Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

O jejum maior era de Luxa. Um ano e sete meses sem vitórias. Esperto, soube capitalizar triunfo sobre o Flu. '30% é meu'

O técnico, que estava ameaçado de demissão, tratou de aproveitar o fim de jejum de oito partidas sem vitórias do Corinthians. A última vitória sua como treinador foi em novembro de 2021, com o Cruzeiro

Cosme Rímoli|Do R7 e Cosme Rímoli

Luxemburgo comemora, depois de um ano e sete meses, uma vitória como treinador
Luxemburgo comemora, depois de um ano e sete meses, uma vitória como treinador Luxemburgo comemora, depois de um ano e sete meses, uma vitória como treinador

São Paulo, Brasil

Não havia dúvida.

Vanderlei Luxemburgo, que estava ameaçado de demissão, por não ter vencido nenhum jogo, desde que assumiu o Corinthians, repetiu a postura de sua carreira. Não seria agora, aos 71 anos, que o treinador mudaria.

E fez questão de capitalizar a vitória importante sobre o Fluminense. 

Publicidade

Primeiro, Luxa valorizou o time de Fernando Diniz. E abocanhou generosos 30% do resultado.

"Encontramos o espaço do Yuri e do Róger, que se buscaram bastante no jogo, tivemos a finalização de fora do Maycon, tivemos a volta do Renato. Tem que ter o passe preciso quando congestiona a entrada da área.

Publicidade

"Essa vitória é um percentual meu de 30% e 70% dos jogadores, eles construíram a vitória porque competiram no jogo. Competiram mais no segundo tempo, roubamos bolas e criamos contra-ataque pela roubada.

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Publicidade

Compartilhe esta notícia no Telegram

"A competição no segundo (tempo) foi mais o que esperamos deles", dizia, orgulhoso, o técnico.

Luxemburgo sempre soube como agir como publicitário do seu trabalho. E de controlar, ditar frases que podem virar manchetes. E hoje estava criativo. 

"Corinthians é Corinthians. Quando começa a crescer é um foguete.

"Saímos da zona de rebaixamento, a vitória dá tranquilidade. Dá para falar da confiança, o Renato (Augusto) voltou, o departamento médico quase vazio, isso é bom.

"O Yuri passou uma bola para o Róger e fez o gol. O Róger foi passar para o Yuri, mas olha como a coisa começa a mudar, a bola entrou."

Luxemburgo fez questão de colocar fim no forte boato de que Róger e Yuri não estavam trocando passes. Houve uma conversa do treinador com a dupla, depois do empate contra o Argentino Juniors.

Róger Guedes e Yuri Alberto. Luxemburgo fez questão de acabar com os boatos de péssimo relacionamento
Róger Guedes e Yuri Alberto. Luxemburgo fez questão de acabar com os boatos de péssimo relacionamento Róger Guedes e Yuri Alberto. Luxemburgo fez questão de acabar com os boatos de péssimo relacionamento

Na partida decisiva, que vale a sobrevivência na Copa do Brasil, contra o Atlético Mineiro, está definida a participação de Renato Augusto.

Não está definido ainda se começará a partida ou não.

E, esperto, Luxemburgo não prometeu reverter a derrota em Belo Horizonte e conseguir a classificação para as quartas de final.

"Não vou falar o time e o esquema. Temos um jogo decisivo, não vou falar o que vou fazer. A ideia é que a gente siga uma crescente, mas é futebol, tem dia que não vamos jogar bem. Futebol não é ciência exata, é muito pouco tempo de trabalho. É um momento difícil e tem muita cobrança. Você vai ajeitando a característica dos jogadores e as coisas vão acontecendo."

Vanderlei estava muito feliz na coletiva.

A última vitória do treinador de 71 anos foi no dia 9 de novembro de 2021, na 35ª rodada do Campeonato Brasileiro da Segunda Divisão, com o Cruzeiro.

Ronaldo comprou o clube e não quis honrar o compromisso de manter Luxemburgo em 2022. O treinador tentou se candidatar a senador por Tocantins, não conseguiu. E desde então ficou desempregado.

Até as seis partidas comandando o Corinthians, sem vencer.

E, depois de 19 meses, um ano e sete meses, Luxemburgo redescobre o gosto da vitória.

O jejum maior no Parque São Jorge era o seu...

Conheça Joelinton, Vanderson, Nino, Ayrton Lucas e Malcom, as caras novas da seleção de Ramon

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.