Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

A definição dos duelos da próxima etapa das três Copas da Europa

Entre gafes e equívocos que atrasaram os sorteios, enfim se definiram os emparceiuramentos dos mata-matas da Champions League, da Europa League e da Conference League, 2021/2022

Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti

Revelada pela UEFA. a bola oficial da próxima etapa da Champions League
Revelada pela UEFA. a bola oficial da próxima etapa da Champions League Revelada pela UEFA. a bola oficial da próxima etapa da Champions League

Entre gafes toscas, equívocos, repetições, que atrasaram a cerimônia em quase duas horas, nesta segunda-feira, o 13 de Dezembro de 2021, em seu opulento QG de Nyon, na Suíça, a UEFA, a entidade que administra o Futebol no Velho Continente, efetuou os sorteios dos mata-matas das oitavas de final das suas três grandes Copas interclubes: a Champions League, ou ChL, Liga dos Campeões; a Europa League, ou EL, Liga Europa; e a Conference League, ou CoL, Liga Conferência. Nos três casos não se permitiram confrontos de clubes de mesmo país ou provenientes do mesmo grupo nos estágios prévios de qualificação. Somente se respeitaram todas as peculiaridades específicas de cada competição.

Os emparceiramentos da Champions League
Os emparceiramentos da Champions League Os emparceiramentos da Champions League

CHAMPIONS LEAGUE

Na sua 67ª edição desde a sua criação, em 1955, como a Champions Cup, a 30ª desde a sua ampliação em 1993, a atual ChL de 2021/2022 principiou em 22 de Junho com 80 agremiações de 54 das 55 federações da UEFA. Única exceção, Liechtenstein, de sete equipes que participam, a convite, dos campeonatos da Suíça. Preservou 26 clubes de ranking superior e depositou 54 num rude moedor de eliminatórias de modo que, em mata-matas, só restassem seis. No moedor das eliminatórias ocorreram 93 jogos em que se anotaram 245 gols. E os seis times resilientes e os 26 privilegiados, ou 32, acabaram divididos, por sorteio, em oito chaves de quatro cada. Nessas chaves houve 96 duelos nos quais se realizaram 297 gols, a média de 3,07. No acumulado, em 189 combates, 542 tentos, a média de 2.87. Num continente que, aos trambolhões, se resgata da crise provocada pela impiedade da Covid-19, se revelou ótima a afluência de público aos estádios da Champions. Nas chaves, 2.987.595 espectadores, a média de 31.121.

No bingo houve dois potes, um com os campeões, outro com os vices de cada Grupo, e se estabeleceram desafios de ida e retorno, em 15/16 e 22/23 de Fevereiro, em 8/9 e 15/16 de Março. Os campeões ganharam o privilégio de mandar os combates de volta. Depois, em 18 de Março, a UEFA efetuará três sorteios sucessivos, sem restrições ou primazias. No primeiro se definirão os emparceiramentos das quartas, em 5/6 e 12/13 de Abril, e a sua sequência às semis, em 26/27 de Abril e 3/4 de Maio. No segundo, as sedes de ida e volta. No terceiro, basicamente protocolar, quem será considerado anfitrião na decisão marcada para dia 28 de Maio de 2022, um sábado, Gazprom Arena, São Petersburgo, na Rússia.

Publicidade

Eis como ficaram os oito duelos, com datas definitivas ainda a estabelecer; nos prélios de retorno, claro, se inverterão os respectivos mandos de jogo:

ATLETICO MAD (Esp) X MANCHESTER UTD (Ing)

Publicidade

BENFICA (Por) X AJAX (Nee)

CHELSEA (Ing) X LILLE (Fra)

Publicidade

INTERNAZIONALE (Ita) X LIVERPOOL (Ing)

PSG (Fra) X REAL MADRID (Esp)

RB SALZBURG (Aus) X BAYERN (Alemanha)

SPORTING (Por) X MANCHESTER CITY (Ing)

VILLARREAL (Esp) X JUVENTUS (Ita)

Os emparceiramentos da Europa League
Os emparceiramentos da Europa League Os emparceiramentos da Europa League

LIGA EUROPA – EUROPA LEAGUE

O projeto atual, resultado de um enxugamento radical de versões anteriores da EL, principiou com um total de 58 clubes, 21 exclusivos desta competição e mais 37 vindos das pré-eliminatórias da Champions League. Também em consequência do corte, ao invés das 12 chaves de hábito, cada qual com quatro equipes, agora existem apenas oito. Ocorreram, antes do sorteio dessas chaves, 36 cotejos de qualificação com 108 gols, a média de 3,00. Depois, já na presente fase, até aqui com cinco rodadas, em 96 pelejas, 252 tentos, média de 2,63. Um acumulado de 132 jogos, e 360 gols, a média de 2,73. Diretamente, apenas os oito líderes passaram às oitavas de final. Seus vices precisarão brigar, em mata-matas de ida e volta, contra os terceiros das chaves da Champions League. Os seus terceiros terão o consolo de uma repescagem na Conference League.

