Pelé no Brasil de Pelotas? Troca por Joaquinzinho quase aconteceu
Rei do Futebol, que completa 80 anos na sexta-feira (23), havia chamado atenção dos dirigentes do time gaúcho, em excursão pelo Rio Grande do Sul
Especiais|Do R7
A história do Santos se misturou com a história de Pelé, sobretudo, nas décadas de 1950, 60 e 70. Mas como teria sido o futebol se o Atleta do Século, que completa 80 anos na sexta-feira (23), tivesse jogado no Brasil de Pelotas? Pelé, ainda garoto, por pouco não foi trocado com Joaquinzinho.
O Santos excursionava pelo interior do Rio Grande do Sul, em 1957. Com apenas 11 jogos pelo Peixe, aquele que viria a ser o Rei do Futebol chamou a atenção dos dirigentes xavantes. Aos 16 anos, ele não marcou, mas foi um dos destaques do empate por 2 a 2, no Estádio Boca do Lobo.
A proposta então teria acontecido no saguão do Grande Hotel de Pelotas. O time gaúcho teria oferecido o atacante Joaquinzinho, que havia marcado um gol no amistoso, e uma quantia em dinheiro em troca do pupilo do técnico Luiz Alonso Perez, o Lula. Nada feito. O treinador recusou a proposta e disse que Pelé era um diamante que ainda estava sendo lapidado.
Joaquinzinho, Joaquim Gilberto da Silva, se destacou no Brasil de Pelotas e depois jogou no Internacional, Corinthians, Fluminense, entre outros clubes. Ele morreu em 2007, em Pelotas.
Neymar, Ronaldo, Pelé... Veja atletas que apareceram em 'Os Simpsons'