Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

A Itália fica no zero e Portugal segue às semifinais da Nations League

Pobre Roberto Mancini, craque, hoje treinador da "Azzurra", sem um time capaz de honrar o Calcio como na Copa de 2006 e nas décadas de 80 e 90

Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti

Fernando Santos, o treinador de Portugal, agora nas semis da NL
Fernando Santos, o treinador de Portugal, agora nas semis da NL Fernando Santos, o treinador de Portugal, agora nas semis da NL

Continuou neste sábado, 17 de Novembro, com mais um duelo pela sua Série A, a Nations League da Europa, uma novíssima competição que a UEFA criou para mobilizar as suas 55 afiliadas, as respectivas torcidas e os donos das verbas essenciais de patrocínio. Integram a Série A, uma espécie de primeira divisão, as 12 melhores seleções do ranking do continente, separadas em 4 chaves de 3, jogos de todas contra todas, em ida e volta. As líderes, então, se desafiarão, em Junho de 2019, para a decisão da campeã. As últimas quatro desabarão à divisão de baixo. Antes de se completarem todas as rodadas, a Polônia, a Islândia e a Alemanha já se condenaram ao amargor da queda.

As 12 seleções da Série A da NL
As 12 seleções da Série A da NL As 12 seleções da Série A da NL

Pelo Grupo 3, que também inclui a Polônia, no clássico Stadio San Siro, Milão, numa pugna crucial, a “Squadra Azzurra” recebeu a representação das “Cinco Quinas” de Portugal. Estava animada. Em 14 de Outubro, no Stadion Slaski de Chorzow, miraculosamente, graças a um tento do lateral Biraghi, aos 180” dos acréscimos a Itália havia se safado de um desabamento praticamente certo e ainda recuperado a possibilidade, mesmo que muito remota, de arrebatar o topo da tabela. Necessitaria de dois prodígios acumulados: além de suplantar Portugal, então, no dia 20, torcer para que a Polônia, embora desinteressada, consiga afundar a belonave lusitana no gramado de Guimarães.

Roberto Mancini, o herdeiro de uma geração sofrível
Roberto Mancini, o herdeiro de uma geração sofrível Roberto Mancini, o herdeiro de uma geração sofrível

As estatísticas históricas favoreciam largamente a Itália. Invicta como mandante, em 26 pelejas, 18 vitórias a 6, nos gols 51 a 23. Sem dizer que permaneceu ausente, por seu pedido, o craque Cristiano Ronaldo. Apesar de toda a sua enorme dedicação pessoal, porém, Roberto Mancini, o seu treinador, não dispõe de uma geração de atletas que minimamente se aproximem, na qualidade, daqueles seus colegas de “Azzurra” nas décadas de 80 e de 90, ou dos companheiros do seu capitão Giorgio Chellini, nos idos do título mundial na Copa da Alemanha/2006. Chiellini que realizou a sua centésima presença com o elenco principal da sua pátria no Futebol.

Chiellini, na centésima partida pela "Azzurra", uma despedida melancólica
Chiellini, na centésima partida pela "Azzurra", uma despedida melancólica Chiellini, na centésima partida pela "Azzurra", uma despedida melancólica

Sem que os membros das “Cinco Quinas” produzissem o mais ínfimo perigo diante da meta de Gigi Donnarumma, a Itália controlou as ações, pressionou e martelou – mas, esterilmente. Perfeitíssimo, para a belonave lusitana, que o tempo se arrastasse, cruel, implacável, na calmaria, sem riscos. Faltavam, à “Azzurra”, um comandante no meio-campo e um piloto na ofensiva. E desta vez não haveria a euforia nos acréscimos, encerramento no San Siro, 0 X 0, e mesmo sem o CR7, a equipe apenas aplicada do sisudo Fernando Santos se tornou a primeira dentre as seleções da Série A a assegurar o seu passaporte às semifinais. Detalhe: três nações se candidataram a abrigar a fase decisiva desta Nations League: Itália, Polônia e Portugal. Como a Itália e a Polônia não estarão entre as seleções na briga pelo título, será Portugal o país-sede.

Publicidade
A celebração oficial da federação lusitana
A celebração oficial da federação lusitana A celebração oficial da federação lusitana

Classificação do Grupo 3

POR – (3j) 7pg, 4gp X 2gc

Publicidade

ITA – (4j) 5pg, 2gp X 2gc

POL – (3j) 1pg, 3gp X 5gc

Publicidade

Os eventos deste domingo, 18 de Novembro:

Na ida, em Bruxelas, Lukaku, Hazard e Mertens
Na ida, em Bruxelas, Lukaku, Hazard e Mertens Na ida, em Bruxelas, Lukaku, Hazard e Mertens

GRUPO 2

18/11 Suíça X Bélgica

Matematicamente, à Bélgica bastará um empate diante da Suíça, na Swissporarena de Lucerna. Porque, todavia, na sua porfia de ida, em Bruxelas, apenas venceu por 2 X 1, uma derrota lhe será fatal, a menos que faça dois gols e a diferença não ultrapasse um único tento. Nesse caso, terá a vantagem contar em dobro os gols marcados no campo do inimigo.

Classificação

BEL – (3j) 9pg, 7gp X 1gc

SUI – (3j) 6pg, 9gp X 3gc

ISL – (4j) 0pg, 1gp X 13gc

Jedvaj, dois gols em Croácia 3 X 2 Espanha
Jedvaj, dois gols em Croácia 3 X 2 Espanha Jedvaj, dois gols em Croácia 3 X 2 Espanha

GRUPO 4

18/11 Inglaterra X Croácia

Também miraculosamente, também nos acréscimos, com dois gols do zagueiro Jedvaj, que não tinha anotado um só tento em 16 prélios por sua “Varteni”, ou “Ardente”, a Croácia bateu a Espanha, 3 X 2, no dia 15, escapuliu do rebaixamento em casa e ainda reinventou a sua chance de brigar pelo título do grupo. Caso aconteça uma igualdade no templo de Wembley, a “Fúria” levará a taça da turma e a “Ardente” descerá à Série B. Porém, caso alguma das duas adversárias obtenha o sucesso, assumirá a liderança e remeterá a perdedora às agruras da segunda divisão.

Classificação

ESP – (4j) 6pg, 12gp X 7gc

ING – (3j) 4pg, 4gp X 4gc

CRO – (3j) 4pg, 3gp X 8gc

Gostou? Clique em “Compartilhar”, em “Tweetar”, ou deixe a sua opinião em “Comentários”. Muito obrigado. E um grande abraço.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.