Cosme Rímoli Inesperada goleada do Corinthians contra o Vasco garante emprego de Mano em 2024. Ele foi o grande vencedor em São Januário

Inesperada goleada do Corinthians contra o Vasco garante emprego de Mano em 2024. Ele foi o grande vencedor em São Januário

O Corinthians soube explorar o desespero do Vasco. E com uma atuação de muita garra, e estratégia, o time paulista venceu o desesperado Vasco por 4 a 2. E garantiu permanência na Série A. Excelente para Mano Menezes

  • Cosme Rímoli | Do R7

Mano pôde respirar aliviado, depois da inesperada goleada corintiana. Emprego mantido em 2024

Mano pôde respirar aliviado, depois da inesperada goleada corintiana. Emprego mantido em 2024

Alexandre Brum/Enquadrar/Estadão Conteúdo-28.11.2023

São Paulo, Brasil

Se a goleada por 4 a 2 sobre o Vasco, tão inesperada quanto justa, foi sensacional para o Corinthians esquecer o rebaixamento em 2023, acabou trazendo a paz de espírito para Mano Menezes.

O treinador foi duramente criticado por conselheiros e chefes de organizadas por conta da fraca campanha desde que assumiu. E, principalmente, pela goleada que o time sofreu do Bahia, por 5 a 1, dentro do estádio corintiano, em Itaquera.

Acabou acusado por conselheiros que apoiavam a chapa Renovação e Transparência, que dominava o clube havia 16 anos, de ter ajudado, sem querer, o candidato da oposição, Augusto Melo. A goleada aconteceu menos de 24 horas antes da eleição.

Embora tenha contrato até dezembro de 2025, Mano, que conhece muito bem politicamente o Corinthians, sabe que não tem o apoio irrestrito de Melo e seus aliados, que defendem um treinador mais ofensivo, que faça o time ter várias posturas táticas.

Mude o perfil reativo, que primeiro defende, e só depois ataque, como são os times de Mano Menezes.

A vitória de ontem, em pleno São Januário, fez Mano recuperar a confiança, que havia perdido na goleada do Bahia. Com o clube quase escapando matematicamente do rebaixamento e perto da classificação para a Sul-Americana, o cenário ficou muito menos definitivo para o técnico. 

O treinador deu entrevista após a partida mandando recados claros à direção que assumirá o Corinthians a partir de janeiro de 2024. Com o ex-jogador Chicão como um dos responsáveis pelo futebol

Inteligentemente, Mano não assumiu o péssimo futebol na última sexta-feira. Ele batizou o fraco futebol, com enorme responsabilidade sua, escalando Fábio Santos como terceiro zagueiro, de "acidente".

"Tivemos um acidente no nosso último jogo em casa, um acidente grave, grande, mas comprovamos que foi um acidente. Essa resposta em campo provou isso.

"Não foi uma vitória magra, o time produziu, teve comportamento, determinação, como precisa ter em jogos decisivos como esse que estamos jogando. A gente sai bem contente com isso."

A carreira de Mano não é marcada por goleadas, longe disso.

Ele sabe muito bem que o desespero do time vascaíno, contaminado pela pressão de sua torcida, deixou escancarada a defesa.

Moscardo e a emoção do primeiro gol no profissional do Corinthians. Justo em um jogo tão importante
Moscardo e a emoção do primeiro gol no profissional do Corinthians. Justo em um jogo tão importante Marcelo De Jesus/Mdjphotos/Estadão Conteúdo - 28.11.2023

Além disso, contou com a efetividade de Romero, jogador que inexplicavelmente Vanderlei Luxemburgo desprezava, e com o ótimo futebol do garoto Moscardo, de 18 anos. O volante, além de marcar muito bem e ter ótima saída de bola, fez seu primeiro gol como profissional.

Assim como Giovane, de apenas 20 anos, que também marcou o primeiro gol da carreira.

Os meninos foram responsáveis, com seus gols, pela vitória que tranquiliza Mano.

"Temos garotos de muito boa qualidade, vou ressaltar aqui os méritos do Vanderlei [Luxemburgo], ele que lançou os meninos num momento difícil, que era necessário. O clube jogava três competições, tinha que fazer talvez mais rápido do que deveria, emergencial demais. A gente já está colhendo os frutos, porque eles vão amadurecendo.

"Matheus [Araújo] pode fazer as duas funções, tanto de Giuliano pelo lado, quanto de Renato Augusto por dentro. Ele já entrou bem em Porto Alegre, em circunstância difícil no segundo tempo, fez papel bem-feito. A gente quer isso, poder contar com eles. Agora, com menos pressão, talvez a gente use um pouco mais.

"A gente já vem preparando o Giovane, ainda não está em condição ideal, mas consegue fazer a função de retenção de bola na frente, porque tem força para isso, com característica de jogar, que sabe armar a jogada. Por isso foi escolhido."

A alegria de Mano. A garantia de  que começará 2024 recebendo os R$ 800 mil mensais de salário
A alegria de Mano. A garantia de que começará 2024 recebendo os R$ 800 mil mensais de salário André Fabiano/Código19/Estadão Conteúdo - 28.11.2023

Agora, Mano terá as partidas contra o Internacional e Coritiba para acabar a temporada. 

O treinador só precisará evitar novos "acidentes", como contra o Bahia.

Manter o time na Série A é um grande atenuante em relação ao seu futuro.

Ele foi o grande vencedor na inesperada goleada do Corinthians.

Tudo indica que ele pelo menos começará 2024 empregado...

Da tensão ao alívio: as caras e bocas dos jogadores do Corinthians com a vitória no Brasileiro

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas