R7 Só Esportes Não é só o Liverpool: torcedores do Dortmund também cantam música tradicional de apoio ao time

Não é só o Liverpool: torcedores do Dortmund também cantam música tradicional de apoio ao time

'You'll Never Walk Alone' é associada ao clube inglês, porém outras torcidas também soltam a voz com o clássico

A música You'll Never Walk Alone cantada pelos torcedores do Liverpool na Premier League é uma das tradições mais impressionantes do futebol. Na Bundesliga, porém, o Borussia Dortmund também entoa a canção a plenos pulmões antes das partidas em casa. 

No último fim de semana, em partida válida pela nona rodada do Campeonato Alemão, a torcida fez o seu show antes do empate contra o Bayern de Munique.

Apesar de a torcida dos Reds ter adotado a música de Richard Rodgers — interpretada pelo grupo Gerry and The Pacemakers—, não é de hoje que outros clubes entoam a canção nas arquibancadas, incluindo o Borussia.

Além desses dois, o Celtic, da Escócia, o Brugge, da Bélgica, e até o FC Tokyo, do Japão, usam os versos de You'll Never Walk Alone para apoiar o time nos jogos em casa.

Torcedores do Dortmund levantam os cachecóis e cantam 'You'll Never Walk Alone'

Torcedores do Dortmund levantam os cachecóis e cantam 'You'll Never Walk Alone'

REUTERS/Leon Kuegeler DFL

O Dortmund, em meados dos anos 90, já havia adotado a canção, e até hoje a torcida amarela e preta entoa os versos na arquibancada do Signal Iduna Parque, estádio do time alemão.

Assim como a banda de Liverpool gravou a música e a equipe de futebol a adotou, uma banda da cidade de Dortmund, chamada Pur Harmony, regravou a canção a pedido de um amigo dos músicos. 

O vocalista Matthias Kartner pensou em recusar, tanto pela dificuldade técnica que a música oferecia como também pela ligação do time inglês com a canção. Pouco tempo depois, a banda decidiu que gravaria a nova versão.

"Somos de Dortmund e grandes fãs do Borussia, então dei a gravação de You'll Never Walk Alone ao locutor do nosso estádio e ele pegou e disse: 'Muito bom, vamos tentar'", afirmou Kartner em entrevista ao site oficial do Liverpool. Desde então, os torcedores não deixam de entoar os versos na arquibancada do maior estádio da Alemanha.

"Norbert Dickel [locutor do estádio do Dortmund] tentou usar a versão de Gerry e os Pacemakers, mas os fãs gostaram mais da nossa música", revelou Kartner.

Em 2016, o Dortmund viajou para Anfield, para enfrentar o Liverpool nas quartas de final da Liga Europa. Na ocasião, as duas torcidas se juntaram e cantaram uma das interpretações mais memoráveis ​​do clássico.

No sábado (8), o Borussia enfrentou o Bayern de Munique, em casa. A partida acabou em um empate, com dois gols para cada lado. O próximo compromisso do Dortmund é na terça-feira (11), pela Liga dos Campeões. Os alemães enfrentam o Sevilla, da Espanha.

F1, Champions e tragédia na Indonésia: confira as grandes imagens do esporte

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas