, o “Giudice Sportivo” do Calcio, Gerardo Mastrandrea, decretou que, no cotejo adiado entre a Udinese e a Salernitana, por causa da Covid-19, o placar será de 3 X 0 em favor da esquadra do Fríuli, e que a equipe da Campânia perderá mais um ponto como pena por seu não-comparecimento. Medida, claro, ainda sujeita a recurso. Falta que Mastrandrea determine o desfecho de mais quatro jogos igualmente não realizados por uma idêntica razão: Atalanta X Torino, Bologna X Inter, Fiorentina X Udinese X Salernitana. Pode acontecer de o “Collegio di Garanzia” do Comitê Olímpico Italiano reverter a decisão e decidir que se marque uma nova peleja no futuro. Conclusão óbvia, deve se estender bastante essa pendenga...

Gostou? Clique num dos ícones do topo para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe a sua opinião sobre este meu texto no meu “FaceBook”. Caso saia de casa, seja cauteloso e seja solidário, use máscara, por favor. E fique com o meu abraço virtual! Obrigadíssimo!

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.