A "Deusa" corta o voo da "Águia" e deixa muito feliz a "Velha Senhora"

De virada, em Bérgamo, depois de ceder 0 X 2 em 11 minutos, a Atalanta sobrepuja a Lazio e permite que a Juve abra quatro pontos na liderança

Celebração justíssima, Atalanta 3 X 2 Lazio

Celebração justíssima, Atalanta 3 X 2 Lazio

@Atalanta_BC

Completou-se nesta quarta-feira, 24 de Junho, a rodada 27 do Campeonato Italiano de 2019/20. E ainda haverá onze jornadas, 110 partidas, até o certame se acabar, na data prevista do primeiro domingo de Agosto, dia 2. Por causa da sua suspensão em 9 de Março, consequência da Covid-19, a Federcalcio e a Lega Serie A se obrigaram a compactá-lo, tanto que a rodada 28 começará já na sexta 26. Foram três jogos no dia 22, quatro no dia 23, e mais três no encerramento da quarta: Roma 2 X 1 Sampdoria, Internazionale 3 X 3 Sassuolo e, o mais crucial de todos, muitíssimo mais importante, Atalanta 3 X 2 Lazio.

Comemoração, a Juve, agora, com quatro pontos de folga

Comemoração, a Juve, agora, com quatro pontos de folga

@JuventusFC

Líder na classificação com 66 pontos em 81 possíveis, no dia 22 a Juventus de Turim bateu o Bologna, 2 X 0 em viagem, e então, ostensivamente, se tornou “tifosa” do Sassuolo e da Atalanta. A Inter entrou no gramado do seu Giuseppe Meazza, em Milão, com 57 pontos, e o Sassuolo tinha só 32. Favoritíssima, evidentemente, a “Biscione”, serpente mitológica da Lombardia. Mas se mostrou decepcionante e concedeu o empate fatal quase no desfecho do combate. Quanto à Lazio, a “Águia” da capital, 62 pontos, parecia difícil expugnar, em Bérgamo, mesmo num vazio Gewiss Stadium, ex-Atleti Azzurri d'Italia, a perigosíssima brigada da “Dea”, a “Deusa”. Quase conseguiu.

O Gewiss Stadium da Atalanta, completamente vazio

O Gewiss Stadium da Atalanta, completamente vazio

E$A Engineering

Embora apenas com 51 pontos, a “Deusa” vive a melhor temporada de toda a sua história inaugurada em 1907. Já promovida, ineditamente, na sua participação de estréia, à fase das quartas-de-final da Champions League, ocupa a quarta posição no campeonato e está praticamente com as duas mãos numa vaga nova para a competição vindoura. De fato, um duelo precioso esse de Atalanta contra Lazio. A “Deusa” com o melhor ataque do certame e a “Águia” com a melhor retaguarda. Ironia, como treinadores, dois opostos, curiosamente, Gian Piero Gasperini, um medíocre ex-volante de proteção, de 62 anos de idade, e Simone Inzaghi, um ex-avante, 44.

Festa precoce, a Lazio 2 X 0 em apenas 11 minutos

Festa precoce, a Lazio 2 X 0 em apenas 11 minutos

@SSLazio

Efetivamente, logo após o apito inicial de Daniele Orsato a Atalanta se empenhou em pressionar. E se manteve na frente até que, aos 5’, Lazzari aproveitou um chutão de rebote, disparou através do flanco destro e cruzou a meia altura. De Roon, que recuava também em velocidade, na tentativa de cortar acertou um petardo contra a meta do atônito Gollini, Lazio 1 X 0. A “Deusa” sentiu o golpe e, aos 11’, noutra terrível distração da linha de defesa, nesta ocasião sob a orientação do vice Tullio Gritti, no lugar do penalizado Gasperini, expulso de campo na porfia anterior, Luís Alberto entregou a Milinkovic-Savic que fulminou Gollini, de 25m, a Lazio nos 2 X 0.

Atalanta 2 X 2, Malinowskyi

Atalanta 2 X 2, Malinowskyi

@Atalanta_BC

Recuou a “Águia”, imperdoavelmente. E, aos poucos, a Atalanta se recompôs. Aos 38’, depois de um longo cerco à área de Strakosha, na direita Hateboer dominou e alçou a pelota até Gosens, do outro lado, uma testada seca, 1 X 2. O oitavo gol do holandês-alemão no certame, recorde entre os zagueiros da Europa. Restaria à Atalanta, então, toda a segunda metade do prélio para revirar o resultado. Até os 66’, prevaleceu a solidez da retaguarda estruturada por um ex-avante. Impossível, todavia, evitar que o torpedo de Malinovskyi resvalasse no travessão e invadisse o arco do estático Strakosha. E a “Deusa” não se satisfez. Seguiu instigante, a acuar a Lazio. E aos 80’, num escanteio batido por Gomez, perpetrou outro gol de cabeça, agora Palomino, 3 X 2.

Malinowskyi, na capa do twitter da "Deusa"

Malinowskyi, na capa do twitter da "Deusa"

@Atalanta_BC

Ainda faltam 11 jornadas pela o torneio se acabar. E, numa performance impressionante, mesmo, com os seus 3 X 2 a Atalanta atingiu os 77 tentos, precisamente a marca do seu primado de antologia numa temporada inteira, aquela anterior de 2018/19. Bastante agradecida, claro, a Juventus, que na rodada 28, nesta sexta, dia 26, hospedará o Lecce, 25 pontos, na zona de queda à Série B. Quatro pontos atrás, no sábado, a Lazio abrigará a incômoda Fiorentina, 31. A Inter e a “Deusa” atuarão no domingo, respectivamente contra o Parma, 39, e a Udinese, 28. Acrescentadas as dez pugnas desta rodada, o campeonato soma 270 pelejas e 800 tentos, média ótima de 2,96.


Gostou? Clique em “Compartilhar”, em “Twittar”, ou deixe a sua opinião em “Comentários”. Obrigado. Fique em casa, que eu fico a dever um abração!