O bingo desta segunda estabeleceu os emparceiramentos da fase inicial das oitavas, os prélios entre os vices da EL contra os terceiros da ChL, em 17 e em 24 de Fevereiro. Os vices mereceram a primazia de mandar os seus jogos de volta. Em 25 de Fevereiro, uma nova tômbola decidirá o desfecho das oitavas, duelos em 10 e 17 de Março, os campeões com o direito de hospedar os retornos. Enfim, em 18 de Março, a UEFA efetuará três sorteios em série, sem restrições ou primazias. No primeiro se definirão os emparceiramentos das quartas, em 7 e 14 de Abril, mais a sua sequência às semis, em 28 de Abril e 5 de Maio. Daí, no segundo, quais as sedes de ida e retorno. No terceiro, protocolar, quem será considerado o anfitrião na decisão já marcada para dia 18 de Maio de 2022, quarta-feira, no Estádio Ramón Sánchez Pizjuán de Sevilla, na Espanha.

Os duelos de 17 de Fevereiro; no retorno, se invertirão os respectivos mandos de jogo:

ATALANTA (Ita) X OLYMPÍACOS (Gre)

BARCELONA (Esp) X NAPOLI (Ita)

BORUSSIA DORTMUND (Ale) X RANGERS (Esc)

PORTO (Por) X LAZIO (Ita)

RB LEIPZIG (Ale) X REAL SOCIEDAD (Esp)

SEVILLA (Esp) X DINAMO ZAGREB (Cro)

SHERIFF TIRASPOL (Mol) X BRAGA (Por)

ZENIT (Rus) X REAL BETIS (Esp)

Os emparceiramentos da Conference League
Os emparceiramentos da Conference League Os emparceiramentos da Conference League

LIGA CONFERÊNCIA – CONFERENCE LEAGUE

Nesta edição inaugural, a CoL de 2021/2022 principiou com 181 agremiações de 54 das 55 federações da UEFA. A exceção: a Espanha, que não pôde inscrever nenhuma equipe pois já havia alcançado o máximo de sete que os regulamentos da entidade estabelecem, duas na EL, cinco na ChL. No seu percurso, recebeu 25 repescadas da EL e outras 18 da ChL. Ostentou múltiplas eliminatórias, com 282 partidas e 773 tentos, a média de 2,88. E depois, em sua fase de chaves, inclusive esta quinta rodada, teve 95 pelejas em que se anotaram 260 gols, média de 2,74. No acumulado, 377 porfias, 1.033 tentos, média de 2,74. Só os oito líderes passarão diretamente às oitavas. Seus vices precisarão brigar, em mata-matas de ida e volta, contra os terceiros colocados das oito chaves da Europa League.

O bingo desta segunda estabeleceu os emparceiramentos da fase inicial das oitavas, os jogos entre os vices da CoL contra os terceiros da EL, datas de 17 e 24 de Fevereiro. Os vices mereceram a primazia de mandar os seus jogos de volta. Em 25 de Fevereiro uma nota tômbola decidirá o desfecho das oitavas, duelos em 10 e 17 de Marco, os campeões com o direito de hospedar os retornos. Enfim, em 18 de Março, a UEFA efetuará três sorteios em série, sem restrições ou primazias. No primeiro se definirão os emparceiramentos das quartas, em 7 e 14 de Abril, mais a sua sequência às semis, em 28 de Abril e 5 de Maio. Daí, no segundo, quais as sedes de ida e retorno. No terceiro, protocolar, quem será considerado o anfitrião na decisão já programada para dia 25 de Maio de 2022, quarta-feira, na Arena Kombetare de Tirana, a capital da Albânia.

Os duelos de 17 de Fevereiro; no retorno, se invertirão os respectivos mandos de jogo:

CELTIC (Esc) X BODO/GLIMT (Nor)

FENERBAHÇE (Tur) X SLAVIA PRAGA (Tch)

LEICESTER CITY (Ing) X RANDERS (Din)

MARSEILLE (Fra) X QARABAG (Aze)

MIDTJYLLAND (Din) X PAOK Gre)

PSV EINDHOVEN (Nee) X MACCABI TEL-AVIV (Isr)

RAPID (Aus) X TOTTENHAM (Ing) ou VITESSE (Nee)

SPARTA PRAGA (Tch) X PARTIZAN (Ser)

Gostou? Clique num dos ícones do topo para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe a sua opinião no meu “FaceBook”. Caso saia de casa, seja cauteloso e seja solidário, use máscara, por favor. E fique com o abraço virtual do Sílvio Lancellotti! Obrigadíssimo!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.