Super-Homem no futebol americano? Confira resumo da Semana 16 da NFL
Joe Burrow faz jogada incrível pelos Bengals; com regra esquecida, Chargers derrotam Broncos; Commanders vencem Eagles no fim
Os fãs de quadrinhos e de futebol americano puderam desfrutar de uma grande jogada que uniu estas duas tribos na Semana 16 da NFL. O quarterback dos Bengals, Joe Burrow, lançou um touchdown enquanto “voava”, em uma pose parecida com a do Super-Homem.
Sem superpoderes, mas jogando com a regra debaixo do braço, o Los Angeles Chargers correu atrás do prejuízo e venceu de virada o Denver Broncos, rival na AFC Oeste. Em outro confronto divisional, o Washington Commanders conseguiu arrancar a vitória sobre o Philadelphia Eagles nos segundos finais.
Se você não conseguiu acompanhar o que houve de melhor na Semana 16 da temporada regular da NFL, confira aqui no Jarda por Jarda um resumo dos jogos.
Chargers usam ‘regra esquecida’ e derrotam os Broncos
Os Broncos pareciam com o controle da partida, mesmo enfrentando os Chargers fora de casa, no SoFi Stadium, em Los Angeles. A franquia de Denver, liderada pelo quarterback calouro Bo Nix, vencia a partida por 21 a 10 quando o QB adversário, Justin Herbert, lançou uma interceptação na beira da end zone faltando apenas 41 segundos para terminar o primeiro tempo.
Normalmente, em uma situação como esta, na qual a bola estava na linha de 18 jardas do campo de defesa, os Broncos teriam corrido ou, até mesmo, ajoelhado para gastar o tempo do relógio. Como os Chargers ainda tinham três tempos para pedir, a franquia de Denver preferiu buscar a primeira descida.
O problema é que os Broncos não conseguiram avançar e precisaram devolver a bola para os Chargers com pouco menos de 8seg por jogar no primeiro tempo. Ao chutar o punt para a franquia de Los Angeles, o cornerback de Denver Tremon Smith encostou no retornador da equipe adversária, Derius Davis — este não poderia ser tocado naquele momento, pois pediu fair catch, que é quando o atleta decide não avançar com a bola em troca de não ser derrubado.
A falta do jogador dos Broncos permitiu que os Chargers invocassem uma regra que não era bem-sucedida na NFL desde 1976, o free-kick (chute livre, em tradução literal). Desta forma, o kicker Cameron Dicker pôde chutar a bola na tentativa de fazer três pontos sem que ninguém o pressionasse. Veja o lance.
A partida, que parecia estar nas mãos dos Broncos até o free-kick, subitamente virou para os Chargers. Na segunda etapa, a equipe de Denver fez apenas seis pontos, enquanto Los Angeles colocou o pé no acelerador e marcou três touchdowns, que deram contornos finais ao placar: 37 a 24 para os Chargers.
Com a vitória, a equipe de Los Angeles ficou muito perto de conseguir a vaga para os playoffs. Denver, apesar da derrota, precisa de uma vitória contra Bengals ou Kansas City Chiefs nas próximas duas semanas para carimbar o passaporte para a pós-temporada.
Burrow faz jogada incrível, e Bengals vencem Browns sem sustos
Os Bengals eram amplos favoritos diante dos Browns, que durante a semana colocaram o quarterback até então titular, Jameis Winston, na reserva. Apesar da projeção positiva para o time da casa, a primeira jogada ofensiva da partida foi uma corrida de 66 jardas do running back Jerome Ford, o que assustou os torcedores de Cincinnati e animou os fãs de Cleveland.
Logo após o grande avanço, entretanto, outro running back dos Browns, D’Onta Foreman, sofreu um fumble na linha de 1 jarda do campo de ataque, à beira da end zone. Os Bengals conseguiram recuperar a bola e marcharam sem problemas para o outro lado.
Foi neste momento que a genialidade de Burrow apareceu. Em uma primeira descida para goal, o quarterback dos Bengals pegou a bola, tropeçou no pé de um jogado da linha ofensiva e, enquanto caía, lançou a bola para o wide receiver Tee Higgins. Touchdown Bengals.
A jogada rapidamente viralizou nas redes sociais com muitos comentários relacionando Burrow ao Super-Homem pela pose ao lançar a bola.
Apesar do jogo ter terminado em um 24 a 6, o ataque dos Bengals não teve tanta facilidade na segunda etapa como no primeiro tempo. Ainda assim, a defesa de Cincinnati soube administrar a partida diante de um ataque errático dos Browns.
Individualmente, Burrow alcançou uma marca histórica na NFL ao ser o primeiro jogador a lançar pelo menos três touchdowns e 250 jardas em sete jogos consecutivos. Enquanto o quarterback da franquia brilha, os Bengals ainda lutam pelos playoffs com chances remotas. A equipe precisa que Indianapolis Colts e Miami Dolphins percam ao menos um jogo, os Broncos precisam perder os próximos dois e Cincinnati ainda tem que vencer Denver e Pittsburgh.
Commanders derrotam os Eagles, que perdem Hurts
Ainda na pegada de super-heróis, os Commanders foram heroicos ao derrotarem os Eagles nos segundos finais do clássico divisional da NFC Leste. Mas até chegar ao ponto da vitória, muita coisa aconteceu nos quatro períodos da partida.
Ainda no primeiro quarto, o quarterback titular dos Eagles, Jalen Hurts, foi retirado do jogo por suspeita de concussão após ser derrubado ao término de uma corrida. A saída do líder da equipe não diminuiu o ímpeto ofensivo da franquia da Filadélfia, que viu o reserva Kenny Pickett chegar e já lançar um touchdown para o wide receiver A.J. Brown.
Enquanto o ataque dos Eagles prometiam uma tarde dos sonhos ao longo do 1º quarto, os Commanders sofriam com erros. As três primeiras campanhas ofensivas da equipe de Washington terminaram em turnover on downs, punt e fumble. É bem verdade que os Eagles também tiveram uma interceptação no primeiro 1º quarto, mas o período acabou 21 a 7 para o time da Filadélfia que parecia construir um caminho fácil para a vitória.
Quando o 2º quarto chegou, o jogo mudou. Os Eagles, que até então faziam uma bela partida ofensiva, não conseguiram mais repetir o sucesso e terminaram o período com três punts e um field goal perdido. Apesar de mais um fumble e uma interceptação do lado dos Commanders, a equipe de Washington conseguiu diminuir a diferença do placar para 21 a 14 ao conseguir um touchdown.
No segundo tempo, os Eagles não conseguiram retomar a força ofensiva vista no 1º quarto e, pelo restante da última etapa, não marcaram mais nenhum touchdown, restando ao kicker Jake Elliott as últimas pontuações da equipe em quatro field goals — dois em cada quarto.
A virada dos Commanders ainda assim parecia distante, já que o ataque da equipe não engrenou durante todo o jogo. Mas, subitamente, o quarterback calouro Jayden Daniels começou a brilhar na partida, tanto em jogadas de passe como correndo com a bola. Foram dois touchdowns no início do 4º quarto para levantar a torcida de Washington e virar o confronto para 28 a 27.
Lembra os chutes do Elliott? Esses field goals devolveram a liderança para os Eagles, que acertaram uma série de quartas descidas em momentos decisivos do jogo. Um desses chutes do kicker, inclusive, só foi possível após Daniels ser interceptado.
Com Philadelphia vencendo por 33 a 28 faltando 1min58seg para terminar a partida, o quarterback calouro decidiu colocar o jogo debaixo do braço e, nove jogadas depois, faltando apenas 6seg, lançou um touchdown para o wide receiver Jamison Crowder e retomou a liderança no apagar das luzes. Vitória de Washington por 36 a 33.
Com a vitória, os Commanders estão a um triunfo de garantir a vaga para os playoffs. Os Eagles, por sua vez, já estão garantidos na pós-temporada, mas também cravam o título da divisão se vencerem a próxima partida, contra o Dallas Cowboys.
Veja também
Outros resultados
Kansas City Chiefs 27 x 19 Houston Texans Baltimore Ravens 34 x 17 Pittsburgh Steelers Atlanta Falcons 34 x 7 New York Giants Carolina Panthers 36 x 30 Arizona Cardinals Chicago Bears 17 x 34 Detroit Lions Indianapolis Colts 38 x 30 Tennessee Titans New York Jets 9 x 19 Los Angeles Rams Seattle Seahawks 24 x 27 Minnesota Vikings Buffalo Bills 24 x 21 New England Patriots Las Vegas Raiders 19 x 14 Jacksonville Jaguars Miami Dolphins 29 x 17 San Francisco Dallas Cowboys 26 x 24 Tampa Bay Buccaneers Green Bay Packers 34 x 0 New Orleans Saints
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.