A UEFA já organiza o seu próximo ranking de países e de clubes
Com o final dos grupos da Champions e da Europa League, a entidade remonta as suas listas na véspera dos sorteios desta segunda-feira, 17/12
Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti
Encerradas as fases de grupos da Champions League e da Europa League de 2018/19, já se conhecem os 16 clubes que participarão da fase das oitavas-de-final da principal competição do Futebol do Velho Mundo, assim como os 32 que paralelamente disputarão a primeira série de mata-matas daquela que corresponde, digamos, a uma espécie de Série B.
Nesta segunda-feira, dia 17 de Dezembro, na sua sede em Nyon, na Suíça, a UEFA realizará o sorteio dos próximos combates de ambas. As oitavas da Champions ocorrerão, na ida, dois jogos por data, em 12/13/19/20 de Fevereiro. Daí, na volta, em 5/6/12/13 de Março. Os mata-matas da etapa que a entidade formalmente chama de “Knockout Round of 32” da EL, ocorrerão, ida e volta, em 14 e 21 de Fevereiro.
Na Champions, Alemanha, Espanha, Inglaterra e Itália entraram com quatro agremiações. E apenas a Inglaterra preservou todas: Liverpool, Manchester City, Manchester United e Tottenham. Da Alemanha e da Espanha caíram Hoffenheim e Valencia. Sobreviveram Bayern, Borussia Dortmund e Schalke; Atlético Madrid, Barcelona e Real Madrid. Da Itália se foram a Internazionale e o Napoli, e somente prosseguirão na batalha a Juventus e a Roma.
Com três inscritos, a França manteve o Paris St.-Germain, ou PSG, e o Olympique Lyonnais, ou Lyon, mas perdeu o Monaco, que na verdade pertence ao Principado. Com dois, a Holanda e Portugal garantiram Ajax e Porto mas, tristes, se despediram de PSV Eindhoven e Benfica. Na EL, com a exceção de Andorra, Gibraltar e San Marino, duas vagas cada qual, e de Kosovo e Liechtenstein, um só time, todos as outras 50 nações afiliadas à UEFA podem participar, inicialmente, com três clubes. E a EL ainda herda, numa repescagem, os oito terceiros dos grupos da CL.
Para o bingo da Champions a UEFA dividiu os clubes em dois potes. Ficarão, no primeiro, os líderes de cada um dos seus oito grupos, do A até o H: Borussia Dortmund, Barcelona, PSG, Porto, Manchester City, Real Madrid e Juventus. No outro ficarão os respectivos vices: Atlético, Tottenham, Liverpool, Schalke, Ajax, Lyon, Roma e Manchester United. No sorteio se evitarão os confrontos de equipes de mesmos grupos ou de mesmos países.
Para o bingo da EL, no primeiro dos potes ficarão os 12 líderes dos grupos de A até L, mais quatro dos repescados da CL, os quatro melhores terceiros classificados: Bayer Leverkusen, Salzburg, Zenith, Dinamo Zagreb, Arsenal, Real Betis, Villarreal, Eintracht Frankfurt, Genk, Sevilla, Dinamo Kyiv e Chelsea; Napoli, Valencia, Internazionale e Benfica. No outro ficarão os 12 vices da EL e os quatro piores terceiros da CL: Zurich, Celtic, Slavia de Praga, Fenerbahce, Sporting, Olympiacos, Rapid Wien, Lazio, Malmoe, Krasnodar, Rennes e BATE Borisov; Viktoria Plzen, Club Brugge, Shakhtar Donetsk e Galatasaray.
O número de clubes disputantes da CL e da EL depende de um ranking que a UEFA engenhosamente estabelece através de um critério muito simples. Cada vitória, em cada prélio, de cada competição, vale dois pontos. Cada empate vale um. Consideram-se os resultados de prorrogações mas não de decisões nos penais. Cortam-se pela metade os pontos reunidos até a fase de grupos.
Daí em diante, cada promoção significa mais um bônus. Tanto na CL como na EL, o clube que atinge as quartas-de-final, as semis ou a final, recebe mais um ponto. E na CL, exclusivamente, cada clube que participa da fase de grupos leva quatro, das oitavas-de-final ganha mais cinco. No desfecho de cada copa se adicionam os pontos reunidos pelos clubes de cada nação. E se extrai, então, o chamado “Coeficiente UEFA”. Ou, o resultado da divisão do total de pontos pelo número de clubes de cada nação.
De modo a impedir que uma performance extraordinária, incomum, fora do normal, para cima ou para baixo, numa determinada competição, possa desequilibrar o conceito, se elabora o ranking com a soma dos índices das últimas cinco edições. Ainda, para que não haja um encavalamento de cada temporada sobre a imediatamente subsequente, o “Coeficiente UEFA” de 2019 se aplicará não em 2019/20 mas em 2020/21.
Eis o ranking das dez melhores nações, até aqui:
1 – Espanha (97,569)
2 – Inglaterra (75,605)
3 – Itália (72,154)
4 – Alemanha (69,784)
5 – França (57,165)
6 – Rússia (49,716)
7 – Portugal (45,832)
8 – Bélgica (39,300)
9 – Ucrânia (38,100)
10 – Turquia (34,000)
Gostou? Clique em “Compartilhar”, em “Tweetar”, ou deixe a sua opinião em “Comentários”. Muito obrigado. E um grande abraço!
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.