Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

No Brasileiro, o caçula é o treinador que manda na tabela do certame

Maurício Barbieri, do Flamengo, assumiu a liderança depois de superar, em Belo Horizonte, Thiago Larghi, outro anônimo antes de o torneio se iniciar 

Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti

Cadê Barbieri? Debaixo dessa montanha de seus pupilos de Flamengo
Cadê Barbieri? Debaixo dessa montanha de seus pupilos de Flamengo Cadê Barbieri? Debaixo dessa montanha de seus pupilos de Flamengo

Dos vinte clubes que participam do Brasileiro de 2018, três já trocaram de treinador. Depois de meras duas rodadas no comando do Sport Recife, um único empate em dois cotejos, o campineiro Nelsinho Baptista, 67 de idade, o decano da turma, soltou fogo numa entrevista coletiva, esculhambou a diretoria do “Leão” e anunciou a sua demissão. Depois de seis jornadas, Fábio Carille, o detentor do título do campeonato, trocou o Corinthians por um alentado caminhão de petrodólares da Arábia Saudita.

Claudinei Oliveira
Claudinei Oliveira Claudinei Oliveira

No lugar de Nelsinho entrou Claudinei Oliveira, um ex-arqueiro, e o Sport, surpreendentemente, adotou um estilo ofensivo que lhe propiciou conquistar a bagatela de 10 pontos em 15 disponíveis, inclusive com um triunfo sobre o Palmeiras, 3 X 2, em pleno Allianz Parque da Paulicéia. No posto de Carille, uma sucessão natural, assumiu o seu sub, Osmar Loss, de bela história nas categorias de base do “Coringão”. Infortúnio, porém, Loss perdeu as duas pelejas de estreia. Contingências de um torneio longo, de pontos corridos, e de um calendário que fez o Corinthians disputar quinze prélios em 40 dias – no campeonato, na Libertadores e na Copa do Brasil.

Osmar Loss
Osmar Loss Osmar Loss

Uma semana atrás, a classificação do Brasileiro exibia seis clubes amontoados entre os 13 e os 10 pontos. Pois neste domingo, 27 de Maio, a situação mais se adensou. Na mesma distância, agora entre os 14 e os 11, há nove agremiações. E o elenco que lidera a competição, o do Flamengo, ostenta em seu banco o treinador mais impensável antes de o torneio começar, em Abril.

Maurício Barbieri
Maurício Barbieri Maurício Barbieri

Trata-se de outro campineiro, Maurício Barbieri, apenas 36 de idade, o caçula da classe. Sábado, o seu “Urubu” bateu o Atlético Mineiro, por 1 X 0, e como visitante. Sim, o "Urubu" bateu o “Galo” do fluminense Thiago Larghi, 37, também um jejuno na Primeira Divisão. Detalhe, contudo: Larghi fez cursos na CBF e na UEFA, e foi analista de Desempenho para a seleção de Tite nas eliminatórias da Copa da Rússia. Eu ouso asseverar que, não fossem os pontos corridos, talvez não despontassem tantos jovens talentos para essa rude e dolorosa função de treinador de futebol no País.

Publicidade
Diego Aguirre
Diego Aguirre Diego Aguirre

PS: O terceiro treinador que saiu do emprego foi Péricles Chamusca, do Ceará, substituído, após a sexta jornada, por Jorge de Amorim Campos, o Jorginho, ex-lateral de ouro na Copa dos EUA/94. Mesmo com a modificação, o Ceará, que perdeu do Grêmio, em Fortaleza, 0 X 1, permanece atolado na zona de rebaixamento. O único estrangeiro, o uruguaio Diego Aguirre, paulatinamente, a cada pugna, melhora a posição do São Paulo, ainda invicto neste Brasileiro, uma vitória em Belo Horizonte, sobre o América, 3 X 1, e 13 pontos.

Gostou? Clique em “Compartilhar” ou em “Tweetar”. E deixe a sua opinião fundamental em “Comentários”. Muito obrigado. E um grande abraço!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.