Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

Final da Libertadores entre River x Boca será disputada em Madri

Estádio Santiago Bernabéu, do Real Madrid, venceu concorrência para receber grande decisão da competição sul-americana, em 9 de dezembro 

Futebol|André Avelar, do R7

Final entre River Plate x Boca Juniors seria disputada no Monumental de Núnez
Final entre River Plate x Boca Juniors seria disputada no Monumental de Núnez

A final da Copa Libertadores de 2018 enfim tem data e local definidos. Quatro dias após o jogo ser suspenso pelo ataque de torcedores do River Plate ao ônibus do Boca Juniors, em Buenos Aires, na Argentina, a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) anunciou oficialmente, na noite desta quinta-feira (29), que a partida será no estádio Santiago Bernabéu, em Madri, na Espanha, em 9 de dezembro.

A cartada da capital espanhola teria surgido depois de a Fifa se irritar com a indefinição da Conmebol. O presidente Gianni Infantino então teria entrado em contato com a RFEF (Real Federação Espanhola de Futebol) e o Real Madrid por uma solução definitiva. As informações foram divulgadas inicialmente pelo jornal "El País" e pelo canal de TV La Sexta, ambos da Espanha.

Minutos antes do anúncio oficial, a entidade sul-americana emitiu um comunicado punindo o River com duas partidas de portões fechados em competições continentais. Além dessa punição, que passa valer a partir de 2019, o clube também deverá pagar US$ 400 mil (aproximadamente R$ 3,85 milhões) de multa.

"Madri é uma cidade que nos brinda com todas as garantias para a pronta e correta organização deste evento em um contexto excecional. Não está só entre as cidades mais seguras do mundo, como o estádio Santiago Bernabéu é um dos grandes do futebol mundial e oferece os mais altos padrões de segurança e comodidade", disse o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez.


COSME: Final da Libertadores em Madri. Vergonhosa vitória dos vândalos

O lendário Santiago Bernabéu venceu nos últimos dias uma disputa igualmente inusitada com Doha. O emirado qatari, sede da Copa do Mundo de 2022, investe alto no futebol e custearia o necessário para levar a decisão para o seu país. O estádio do Real Madrid, com capacidade para mais de 75 mil pessoas, será cedido gratuitamente à Conmebol, em acordo costurado com Florentino Pérez, presidente do clube madrilenho.


Bernabéu tem capacidade para mais de 75 mil pessoas
Bernabéu tem capacidade para mais de 75 mil pessoas

Diferentemente das partidas em Buenos Aires, o jogo em Madri poderá ter a presença de torcedores das duas equipes. Assim como acontece em São Paulo, por medida de segurança, existe a imposição de que apenas torcedores do time mandante podem ver a decisão no estádio.

Enquanto a Conmebol não se decidia pelo local da partida, várias cidades ao redor do mundo manifestaram interesse em receber a partida. No Brasil, pelo menos: Belo Horizonte, São Paulo, Manaus e Porto Alegre oficializaram a espécie de candidatura. Assunção (Paraguai), Doha (Qatar), Medellín (Colômbia), Miami e Nova Orleans (ambas nos Estados Unidos) também fizeram o mesmo.


Na última aposta do imbróglio que foi a final da principal competição de clubes do continente, o Boca tentou anular de forma definitiva a decisão argentina. O clube xeneize alegou que sofreu uma emboscada dos rivais e não teria condições de igualdade de entrar em campo.

Leia também

Mais do que isso, o Boca pedia a reciprocidade na decisão com uma resolução tomada nas oitavas de final de 2015, quando foi eliminado da mesma competição, contra o mesmo River. Naquela oportunidade, na Bombonera, um torcedor arremessou gás de pimenta no túnel por onde os jogadores adversários passariam.

O ataque ao ônibus do Boca provocou lesões nos olhos dos jogadores Gonzalo Lamardo e Pablo Pérez, capitão do time. Outros tantos atletas e membros da comissão técnica passaram mal porque o gás de pimenta utilizado pela polícia entrou no ônibus que estava com as janelas quebradas.

Com River ou Boca (a primeira partida terminou empatada por 2 a 2), o Mundial de Clubes acontece de 12 a 22 de dezembro, nos Emirados Árabes. O campeão então viajará direto para a competição, sem antes comemorar o título com a torcida na Argentina por exemplo. O representante sul-americano enfrenta o vencedor de Espérance-TUN e quem passar de Al-Ain, dos Emirados Árabes, e Team Wellington, na Nova Zelândia.

Curta a página de Esportes do R7 no Facebook

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.