Silvio Lancellotti A Eurocopa de seleções define as últimas quatro classificadas

A Eurocopa de seleções define as últimas quatro classificadas

Vinte das 55 nações da UEFA já tinham garantido as suas vagas. Agora, apesar das dificuldades criadas pela Covid-19, termina a longa fase de qualificação. 

O logotipo das eliminatórias da Eurocopa

O logotipo das eliminatórias da Eurocopa

UEFA

Nesta quinta-feira, dia 12 de Novembro de 2020, enfim se complementarão as eliminatórias da Eurocopa de seleções. Enfim porque, inaugurada em 21 de Março de 2019, não acontecesse a fatídica pandemia da Covid-19, essa fase já deveria ter-se encerrado em Fevereiro último e a própria etapa decisiva da competição já deveria ter-se acabado em Junho. Claro, se alteraram o regulamento da competição e também as datas de seu prosseguimento.

A distribuição das 55 seleções pelas dez chaves das eliminatórias

A distribuição das 55 seleções pelas dez chaves das eliminatórias

UEFA

Trata-se da 16ª edição da contenda, nascida em 1960 e, desde então, programada para se reprisar a cada quatro anos. Nesta versão, se inscreveram todas as 55 afiliadas da UEFA, a entidade que organiza o Futebol no Velho Continente, em cinco chaves de cinco e outras cinco de seis. Obtiveram classificação as campeãs e as vices. Das 35 restantes, as 16 melhores, de acordo com um ranking elaborado a partir da Liga das Nações, uma competição paralela idealizada pela UEFA, disputaram os “playoffs” de repescagem que agora desembarcam num desfecho.

Eis os quatro combates da quinta-feira:

Macedônia do Norte

Macedônia do Norte

@Euro2020

GEORGIA X MACEDÔNIA DO NORTE
Boris Paichadze Arena, Tíflis, 54.139 lugares

A Geórgia vem de sobrepujar Belarus, 1 X 0.
A Macedônia do Norte, de suplantar Kosovo, 2 X 1.
Quem remanescer integrará o Grupo C da etapa decisiva da Eurocopa, ao lado de Áustria, Neerlândia e Ucrânia, duelos previstos para Amsterdam (Nee) e Bucarest (Rom) entre 13 e 21 de Junho de 2021.

Escócia

Escócia

@Euro2020

SÉRVIA X ESCÓCIA
Stadion Rajko Mitic, Belgrado, 53.000 lugares

A Sérvia vem de superar a Noruega, prorrogação, 2 X 1.
A Escócia vem de bater Israel, penais, 5 X 3, após 0 X 0.
Quem remanescer integrará o Grupo D da etapa decisiva da Eurocopa, com Croácia, Inglaterra e República Tcheca, duelos previstos para Glasgow (Esc) e Londres (Ing) entre 13 e 22 de Junho de 2021.

Eslováquia

Eslováquia

@Euro2020

IRLANDA DO NORTE X ESLOVÁQUIA
Windsor Park, Belfast, 18.614 lugares

A Irlanda do Norte vem de vencer a Bósnia, penais, 4 X 3, após 1 X 1.
A Eslováquia vem de ganhar da República da Irlanda, penais, 4 X 2, após 0 X 0.
Quem remanescer integrará o Grupo E da etapa decisiva da Eurocopa, com Espanha, Polônia e Suécia, duelos previstos para Bilbao (Esp) e Dublin (Irl) entre 14 e 23 de Junho de 2021.

Islândia

Islândia

@Euro2020

HUNGRIA X ISLÂNDIA
Puskás Aréna, Budapest, 67.215 lugares

A Hungria vem de ultrapassar a Bulgária, 3 X 1.
A Islândia vem de derrotar a Romênia, 2 X 1.
Quem remanescer integrará o Grupo F da etapa decisiva da Eurocopa, com Alemanha, França e Portugal, duelos previstos para Budapest e Munique (Ale) entre 15 e 23 de Junho de 2021.

As outras chaves da etapa decisiva da Eurocopa:

Itália

Itália

@Azzurri

GRUPO A – Gales, Itália, Suíça e Turquia
Duelos previstos para Roma (Ita) e Baku (Aze) entre 11 e 20 de Junho de 2021.

GRUPO B – Bélgica, Dinamarca, Finlândia, Rússia
Duelos previstos para São Petersburgo (Rus) e Copenhague (Din) entre 12 e 21 de Junho de 2021.

O regulamento permite que um país-sede atue ao menos duas vezes em seus domínios. Como, em suas chaves respectivas, não existem seleções correspondentes às outras cidades pré-escolhidas como anfitriãs, mesmo sem a presença eventual dos seus torcedores levam vantagem, três jogos em casa, Itália, Neerlândia, Inglaterra, Espanha e Alemanha. No caso do Grupo B, caberá, pelo ranking, à Dinamarca, mandar o seu prélio diante da Rússia.

O templo de Wembley

O templo de Wembley

Wembley Stadium

Definidas, nas chaves, as campeãs e as vices, também se resgatarão as quatro melhores terceiras colocadas. E daí as 16 remanescentes batalharão, de 27 até 30 de Junho, nos emparceiramentos das oitavas-de-final, que viajarão por Londres, Dublin, Glasgow, Amsterdam, Copenhague, Bilbao, Budapeste e Bucareste. As quartas-de-final, 3 e 4 de Julho, ocorrerão em Roma, Munique, São Petersburgo e Baku. Daí, nos dias 7, 8 e 12 haverá as semis e a briga pelo título no templo de Wembley, Londres, Inglaterra.


Gostou? Clique num dos ícones para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe a sua opinião sobre este meu texto no meu “FaceBook”. Caso saia de casa, use máscara. E fique com o meu abração virtual! Obrigadíssimo!

Últimas