Resumo da rodada: Santos e Fla vencem primeiros clássicos do ano
Cruzeiro e Atlético-MG ficam no empate em jogo movimentado; Barça, Borussia Dortmund, Juve e PSG mantêm liderança em campeonatos nacionais
Futebol|Adalberto Leister Filho, do R7
O Santos conseguiu se impor no primeiro clássico do ano, derrotando o São Paulo, no Pacaembu, por 2 a 0. Luiz Felipe (de cabeça) e Derlis González fizeram os gols do time santista. A equipe do técnico Jorge Sampaoli lidera o Grupo A do Paulistão, com 9 pontos, 7 a mais do que Ponte Preta e São Caetano.
Também no domingo, o Palmeiras bateu o São Caetano por 2 a 0, jogando no estádio Anacleto Campanella, no ABC. Borja e Luan fizeram os gols.
No sábado, o Corinthians teve que superar a chuva e a Ponte Preta para conquistar sua primeira vitória no Campeonato Paulista. A equipe do técnico Fábio Carille derrotou o rival por 1 a 0 graças a gol de oportunismo do atacante Gustagol.
Campeonato Carioca
De virada, o supertime do Flamengo derrotou o Botafogo por 2 a 1, no primeiro clássico do Campeonato Carioca. O jogo foi disputado no estádio Nilton Santos.
Pelo Botafogo, João Paulo fez o primeiro gol, desviando chute de Jean e enganando o goleiro Diego Alves. O Flamengo chegou à virada no segundo tempo, com dois gols de Bruno Henrique, ex-Santos, que estreou pelo Rubro-Negro.
Sob forte calor, o Fluminense bateu a Portuguesa no Maracanã, por 3 a 1. Foi a segunda vitória seguida da equipe do técnico Fernando Diniz na Taça Guanabara, equivalente ao primeiro turno do Campeonato Carioca. Os gols do Tricolor foram de Ezequiel, Yony González e Luciano. Douglas Eskilo fez para a Portuguesa.
O Vasco mante os 100% de aproveitamento no Campeonato Carioca ao vencer o Americano, em Campos, por 1 a 0. O gol da vitória foi feito pelo meia Marrony, de cabeça, aos 3 minutos do segundo tempo.
O time, porém, passou a tomar sufoco dez minutos depois, após a expulsão do zagueiro Andrey, que levou o segundo cartão amarelo.
Campeonato Mineiro
No primeiro clássico entre Atlético-MG e Cruzeiro pelo Campeonato Mineiro, tudo igual: 1 a 1. O jogo foi movimentado, com substituição de árbitro, dois pênaltis e dois atletas expulsos.
Fred, cobrando penalidade inexistente, abriu o placar para a Raposa. Fábio Santos empatou, também de pênalti. O lateral fez comemoração contida, por conta da tragédia em Brumadinho.
Campeonato Gaúcho
O Internacional sofreu nova derrota no Gauchão no domingo. Após revés diante do Pelotas, o time do técnico Odair Hellmann acabou derrotado pelo São José, fora de casa, por 2 a 0. Márcio Jonatan e Tássio fizeram os gols do azarão.
O Grêmio fecha a rodada do Gauchão nesta segunda-feira (28), diante do Juventude. O jogo será na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.
Campeonato Espanhol
O Barcelona manteve a liderança do Campeonato Espanhol, ao bater o Girona por 2 a 0, com gols de Semedo e Messi, no domingo. O time da Catalunha está cinco pontos à frente do Atlético de Madri.
A equipe colchonera, por sua vez, manteve a perseguição ao líder após vencer o Getafe, também por 2 a 0, no sábado. Griezmann e Saúl Ñíguez fizeram os gols.
A terceira posição é ocupada pelo Real Madrid, que venceu o Espanyol, fora de casa, no domingo por 4 a 2. Benzema duas vezes, Sergio Ramos e Bale marcaram para os merengeues. Leo Baptistão e Rosales descontaram.
Campeonato Italiano
De virada, a Juventus venceu mais uma no Campeonato Italiano, isolando-se ainda mais na liderança da competição. A equipe bateu a Lazio, por 2 a 1, no domingo.
Os gols foram de Enre Cam (contra) para o time de Roma. Cancelo e Cristiano Ronaldo, de pênalti, fizeram para a Velha Senhora.
Com o resultado, a equipe aumentou ainda mais a vantagem na liderança do Italiano, agora com 59 pontos.
Isso porque o Napoli, vice-líder, com 48 pontos, não passou do empate em 0 a 0 com o Milan, jogando no estádio San Siro, em Milão. O resultado foi ruim para o objetivo dos dois. O Napoli, que viu a Juventus ficar mais distante na ponta, e o Milan, que tenta uma das vagas italianas para a Liga dos Campeões.
Campeonato Alemão
Pelo Campeonato Alemão, o Borussia Dortmund manteve a liderança após golear o Hannover no sábado, por 5 a 1. Hakimi, Reus, Gotze, Guerreiro e Witsel marcaram os gols do líder. Bakalorz descontou.
Já o Bayern de Munique manteve a perseguição ao líder, seis pontos atrás. No domingo, o time de Munique bateu o Stuttgart por 4 a 1. Na Allianz Arena, Thiago Alcântara, Gentner (contra), Goretzka e Lewandowski marcaram os gols dos bávaros. Donis fez o de honra do Stuttgart.
Campeonato Francês
Sem Neymar, o PSG, líder do Campeonato Francês, goleou o Rennes por 4 a 1 jogando em casa, no Parque dos Príncipes. Cavani (2), Di María e Mbappé marcaram para o Paris Saint-Germain. Niang descontou.
Copa da Inglaterra
O Chelsea avançou às oitavas de final da competição ao derrotar o Sheffield Wednesday, por 3 a 0. O brasileiro Willian, que marcou dois gols, foi o grande destaque da partida. Hudson-Odoi completou o marcador.
A surpresa desta fase foi a eliminação do Tottenham. A equipe, que já havia caído na semifinal da Copa da Liga Inglesa, foi derrotada pelo Crystal Palace por 2 a 0. Trippier ainda perdeu um pênalti. Wickham e Townsend marcaram os gols do Palace.
No sábado, o Manchester City garantiu classificação após bater o Burnley por 5 a 0 no Etihad Stadium, em Manchester. Gabriel Jesus, Bernardo Silva, De Bruyne, Long (contra) e Sergio Aguero marcaram os gols do time de Pep Guardiola.
O Everton, por sua vez, foi derrotado pelo Millwall, no estádio The Den, no sul de Londres, por 3 a 2. Richarlison fez um dos gols do time de Liverpool, mas não foi o suficiente para garantir a classificação.
Negócio fechado! Veja as contratações do mercado da bola