Logo R7.com
RecordPlus
Cosme Rímoli - Blogs
‌

Comissão de Arbitragem analisa se afasta juiz do Fla-Flu por erro inaceitável. ‘Os árbitros têm medo de expulsar jogadores do Flamengo’, acusa Samuel Xavier

Erro absurdo da arbitragem foi fundamental para manter o Flamengo na liderança do Brasileiro, na vitória contra o Fluminense. Pulgar deveria ter sido expulso. ‘A arbitragem foi um lixo’, resumiu o presidente do Fluminense, Mattheus Montenegro. Rafael Klein teve atuação desastrosa. Mas o Flamengo não tem do que reclamar. Pelo contrário. A Comissão de Arbitragem da CBF analisa o afastamento de Klein, pelo erro inaceitável, que afeta o Brasileiro. Porque os três pontos que o Flamengo ganhou hoje não serão anulados, mesmo que Klein passe cinco anos apitando partidas sub-20

Cosme Rímoli|Do R7

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window
Pulgar acerta o joelho de Castillo. Lance claro para expulsão, aos 29 minutos do primeiro tempo. Rafael Klein estranhamente deu só amarelo Reprodução/Nota oficial do Fluminense

São Paulo, Brasil

O lance foi inacreditável.

‌

Ainda mais para um árbitro que é Fifa, desde 2024.

Pulgar entra com a sola do pé direito no joelho direito de Castillo. Enquanto a bola rola no gramado do Maracanã.

‌

Eram 29 minutos do primeiro tempo.

O Fla-Flu estava 0 a 0.

‌

O chileno tinha de ser expulso.

Foi escandaloso.

‌

Mas Klein, da Federação Gaúcha de Futebol, preferiu dar cartão amarelo, de forma inacreditável.

Pior ainda que Daniel Nobre Bins, chefe do VAR, teve a coragem de não chamar o juiz para rever o lance inaceitável.

O Flamengo, que havia divulgado uma nota na sexta-feira, pressionando a arbitragem brasileira, coincidentemente, é claro, acabou ajudado no clássico fundamental para o Brasileiro.

Ninguém vai saber o que aconteceria se justiça fosse feita e o time de Leonardo Jardim jogasse com um atleta a menos.

Favorecido por seguir com 11 jogadores, o Flamengo venceu o Fluminense por 1 a 0, gol de Carrascal, e seguiu na liderança do Brasileiro.

Um ponto à frente do Palmeiras, que massacrou o Corinthians por 4 a 1, sem ajuda nenhuma de Anderson Daronco.

O estranhamento é porque Klein é um ótimo árbitro. Passível, sim, de erro, mas o de hoje foi inaceitável, ainda mais com VAR.

A Comissão de Arbitragem da CBF analisa se afasta Klein do Brasileiro. Mas os três pontos ganhos pelo líder não serão anulados, mesmo com o erro absurdo.

Não houve nota oficial do Flamengo reclamando da arbitragem.

Em compensação, Samuel Xavier não deixou dúvidas sobre o que ele acredita estar acontecendo com o futebol brasileiro.

“Um lance nítido, expulsão, todo mundo viu, o Brasil, o mundo inteiro viu.

“Aí dá vontade de fazer sabe o quê? Trazer o árbitro da Premier League, aquele árbitro que apitou a Copa do Mundo pra gente, o Mundial, que os caras são bons, os caras não têm medo de dar cartão vermelho.

“Os caras não pipocam para dar cartão vermelho (contra o Flamengo). Agora o cara, ele tem medo, o VAR tem medo, tem medo, porque o lance era pra expulsão, ele não quis expulsar. Ele não quis expulsar.

“Aí esse lance definiu o jogo.”

O presidente do Fluminense, Mattheus Montenegro, foi direto.

“Já falei algumas vezes sobre a arbitragem nesse campeonato, todas com muita cautela. Como dirigente, temos responsabilidade. Mas tem dias que não tem jeito. Para ficar bem claro: a arbitragem hoje foi um lixo.

“Uma m... Um lixo, uma m... Para começar: o cartão amarelo do Pulgar, um absurdo o lance não ser expulsão.

“Eu vi agora o joelho do Castillo, está com a marca da trava da chuteira. Eu pergunto: cadê o VAR? O que ele veio fazer aqui? Estava dormindo? Não tem como. Qualquer pessoa que está vendo o jogo viu que era para expulsão.”

O técnico do Flamengo protagonizou uma cena bizarra. Para querer justificar o injustificável, a não expulsão de Pulgar, ele simulou o pontapé no constrangido diretor de comunicação, Rodrigo Paiva.

Leonardo Jardim protagoniza a simulação mais tosca do Brasileiro de 2026. A entrada de Pulgar foi pela frente. Ele finge chutar o constrangido Rodrigo Paiva por trás Reprodução/FlaTV

Os repórteres que participavam da coletiva ficaram atônitos. Era óbvio demais que o português não reproduziu o lance na realidade. Muito pelo contrário.

“Uma coisa sou eu entrar no joelho do outro, isto é falta para cartão vermelho, seja por trás ou pelo lado. Outra coisa é disputar a bola e o pé pegar no adversário.

“Foi o que aconteceu com o Pulgar. As pessoas veem muita maldade e querem expulsão.

“Uma coisa é o jogador de costas e você dar um pisão. O árbitro foi muito bem”, teve a coragem de elogiar o treinador português.

A nota oficial do Fluminense, mostrando as marcas das travas da chuteira de Pulgar em Castillo. O Flamengo não divulgou nota nenhuma, desta vez Reprodução/Fluminense

É isso.

Rodada após rodada, a guerra nos bastidores.

E não há como negar.

Nesse quesito, o Flamengo é muito mais forte que o Palmeiras.

A ameaça de veto a um árbitro pelo clube mais popular do Brasil é algo pesado.

Para qualquer juiz, já que eles vivem de trabalhar nos jogos no país.

Um árbitro Fifa recebe R$ 7.600 de taxa no Brasileiro de 2026. O comandante do VAR, R$ 3.600,00 também por partida.

Por exemplo, é impossível acreditar que Anderson Daronco volte a apitar jogos do Flamengo este ano. Tão fortes foram as queixas públicas da direção da equipe, por decisões do juiz na partida contra o Santos.

Ninguém está questionando a honra de Rafael Klein, personagem importante no futebol brasileiro, excelente árbitro.

Mas o erro de hoje foi inacreditável.

Talvez por seu subconsciente pressionado.

E pode ter consequências na definição do campeão deste país.

Uma pena, para um campeonato tão emocionante.

Lances assim só afetam a credibilidade do torneio...

Veja também: Simeone defende Julián Álvarez antes do duelo contra o United

Diego Simeone elogia a entrega e a versatilidade de Julián Álvarez no Atlético de Madrid antes do jogo pela Champions League.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Siga R7 no Google e fique por dentro de tudo que acontece

Seguir no Google

Últimas

‌

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.