Logo R7.com
RecordPlus

NFL vive uma das temporadas mais loucas da história recente

Demissões de treinadores consagrados e ausência de times que são figurinhas carimbadas nos playoffs evidenciam equilíbrio e renovação

Jarda por Jarda|Lucas FerreiraOpens in new window

  • Google News
Mike Tomlin (à esq.) e John Harbaugh (à dir.) no último confronto de ambos como treinadores de Steelers e Ravens, respectivamente Reprodução Site/Pittsburgh Steelers/Karl Roser

As semifinais de conferência da NFL começam neste sábado (16) com confrontos clássicos da liga e disputas entre jovens promessas. Dos oito times restantes, apenas dois possuem quartebacks titulares que já chegaram ao Super Bowl, sendo Matthew Stafford, do Los Angeles Rams, o único a vencer a final.

Se existem muitas novidades nos playoffs, é sinal que figurinhas tradicionais ficaram pelo caminho ao longo da temporada. E olha, 2025 foi o ano de renovações na NFL, em especial na Conferência Americana.


A primeira grande ausência nestes playoffs, sem dúvida, é o Kansas City Chiefs. Desde a temporada de 2015, a franquia do quarterback Patrick Mahomes chegou todos os anos à pós-temporada.

Desta vez, no entanto, os Chiefs não mostraram em nenhum momento de 2025 que eram um time capaz de jogar o Super Bowl, como fez em 2024/25. A lesão de Mahomes foi a cereja de um bolo indigesto para a torcida de Kansas City, que se acostumou com títulos e excelência.


Outras duas franquias que não estavam habituadas a grandes mudanças são Baltimore Ravens e Pittsburgh Steelers, que deram adeus aos respectivos treinadores, John Harbaugh e Mike Tomlin.

Harbaugh foi demitido pelos Ravens após a derrota contra os Steelers no último lance da partida. O treinador estava na franquia desde 2008, onde foi campeão do Super Bowl 47, em 2013.


Tomlin, por sua vez, resistiu no cargo um jogo a mais que Harbaugh. Mas diferente do colega de Baltimore, o treinador de Pittsburgh renunciou ao cargo após a derrota em casa para o Houston Texans na rodada de Wild Card. Foram 18 anos como head coach dos Steelers e um título no Super Bowl 43, em 2009.

Na Conferência Nacional, a grande novidade é o Chicago Bears, que chega ao round Divisional pela primeira vez desde 2010. No primeiro ano do treinador Ben Johnson, a equipe venceu a divisão Norte e ainda eliminou o maior rival, o Green Bay Packers, na primeira rodada dos playoffs.


Essas mudanças todas não acontecem por acaso. Para quem não é habituado com a NFL, a liga proporciona aos piores times a chance de escolher os melhores talentos que saem do futebol americano universitário.

Desta forma, a NFL promove um maior equilíbrio e competitividade ao longo dos anos. Por isso é tão difícil estabelecer uma dinastia como o New England Patriots conseguiu nas duas primeiras décadas dos anos 2000.

Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.