Silvio Lancellotti A Inter, agora, só depende dela mesma para levar o bi do Calcio

A Inter, agora, só depende dela mesma para levar o bi do Calcio

Neste sábado, dia 23, bateu a Roma por 3 X 1, e subiu um degrau acima do Milan na tabela. Como ainda tem um jogo atrasado a recuperar, essa vantagem pode se transformar em quatro pontos.

A alegria da Inter, depois dos 3 X 1 sobre a Roma

A alegria da Inter, depois dos 3 X 1 sobre a Roma

@Serie A Calcio

Com a jornada deste final de semana, número 34 de um total de 38, restam apenas cinco para o encerramento do Campeonato Italiano de 2021/2022. Ainda existem três agremiações na batalha pelo titulo da temporada: Milan, Inter e Napoli. Outras cinco lutam por vagas nas Copas da UEFA: Juventus, Roma, Fiorentina, Lazio e Atalanta. E também continua acirrada e complicada a briga crucial pela sobrevivência na Série A. Caem três, mas são cinco os times no limiar do rebaixamento: Genoa, Salernitana, Venezia, Cagliari e Sampdoria. No resumo, seguem emocionantes os trajetos de 13 dos 20 times do torneio.

O "Cavalo Marinho", símbolo da Salernitana

O "Cavalo Marinho", símbolo da Salernitana

Reprodução

Por causa da Covid-19, houve cinco jogos suspensos no “Nazionale”. Três serão recuperados no dia 27 de Abril: Bologna X Inter, Fiorentina X Udinese e Salernitana X Venezia. E no dia 11 de Maio se defrontarão Atalanta X Torino. Um dos cotejos adiados já aconteceu, na recente quarta-feira, dia 20. Então, visitante da Dacia Arena, em Ùdine, a Salernitana, que era a rabeira absoluta da tabela, conquistou um triunfo importantíssimo sobre a Udinese, 1 X 0, graças ao tento de Simone Verdi aos 93’. Como a esquadra grená do “Cavalo Marinho”, além de hospedar a Fiorentina neste domingo, 24, ainda pegará o agora rabeira Venezia, dentro de casa, cresceram  bastante as suas chances de “salvezza”.


Eis as fichas e as sínteses das pelejas deste sábado, 23:

A Inter, de Lautaro Martínez, no topo da classificação

A Inter, de Lautaro Martínez, no topo da classificação

@Serie A Calcio

INTER (1º/72/33) 3 X 1 ROMA (5º/58/34)
Milão, Stadio Giuseppe Meazza
Árbitro: Simone Sozza
Gols: Dumfries, Brozovic, Lautaro X Mkhitaryan

Quase exatamente 82 anos atrás, em 27 de Abril de 1930, a “Biscione”, serpente mitológica da Lombardia, sapecou 6 X 0 na “Loba” da capital. Uma peleja que se cristalizou na memória dos “tifosi” da Inter, não pelo placar robusto, mas porque antes q ue se completasse o seu quarto minuto um rapazote, batizado de Giuseppe Meazza (1910-1979),  já havia feito três tentos, recorde praticamente inviável de se quebrar. Desta vez, a “nerazzurra” de Milão necessitou de 22 minutos até abrir os 3 X 0. Suficientes, no entanto.

O estranho abraço de Lautaro em Brozovic, depois dos 2 X 0

O estranho abraço de Lautaro em Brozovic, depois dos 2 X 0

@Serie A Calcio

Apesar do domínio tranquilo da Inter, o resultado apenas se abriu aos 30’, numa investida de Calhanoglu e no belo passe em profundidade até Dumfries, que entrou da área da Roma e venceu Rui Patrício com um tiro indefensável. Aos 40, o arqueiro lusitano do time do compatriota José Mourinho de novo não teve a menor chance de interferir. Parceria croata, a armação de Perisic para Brozovic, que driblou dois adversários e fulminou no ângulo da meta da Roma. Combate praticamente decidido, antes mesmo do intervalo. Juntinho ao banco da sua equipe, a caminho do vestiário, Simone Inzaghi, treinador da “Biscione”, teve a lembrança de afagar as cabeleiras dos seus dois filhos e de beijar a sua esposa.

A Inter que começou o jogo, agora muito perto do "Scudetto" número 20

A Inter que começou o jogo, agora muito perto do "Scudetto" número 20

@Serie A Calcio

A Inter voltou ao gramado disposta a consolidar o triunfo e a garantir a liderança temporária na tabela, um ponto à frente do rivalérrimo Milan. E perpetrou os 3 X 0 aos 52’ numa linda testada de Lautaro Martinez, 1m74 de altura, em meio a quatro atletas bem mais volumosos da Roma, no desfrute de um escanteio levantado por Calhanoglu. A “Loba” só mereceria o gol de honra quando a “Biscione” já estava além de relaxada, aos 85’, um cruzamento raso de Karsdrop e o chute de Mkhitaryan, livre de marcação. Verdade que, no domingo, contra a Lazio, o Milan pode recuperar o topo da classificação. A Inter, porém, ainda tem uma peleja adiada a travar. Só depende de si mesma, de mais ninguém.

