Pedalar na sauna, gel de hidratação, peixe da Escandinávia. Bolas aéreas, para o ataque mais alto da Copa. Noruega pronta para a guerra com o Brasil
Sem a técnica dos brasileiros, a estratégia norueguesa para buscar vencer o jogo decisivo, das oitavas, será apelar para a força física. O R7 esteve no campo de treino em East Hannover, para ouvir o técnico Stale Solbakken e o goleiro Orjan Nyaland
Cosme Rímoli|Do R7

New Jersey, Estados Unidos
A Noruega treinou hoje, ao meio-dia, em New Jersey.
Calor de 38 graus.
Mas o verão senegalesco dos Estados Unidos, com direito ao governo lançar avisos de perigo de insolação, nas estradas, na televisão e nos celulares, era mais do que previsto.
E os europeus se prepararam para fazer uma campanha histórica nesta Copa do Mundo.
A certeza de que vão encarar o Brasil, até com vantagem física no domingo, valendo uma vaga entre os oito melhores do mundo, nasceu na preparação.
Antes de chegar nos Estados Unidos houve estudo específico sobre perda de líquido e desgaste sob calor tremendo.
Os jogadores foram submetidos a exercícios físicos puxadíssimos, como pedalar em alta velocidade, em bicicletas ergométricas colocadas dentro de saunas.
Sim, saunas. Para acostumar o organismo com o calor do horário que as partidas são disputadas nesta Copa.
Depois todos tinham de fazer exames de urina, dos mais modernos, para saber quanto cada jogador perde de líquido sob 35 graus em média.
Além disso, a alimentação foi absolutamente controlada.
Não quiseram mudar os hábitos dos jogadores. E trouxeram para os Estados Unidos centenas de quilos de peixes da Escandinávia. Queijos, batata, tudo para os atletas se sentirem o melhor possível.
E exercícios de velocidade, musculação, altamente controlados. Porque todos os atletas disputaram a temporada 2025/2026.

Essa preparação detalhada acontece desde o início de maio, com os campeonatos europeus acabando.
Além disso, estão usando um gel desenvolvido para a hidratação rapidíssima, durante o jogo.
Tudo isso está dando certo.
A Noruega tem se mostrado uma seleção muito forte fisicamente nesta Copa.
Ganhou do Iraque por 4 a 1, do Senegal por 3 a 2. Colocou os reservas, não se expôs contra a França. Perdeu por 4 a 1.
Sem meias palavras, escolheu ser a segunda colocada do grupo I. E enfrentou a Costa do Marfim. Venceu por 2 a 1.
E está pronta para o Brasil.
O treinador Stale Solbakken vai priorizar a forte marcação e os contragolpes. Tem jogadores técnicos para servir o gigante Haaland, com Antonio Nusa, o ‘Neymar norueguês’, meia com muita habilidade.
Mas será mesmo nas bolas aéreas que a Noruega buscará se tornar a maior surpresa da Copa.
É o time mais alto de toda o Mundial.
A média é de 1m88.
As faltas laterais, os escanteios foram treinados à exaustão. O zagueiro Moller tem ótima impulsão e divide com Haaland e Berge a luta pelas cabeçadas.
É muito difícil marcar os noruegueses, que por ironia, não fizeram nenhum gol pelo alto nesta Copa. Mas vão forçar esta jogada contra a Seleção.
“O Brasil é mais técnico. Tem atletas como o Vinicius Junior, Neymar e outros que podem decidir qualquer partida. Caberá ao nosso time tornar o jogo favorável a nossa maneira de atuar.
“Qual a estratégia contra esse Brasil que é tão forte? Vamos jogar no 7-3-0 (Sete jogadores na defesa, três no meio-campo e nenhum no ataque)”, brincou, ironizando.
A Noruega atua geralmente no 4-3-3, variando para o 4-1-4-1. E como toda equipe atual, quando atacada, monta duas linhas fortes, de cinco defensores, quatro atletas fechando as intermediárias e Haaland na frente.
Odegaard, Nusa e Sorloth são técnicos, rápidos.
A Noruega pode ser um time muito traiçoeiro no domingo.
“Estamos muito bem preparados. Queremos demais vencer o Brasil e fazer história. Foi para isso que viemos neste Mundial. É algo que esperamos por um grande tempo.
“Confiamos na nossa força como equipe. E preciso avisar que nossa defesa é tão forte como nosso ataque. Vamos provar isso contra o Brasil”, aposta o goleiro Nyland, que fez a mais difícil defesa da Copa, contra Costa do Marfim.
O Brasil terá um adversário muito forte fisicamente.
E preparado para o calor absurdo dos Estados Unidos.
A busca pela vitória terá de ser na técnica.
Na altura e na força física, os noruegueses estão na frente...
Veja também: Raphinha e Rayan voltam a treinar com a Seleção Brasileira
A Seleção Brasileira contou novamente com Raphinha e Rayan no penúltimo treino antes do confronto das oitavas de final da Copa do Mundo FIFA contra a Noruega.













