Barcelona retira medalhas de ditador espanhol Francisco Franco
Homenagens foram concedidas no período em que 'generalíssimo' governou a Espanha, de 1938 a 1973. Assembléia deve anular medalhas
R7 Só Esportes|Wemerson Ribeiro, do R7*
O Barcelona decidiu, em Assembléia Geral com o presidente do clube, Josep Maria Bartomeu, retirar as homenagens feitas ao general Francisco Franco em 1971 e 1974. A iniciativa vai ao encontro de decisão de retirar referências ao período ditatorial de 656 cidades espanholas.
Leia também
CT do Flamengo passará por nova vistoria na terça-feira
Três pessoas são internadas após incêndio em alojamento do Bangu
Flamengo se reúne com autoridades, mas não responde questionamentos
Atleta do Flamengo é enterrado em São João de Meriti (RJ)
Gilmar Rinaldi diz que Fla é retrato do futebol brasileiro
Com a decisão, o clube tenta dissociar sua imagem ao do ditador nascido na Galícia.
"Tomámos essa decisão depois de rever o caso e as suas provas documentais. Lembro que o mesmo se arrasta há muito tempo e que foi levantado em 2003, tendo, desde então, sido discutido em momentos diferentes da vida do Barcelona”, afirmou Josep Vives, porta-voz do time da Catalunha.
Francisco Franco recebeu as honrarias em 1971 pela inauguração do ginásio multiuso Palau Blaugran, hoje frequentemente utilizado pela equipe de futsal. Em 1974, foi outorgada a medalha de ouro pelas bodas de platina do clube. Na época, uma norma não escrita dizia que toda nova distinção criada pelo time da Catalunha tinha que ser outorgada a Franco em primeiro lugar.
Ao longo dos anos, o general recebeu outras homenagens das mãos dos representantes do clube catalão, como Agustí Montal i Costa, presidente do Barça na época.
* Estagiário do R7, sob supervisão de Adalberto Leister Filho
Curta a página R7 Esportes no Facebook
Clubes pelo mundo homenageiam o Flamengo após tragédia
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.