Atalanta, um esboço de recuperação no torneio

Atalanta, um esboço de recuperação no torneio

@Serie A Calcio

VENEZIA (20º/22/33) 1 X 3 ATALANTA (8º/54/33)
Veneza, Stadio Pier Luigi Penzo
Árbitro: Francesco Fourneau
Gols: Crnigoj X Pasalic, Zapata, Muriel

Uma aparente reação da “Deusa” dirigida por Gian Piero Gasperini. Já esteve, sossegada, entre as quatro melhores do certame e, agora, padece numa tentativa desesperada de ao menos arrebatar uma vaga na Conference League da UEFA. Aliás, no caso desta pugna, sobrou para o time da Terra dos Canais, relegado à triste rabeira da classificação.


TORINO (11º/43/33) 2 X 1 SPEZIA (15º/33/34)
Turim, Stadio Olimpico Grande Torino
Árbitro: Dàvide Ghersini
Gols: Lulic/2/1pen X Manaj/pen

VERONA (9º/49/34) 1 X 1 SAMPDORIA (16º/30/34)
Verona, Stadio Marcantonio Bentegodi
Árbitro: Giovanni Ayroldi
Gols: Caprari X Caputo


Pelejas do domingo, dia 24:

Lazio X Milan, o clássico do domingo

Lazio X Milan, o clássico do domingo

Reprodução

LAZIO (7º/56/33) X MILAN (1º/71/33)
Roma, Stadio Olìmpico
Árbitro: Marco Guida

EMPOLI (14º/34/33) X NAPOLI (3º/67/33)
Empoli, Stadio Carlo Castellani
Árbitro: Livio Marinelli

SALERNITANA (19º/22/32) X FIORENTINA (6º/56/32)
Salerno, Stadio Arachi
Árbitro: Dàvide Massa

BOLOGNA (13º/38/32) X UDINESE (12º/39/32)
Bolonha, Stadio Renato Dall’Ara
Árbitro: Alberto Santoro

GENOA (20º/22/33) X CAGLIARI (17º/28/33)
Gênova, Stadio Luigi Ferraris
Árbitro: Paolo Valeri


Na segunda-feira, dia 25:

Sassuolo X Juventus, o fecho da rodada, na segunda-feira

Sassuolo X Juventus, o fecho da rodada, na segunda-feira

Reprodução

SASSUOLO (10º/46/33) X JUVENTUS (4º/63/33)
Sassulo, MAPEI Stadium
Árbitro: Fabio Maresca


Inaugurada em 21 de agosto de 2021, e com seu desfecho previsto para 22 de maio de 2022, esta edição da Série A do Futebol da Velha Bota, a 120ª na História do Calcio, a 90ª desde a implantação do campeonato de pontos corridos e em turno e returno, já viu 330 jogos e 930 gols, média de 2,82. Os principais artilheiros: com 25 gols, Ciro Immobile (Lazio); Dusan Vlahovic, 23 (Fiorentina/Juve = 17/6); Lautaro Martínez (Inter) e Giovanni Simeone (Verona), 16; Tammy Abraham (Roma), 15; Domenico Berardi (Sassuolo), 14; Edin Dzeko (Inter) e Gianluca Scamacca (Sassuolo), 13; Marko Arnautovic (Bologna), João Pedro (Cagliari) e Viktor Osimhen (Napoli), 22; Francesco Caputo (Sampdoria), Beto e Gerard Deulofeu (Udinese), e mais Gianluca Caprari (Verona), 11.

Lautaro Martínez, 16 tentos no "Nazionale"

Lautaro Martínez, 16 tentos no "Nazionale"

@Serie A Calcio

Das sete agremiações da Bota que obtiveram inscrições nas Copas da UEFA, apenas a Roma chegou à fase das semifinais, na Conference League, ou Liga Conferência, a CoL. Na próxima quinta-feira, dia 28, na Inglaterra, se digladiará com o Leicester (retorno programado para 5 de Maio, no Olímpico da capital da Bota). Daí, no próximo final de semano, de 30 de Abril a 2 de Maio, haverá a rodada 25 do “Nazionale”:

Pela Europa League, a complicada viagem da Roma até Leicester, na Inglaterra

Pela Europa League, a complicada viagem da Roma até Leicester, na Inglaterra

Reprodução

Sábado, 30:
CAGLIARI X VERONA
NAPOLI X SASSUOLO
SAMPDORIA X GENOA
SPEZIA X LAZIO

Domingo, 1º:
JUVENTUS X VENEZIA
EMPOLI X TORINO
MILAN X FIORENTINA
UDINESE X INTER
ROMA X BOLOGNA

Segunda, 2:
ATALANTA X SALERNITANA


Gostou? Clique num dos ícones do topo para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe a sua opinião sobre este meu texto no meu “FaceBook”. Caso saia de casa, vã com cautela e solidariedade, use máscara, por favor. E fique com o meu abraço virtual! Obrigadíssimo!

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas