Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Entendendo a NFL: qual o caminho para o Super Bowl?

Apesar da temporada ser decidida em apenas um jogo, franquias batalham ao longo de cinco meses para chegar à final

Jarda por Jarda|Lucas FerreiraOpens in new window


Técnico vencedor do Super Bowl recebe banho de isotônico Reprodução Site/NFL/Ric Tapia

O sonho de toda franquia é vencer o Super Bowl. A final da NFL, que coloca frente a frente os melhores times de cada conferência, é o topo de uma montanha escalada ao longo de cinco meses e dezenas de jogos.

No Entendendo a NFL desta semana, o Jarda por Jarda explica o caminho para chegar ao Super Bowl, passando pela temporada regular e cada fase dos playoffs da liga.

Temporada regular

Cada equipe da NFL joga 17 jogos ao longo de 18 semanas, entre o início de setembro e janeiro. A semana que sobra é chamada de bye-week, ou seja, uma folga para as franquias no meio da temporada regular.

Ao longo desta fase, os times buscam, primeiramente, o maior número de vitórias entre os times da própria divisão. São quatro divisões (Leste, Norte, Oeste e Sul), separadas em duas conferências: Americana (AFC) e Nacional (NFC). No total, oito franquias conseguem vagas nos playoffs por conquistar a divisão.

Publicidade

Cada conferência ainda concede outras três vagas para as melhores campanhas que não conseguiram vencer sua divisão, totalizando sete times por conferência na fase de mata-mata da NFL.

Jason Kelce roubou a cena durante jogo do irmão, Travis Kelce, nos últimos playoffs Reprodução Site/NFL/Kathryn Riley

Playoffs

A primeira rodada de playoffs é chamada de Wild Card. Nesta semana, a melhor campanha de cada conferência fica de folga e os outros seis times se enfrentam. Os confrontos e mandados de campo são decididos de acordo com o retrospecto das equipes na temporada regular: o segundo melhor time enfrenta em casa o sétimo, o terceiro pega o sexto e o quarto encara o quinto.

Publicidade

Os vencedores da rodada de Wild Card, então, avançam para o Divisional Round. Seguindo os mesmos critérios da fase anterior, o time de melhor campanha enfrenta o que chegou ao Divisional Round com o pior retrospecto.

Veja também

Por fim, as franquias vitoriosas do Divisional Round decidem quem carimba o passaporte para o Super Bowl no Championship Game. Assim como nas rodadas anteriores, o mando de campo pertence ao detentor da melhor campanha.

Super Bowl

Decidido o representante da AFC e da NFC, é hora do Super Bowl. A final é disputada em campo neutro no início de fevereiro, duas semanas após as finais de conferência. Em jogo único, leva o Lombardi Trophy a equipe que sair vitoriosa do confronto. Simples, né?

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.