Em uma semana marcada por campanhas antirracismo, após casos reincidentes contra Vinícius Jr., do Real Madrid, o mundo do futebol se viu novamente no centro de mais um episódio envolvendo racismo, mas que teve uma resposta para além das hashtags e textos de internet. Steven Berghuis, do Ajax, deu um soco na cara de um torcedor que teria sido racista com um companheiro de time.
A agressão foi filmada por outros torcedores, que acompanhavam a entrada dos atletas no ônibus do clube. Berghuis se encaminhava para o veículo, mas acabou indo até a grade de separação para desferir o golpe no torcedor que teria sido racista.
Steven Berghuis, do Ajax
Reprodução Instagram @stevenberghuiSegundo a imprensa holandesa, a pessoa agredida teria chamado Brian Brobbey, jogador negro do Ajax, de "câncer preto", o que provocou a ira de Berghuis.
Após a repercussão do vídeo, Berghuis foi às redes sociais pedir desculpas e disse ter errado ao agredir o torcedor. "Eu me arrependo de minha ação. Eu não deveria ter feito isto. Depois de todos os jogos fora de casa, muitas ameaças são feitas contra nós. Eu estou acostumado a isso, mas as pessoas pensam que podem dizer qualquer coisa", escreveu o jogador do Ajax.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Neste domingo (28), o Ajax de Berghuis foi derrotado por 3 a 1 para o Twente, pela última rodada do Campeonato Holandês. Com o resultado, o tradicional time de Amsterdã terminou na terceira colocação, ficando de fora da próxima edição da Champions League.
Perseguição! Racismo contra Vini Jr. chega a 10 casos na Espanha; veja o que aconteceu em cada um
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.