Silvio Lancellotti Na Champions, faltam seis jogos para que comece a fase de grupos

Na Champions, faltam seis jogos para que comece a fase de grupos

Dias 23 e 24 ocorrerão os derradeiros mata-matas de qualificação. E no dia 25, a quinta-feira da próxima semana, a UEFA realizará o sorteio dirigido das oito chaves com quatro agremiações cada qual.

Uma camisa com o logotipo da Champions League

Uma camisa com o logotipo da Champions League

UEFA

Com jogos na terça-feira, 16 de Agosto, e também nesta quarta, dia 17, a Champions League da UEFA, ou a ChL, Liga dos Campeões de 2022/23, enfim atingiu a jornada derradeira da sua longa etapa de qualificação. São 12 as equipes que ainda batalham por seis vagas na fase que de fato conta numa Champions ou em qualquer outra Liga da entidade que administra o Futebol no Velho Mundo: a fase de grupos. Em cotejos de ida e volta, com o retorno marcado para a próxima semana, eis os seus resultados:

Um placar apertado, para o Bodo Glimt, na ida dentro de casa

Um placar apertado, para o Bodo Glimt, na ida dentro de casa

@championsleague

Bodo Glimt (NOR) 1 X 0 Dinamo Zagreb (CRO)
Copenhague (DIN) 2 X 1 Trabzosnzpor (TUR)
Dynamo Kyiv (UCR) 0 X 2 Benfica (POR)
Maccabi Haifa (ISR) 3 X 2 Estrela Vermelha (SER)
Qarabag (AZE) 0 X 0 Viktoria Plzen (TCH)
Rangers (ESC) 2 X 2 PSV (Neerlândia, ex-Holanda)

Um placar excelente, para o PSV, em visita à Escócia

Um placar excelente, para o PSV, em visita à Escócia

@championsleague

Como, todavia, essas 12 agremiações chegaram até aqui? Agora na sua edição de número 68 desde que nasceu, em 1955, na 31ª desde que se modernizou, ou se exacerbou, em 1993, esta Champions se iniciou em 21 de Junho com um total de 76 equipes de 53 das 55 afiliadas da entidade. Ficaram de fora Liechtenstein, cujos clubes participam de certames na Suíça, e a Rússia, punida pela sua agressão à Ucrânia. Nos seus primórdios, quando se chamava Copa, só englobava, mesmo, os campeões. E, com a ampliação, mereceram espaço outros clubes, bem colocados nos seus torneios nacionais. Para decidir quantas vagas caberiam a cada uma das suas afiliadas, a UEFA criou um ranking, baseado nas performances acumuladas de todos os seus clubes nas cinco últimas temporadas.

Eintracht  Frankfurt

Eintracht Frankfurt

@championsleague

Esse ranking determina que as federações do primeiro ao quarto lugar tenham quatro clubes na ChL: a Inglaterra, a Espanha, a Itália e a Alemanha. Nesta edição a Alemanha pôde inscrever cinco times porque o Eintracht Frankfurt, que não ficou entre os quatro primeiros da “Bundesliga”, arrebatou a Europa League, a segunda divisão da UEFA. A quinta e a sexta merecem três vagas. Da nona até a 15ª, duas agremiações – oitava, a Rússia ficou sem nada. E as demais ostentam um representante cada. Protegidas pelos regulamentos da competição, 26 das 76 se pouparam de eliminatórias e entrarão diretamente nos grupos:

ING: Chelsea, Liverpool, Manchester City, Tottenham
ESP: Atlético, Barcelona, Real Madrid, Sevilla
ITA: Inter, Juventus, Milan, Napoli
ALE: Bayern, Dortmund, Frankfurt, Leipzig, Leverkusen
FRA: Marseille, PSG
POR: Porto, Sporting
NEE: Ajax (Neerlândia, a antiga Holanda)
AUS: RB Salzburg
ESC: Celtic
BEL: Club Brugge
UCR: Shakhtar Donetsk

Real Madrid, seis candidatos à "Bola de Ouro"

Real Madrid, seis candidatos à "Bola de Ouro"

@realmdrid

Essas 26 se agregarão às seis sobreviventes da derradeira rodada de classificação. Ou, 32 agremiações. As quais, já no dia 25 de Agosto, um sorteio repartirá em oito chaves de quatro. Como de tradição, um sorteio dirigido, com as equipes separadas em potes, de acordo com o ranking, e o cuidado de evitar que haja representantes de um mesmo país num mesmo grupo. O Real Madrid, detentor da taça da ChL, e o Eintracht Frankfurt, serão os cabeças 1 e 2. Nessas chaves, de 6 de Setembro até dia 2 de Novembro, ocorrerão jogos de todas contra todas, ida e volta, pontos corridos. Daí prosseguirão as vencedoras e suas vices respectivas, em novos mata-matas, até a grande finalíssima, marcada para o dia 10 de  Junho de 2023, no Ataturk Olympic, em Istambul, na Turquia.

Diogo Pacheco

Diogo Pacheco

Reprodução

PS: Foi-se, aos 96 de idade, o queridíssimo Tio Diogo, também conhecido como Maestro Diogo Pacheco. Figura excepcional da Cultura Musical do País, o popularizador do Erudito, o brincalhão eterno, mano caçula de minha Mamma Helena, me ensinou os prolegômenos do piano e depois me colocou no Universo dos Clássicos. De todo modo, não hesito em escrever que muitíssimo mais perdeu o País do que a sua própria Família. Vai, Dióculos, ensinar aos Céus a sua receita primorosa daquele Picadinho Multicolorido...

Gostou? Clique num dos ícones do topo para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe sua opinião no meu “FaceBook”. Caso saia de casa, seja cauteloso e seja solidário, use máscara, por favor. E fique com o abraço virtual do Sílvio Lancellotti! Obrigadíssimo!

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas