Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Entendendo a NFL: saiba quais são as posições de um time de futebol americano

Equipes da liga levam 53 jogadores para cada jogo, divididos em ataque, defesa e times especiais

Jarda por Jarda|Lucas FerreiraOpens in new window

Tom Brady é considerado o maior quarterback da história da NFL Reprodução Site/NFL/Ben Liebenberg

Um time de futebol americano vai a campo com 53 jogadores, entre titulares e reservas. É difícil imaginar que tanta gente assim seja usada em uma partida, mas acredite: acontece. No terceiro texto do Entendendo a NFL, falaremos sobre as posições no futebol americano e suas funções dentro do time.

Ataque

Quarterback: A mais importante dentre as posições, o quarterback é o principal responsável por comandar o time em campo. Ele é o atleta que participa de 99% das jogadas de ataque de uma equipe quando está em campo.

A principal função do quarterback é passar a bola para wide receivers, tight ends e running backs. A evolução física da posição e as mudanças no esporte no decorrer dos anos fizeram com que surgissem quarterbacks que também produzissem bons números correndo, abrindo um leque de possibilidades nas ações ofensivas do time.

Running back: O running back é o principal responsável do time por correr com a bola. Nesta posição, o jogador costuma alinhar próximo ao quarterback e recebe a bola em seus braços para arrancar em direção à defesa.


Como dito anteriormente, os running backs podem receber passes e, além disso, podem também reforçar a proteção do quarterback em determinadas jogadas.

Antonio Brown liderou a NFL em recepções e jardas em duas temporadas durante a carreira Reprodução Site/NFL/Ryan Kang

Wide receiver: O wide receiver é o recebedor que fica mais próximo das laterais do campo e costuma ser o alvo preferido do quarterback. Um bom WR ajuda a dar profundidade no jogo aéreo de uma equipe e pode ser o desafogo do ataque.


Tight end: Assim como o wide receiver, o tight end tem como função receber passes. Entretanto, diferente do WR, o TE alinha ao lado dos jogadores de linha ofensiva e ajuda na proteção do quarterback.

Inclusive, dentro dos elencos das franquias, existem tight ends especialistas em receber passes, enquanto outros são melhores bloqueando os defensores. Ter um TE que seja bom em ambas as situações é raro — quem tem o seu grande tight end que o segure!


Center Jason Kelce, um dos jogadores de linha ofensiva mais conhecidos da NFL, anunciou a aposentadoria ao fim da última temporada Reprodução Site/NFL/Perry Knotts

Offensive tackle: O melhor amigo do quarterback é o offensive tackle. Os atletas desta posição jogam nas extremidades da linha ofensiva e são, geralmente, os melhores bloqueadores do time. Além de proteger o QB, o OT deve ajudar no jogo terrestre e abrir espaços para que o running back passe pela linha defensiva.

Guard: A descrição do trabalho do guard é idêntica a do offensive tackle. O G, posicionado ao lado do ombro de dentro do OT, deve proteger o QB e ajudar o RB nas corridas.

Center: Das posições de linha ofensiva, esta é a mais diferente. O center é o jogador responsável por sempre colocar a bola em jogo. Ou seja, ele é o atleta que passa a bola por baixo das pernas para o quarterback. Além deste trabalho, ele também precisa bloquear os defensores e abrir espaços para o running back.

Defesa

Chris Jones é o defensive tackle mais bem pago da NFL Reprodução Site/NFL/Alika Jenner

Defensive end: O defensive end é o jogador que se posiciona mais ao extremo da linha defensiva e tem como principal objetivo derrubar o quarterback adversário. Além da caça ao QB, o DE deve parar as corridas do RB e, em alguns casos, pode até recuar para ajudar o restante da defesa na cobertura de passe.

Defensive tackle: Diferente do offensive tackle, o defensive tackle fica no miolo da linha. A principal função deste jogador é ficar atento as corridas quando o running back é acionado e derrubar o quarterback quando a jogada for uma situação de passe.

Nose tackle: O nose tackle costuma ser o jogador mais pesado da defesa. O NT fica posicionado em frente ao center adversário e, assim como os defensive end e defensive tackle, deve parar a corrida e derrubar o QB.

Linebacker: O linebacker se posiciona poucas jardas atrás da linha defensiva e tem o trabalho mais híbrido de toda unidade. O LB pode ser designado para acompanhar um recebedor, ajudar a linha defensiva a parar corridas ou até mesmo ficar de olho no quarterback, para que ele não saia correndo sem marcação.

Cornerback: O cornerback é o defensor que fica mais próximo à lateral do campo. Como você já deve imaginar, o CB tem como principal atribuição acompanhar os wide receivers adversários, evitando com que eles recebam os passes do QB.

Safety: Se todas estas camadas de defesa não funcionarem, caberá ao safety acabar com a bagunça. O atleta que joga nesta posição se posiciona no fundo do campo e tenta decifrar qual será a ação do quarterback naquela jogada, para assim antecipar a opção de passe e ajudar o cornerback a impedir que o wide receiver ou tight end faça a recepção.

Times especiais

O brasileiro Cairo Santos é o kicker do Chicago Bears Reprodução Instagram/NFL Brasil

Kicker: O mais conhecido membro dos times especiais, o kicker é o responsável por chutar a bola para um time. Este jogador entra em campo no início da partida para realizar o chute inicial, além de voltar ao campo após toda pontuação (com exeção do safety) para reiniciar o jogo.

Cabe ao kicker também realizar os chutes de pontuação: field goal e extra point.

Punter: Assim como o kicker, a principal função do punter é chutar a bola. Entretanto, os chutes que o punter realiza buscam colocar a bola o mais longe possível para que o ataque adversário inicie seus drives longe da end zone de seu time. Para isso, o atleta desta posição chuta a bola para o alto, com objetivo que ela forme um arco de altura e distância.

O punter entra em campo, normalmente, em situações de 4ª descida, após o ataque não conseguir avançar as 10 jardas nas três primeiras descidas.

Long snapper: O long snapper tem uma função idêntica a do center, com a diferença de que ele arremessa a bola por baixo das pernas com mais força. O LS faz isso para que tanto o kicker como o punter tenham mais espaço para chutar a bola sem serem atrapalhados pela defesa adversária.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.