O drama de Neymar. Dores do pé operado o tiram do treino
O atacante já é dúvida contra a Costa Rica. E preocupa de verdade Tite. As pancadas que recebeu contra a Suíça fazem seu pé doer ao chutar a bola
Cosme Rímoli|Do R7 e Cosme Rímoli
Sochi, Rússia.
Neymar chegou para o treinamento sorrindo, feliz. Foi o último a entrar em campo. Com uma camisa amarrada nas costas. Mas a alegria sumiu do seu rosto em dez minutos. Bastou começar a bater na bola com o pé direito.
Ele entrou em uma 'roda de bobinho' grande, no meio de campo. Mas assim que começou a chutar com o pé, que foi operado há três meses, passou a fechar a fisionomia. Os sorrisos desapareceram (assista ao vídeo abaixo).
Discretamente, ele passou para uma roda de bobinhos menor, do lado do campo. Tite entrou nela, para descontrair. Ela estava mais próxima dos jornalistas.
A imprensa ficaria apenas 20 minutos e o restante do treino da Seleção seria fechado. Mas as dores começaram a aumentar. Neymar passou a chutar a bola só com o esquerdo. Mas a bola insistia em procurar seu pé direito. Ele chutou três vezes, fazendo careta. Na quarta, balançou a cabeça, irritado. E grit um palavrão aos sentir a bola tocando seu pé.
"P...q...pariu!"
Bate com raiva uma bola que estava do seu lado, de esquerda. E irritado, deixou o treino, sem ordem de ninguém. O fisiologista Bruno Mazziotti se apressou a abraçá-lo. E tentou acalmá-lo falando ao seu ouvido.
Neymar se tornou a grande dúvida para a partida de sexta-feira. Tem chances sérias de não enfrentar a Costa Rica.
Os jornalistas implararam para que o médico Rodrigo Lasmar dar entrevista. Mas ele não quis. Mandou o assessor de imprensa Vinicus Rodrgues, dar entrevista.
E ele tentou acalmar a imprensa.
"Calma, gente. Ele só teve um desconforto no tornozelo direito. Não no pé direito. As dores são no tornozelo. Ele vai treinar amanhã. As dores vieram das pancadas que recebeu contra a Suíça. Já estava previsto que ele o Neymar faria um treino curto."
Se o assessor estava otimista, assim como o médico, quem viu Neymar treinando não ficou com essa impressão. Muito pelo contrário. Na hora que Neymar estava sendo amparado pelo fisiologista Tite olhava a cena estarrecido. Era evidente sua enorme preocupação.
Estava claro que o treino não seria tão curto assim para Neymar.
Mesmo se o camisa 10 se recuperar a tempo, está claro que a situação é mais do que preocupante. Ele já estava sem ritmo. Agora, com dores no pé direito, o pé que foi operado há três meses. Ninguém tem condições de dizer o que acontecerá se ele tomar uma forte pancada no mesmo local daqui a três dias.
Também há o lado psicológico. Neymar nunca teve de operar. E a sua recuperação da fratura no pé direito foi lenta, levou três meses. E o mesmo pé o atormenta. Há inúmeros fatores ruins no que aconteceu no treino de hoje.
Se ele não puder entrar em campo, Tite terá de mudar seu esquema. A chance maior é que Douglas Costa ocupe sua vaga. Ou deslocar Philippe Coutinho para a esquerda e colocar Renato Augusto no meio.
O Brasil precisa ganhar a partida de sexta-feira.
Perder Neymar era tudo o que Tite não queria.
Pela fisionomia de Neymar, a preocupação é grande.
Resta torcer que ele só fique fora uma partida...
Assista ao vídeo e veja o treinamento de Neymar: