A Itália fica no zero e Portugal segue às semifinais da Nations League
Pobre Roberto Mancini, craque, hoje treinador da "Azzurra", sem um time capaz de honrar o Calcio como na Copa de 2006 e nas décadas de 80 e 90
Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti

Continuou neste sábado, 17 de Novembro, com mais um duelo pela sua Série A, a Nations League da Europa, uma novíssima competição que a UEFA criou para mobilizar as suas 55 afiliadas, as respectivas torcidas e os donos das verbas essenciais de patrocínio. Integram a Série A, uma espécie de primeira divisão, as 12 melhores seleções do ranking do continente, separadas em 4 chaves de 3, jogos de todas contra todas, em ida e volta. As líderes, então, se desafiarão, em Junho de 2019, para a decisão da campeã. As últimas quatro desabarão à divisão de baixo. Antes de se completarem todas as rodadas, a Polônia, a Islândia e a Alemanha já se condenaram ao amargor da queda.

Pelo Grupo 3, que também inclui a Polônia, no clássico Stadio San Siro, Milão, numa pugna crucial, a “Squadra Azzurra” recebeu a representação das “Cinco Quinas” de Portugal. Estava animada. Em 14 de Outubro, no Stadion Slaski de Chorzow, miraculosamente, graças a um tento do lateral Biraghi, aos 180” dos acréscimos a Itália havia se safado de um desabamento praticamente certo e ainda recuperado a possibilidade, mesmo que muito remota, de arrebatar o topo da tabela. Necessitaria de dois prodígios acumulados: além de suplantar Portugal, então, no dia 20, torcer para que a Polônia, embora desinteressada, consiga afundar a belonave lusitana no gramado de Guimarães.

As estatísticas históricas favoreciam largamente a Itália. Invicta como mandante, em 26 pelejas, 18 vitórias a 6, nos gols 51 a 23. Sem dizer que permaneceu ausente, por seu pedido, o craque Cristiano Ronaldo. Apesar de toda a sua enorme dedicação pessoal, porém, Roberto Mancini, o seu treinador, não dispõe de uma geração de atletas que minimamente se aproximem, na qualidade, daqueles seus colegas de “Azzurra” nas décadas de 80 e de 90, ou dos companheiros do seu capitão Giorgio Chellini, nos idos do título mundial na Copa da Alemanha/2006. Chiellini que realizou a sua centésima presença com o elenco principal da sua pátria no Futebol.

Sem que os membros das “Cinco Quinas” produzissem o mais ínfimo perigo diante da meta de Gigi Donnarumma, a Itália controlou as ações, pressionou e martelou – mas, esterilmente. Perfeitíssimo, para a belonave lusitana, que o tempo se arrastasse, cruel, implacável, na calmaria, sem riscos. Faltavam, à “Azzurra”, um comandante no meio-campo e um piloto na ofensiva. E desta vez não haveria a euforia nos acréscimos, encerramento no San Siro, 0 X 0, e mesmo sem o CR7, a equipe apenas aplicada do sisudo Fernando Santos se tornou a primeira dentre as seleções da Série A a assegurar o seu passaporte às semifinais. Detalhe: três nações se candidataram a abrigar a fase decisiva desta Nations League: Itália, Polônia e Portugal. Como a Itália e a Polônia não estarão entre as seleções na briga pelo título, será Portugal o país-sede.

Classificação do Grupo 3
POR – (3j) 7pg, 4gp X 2gc
ITA – (4j) 5pg, 2gp X 2gc
POL – (3j) 1pg, 3gp X 5gc
Os eventos deste domingo, 18 de Novembro:

GRUPO 2
18/11 Suíça X Bélgica
Matematicamente, à Bélgica bastará um empate diante da Suíça, na Swissporarena de Lucerna. Porque, todavia, na sua porfia de ida, em Bruxelas, apenas venceu por 2 X 1, uma derrota lhe será fatal, a menos que faça dois gols e a diferença não ultrapasse um único tento. Nesse caso, terá a vantagem contar em dobro os gols marcados no campo do inimigo.
Classificação
BEL – (3j) 9pg, 7gp X 1gc
SUI – (3j) 6pg, 9gp X 3gc
ISL – (4j) 0pg, 1gp X 13gc

GRUPO 4
18/11 Inglaterra X Croácia
Também miraculosamente, também nos acréscimos, com dois gols do zagueiro Jedvaj, que não tinha anotado um só tento em 16 prélios por sua “Varteni”, ou “Ardente”, a Croácia bateu a Espanha, 3 X 2, no dia 15, escapuliu do rebaixamento em casa e ainda reinventou a sua chance de brigar pelo título do grupo. Caso aconteça uma igualdade no templo de Wembley, a “Fúria” levará a taça da turma e a “Ardente” descerá à Série B. Porém, caso alguma das duas adversárias obtenha o sucesso, assumirá a liderança e remeterá a perdedora às agruras da segunda divisão.
Classificação
ESP – (4j) 6pg, 12gp X 7gc
ING – (3j) 4pg, 4gp X 4gc
CRO – (3j) 4pg, 3gp X 8gc
Gostou? Clique em “Compartilhar”, em “Tweetar”, ou deixe a sua opinião em “Comentários”. Muito obrigado. E um grande abraço.