Exclusivo. O treino secreto da Seleção. E a esperteza de Tite
O técnico sabia da vulnerabilidade da Granja Comary. E mesclou os times. Valeu pela movimentação. Pela pancada que Neymar tomou de Miranda
Cosme Rímoli|Do R7 e Cosme Rímoli
Teresópolis
Philippe Coutinho reserva.
Gabriel Jesus ao seu lado.
Thiago Silva e Geromel a dupla de zaga titular.
Paulinho entre os suplentes.
Fred e Fernandinho no meio de campo da equipe principal.
Essas seriam as manchetes óbvias e, precipitadas, do treinamento secreto que a Seleção Brasileira acaba de fazer. Por uma hora, essas foram as principais 'novidades' para quem acompanhou o 'coletivo'.
Tite é muito esperto.
Ele sabe que na Granja Comary é impossível fazer um treino realmente secreto. Por mais que tenham sido colocadas placas de metal com três metros de altura.
A concentração é cercada de montanhas. Encravadas nelas, mansões e barracos da favela Santa Cecília. Em inúmeras das janelas é muito fácil acompanhar tudo o que acontece nos gramados.
Ele sabia que seu treino secreto era vulnerável.
E o blog, como já havia mostrado no domingo passado, revela o quanto é improdutivo preparar para valer a Seleção Brasileira, hoje em dia, na faraônica concentração. Não houve problema algum em acompanhar a hora e meia de treino.
Fique por dentro da Copa 2018 no R7 Esportes
Como este repórter, qualquer enviado da Suíça, Costa Rica, Sérvia, adversários da primeira fase, poderia estar confortavelmente acompanhando o treinamento 'secreto'.
Sabendo dessa possibilidade, Tite mesclou os dois times que se enfrentaram em um simulado coletivo, em três quartos do campo. Colocou ainda os juniores que ocuparam as vagas de Casemiro, Marcelo e Roberto Firmino, na decisão da Champions. E de Fagner e Douglas Costa machucados.
O que ele queria era a mobilidade de seus jogadores. Não tomou nenhuma decisão tática dramática, inovadora. Só fez seus atletas, em equipes misturadas, decorarem como ele que o Brasil atuando.
Leia também
Vampeta: ‘Seleção é nota 7, só leva 10 se ganhar a Copa do Mundo'
Qual seleção vai ser a zebra da Copa do Mundo da Rússia?
Parabéns, Tite! Qual conselho ele te daria com a "Titebilidade"?
Sósia de Messi adere à greve e se diz orgulhoso dos caminhoneiros
Neymar critica jogadores da seleção por só ficarem grudados no celular
A sério, ele forçou a aproximação das linhas. Ele quer a Seleção o mais compacta possível. Para atacar e defender. Mesmo com seus atletas ainda longe do melhor estado atlético, cobrou muita responsabilidade na perda da bola. A movimentação foi constante.
Ele insistiu muito para a paciência dos jogadores do meio e do ataque para trocarem bola até encontrar espaço para finalizar. E também rapidez na saída de bola dos zagueiros e volantes.
As avaliações que merecem registro envolvem Neymar.
Se ele precisava de uma bela pancada para esquecer o trauma da operação no quinto metatarso, ele já levou. Miranda chegou forte em uma dividida. Acertou o pé direito do principal jogador brasileiro. Ele rolou de dor. Foi um minuto de tensão. Mas logo se recuperou. E aceitou o pedido de desculpas do zagueiro. Mas percebeu que está recuperado fisicamente. Acabou sendo uma 'pancada do bem', se é que isso existe.
Mas com a bola nos pés, Neymar mostrou um previsível cansaço e falta de ritmo. Conseguiu alguns bons dribles no começo do treino. Só que cansou rápido de ficou improdutivo. Afinal de contas, ele é um ser humano comum, apesar do talento especial que possui.
Por isso a importância dos dois amistosos, contra Croácia e Áustria, para que Neymar chegue muito bem na Copa do Mundo. Tite deverá colocará nas duas partidas.
Vale ressaltar que Philippe Coutinho e Paulinho, que chegaram sem ritmo, começam a melhorar rapidamente. A movimentação foi surpreendente. Poderão jogar normalmente os amistosos.
Além da simulação do coletivo, Tite treinou muito bolas paradas. Principalmente escanteios. Alisson gritou muito com seus zagueiros, que se revezaram. A marcação ficou clara. Será por zona. Com todo o time dentro da área. Nada de acompanhar desesperadamente um jogador adversário. Thiago Silva foi o melhor de todos nos cruzamentos.
O treinamento teve direito a público vip.
Amigos e parentes dos jogadores, que ficaram atrás do gol que dá para a concentração.
Logo após o treino, a CBF deu folga aos atletas.
E Teresópolis começou a ouvir uma revoada de helicópteros.
Ninguém quis saber de pegar a estrada até o Rio de Janeiro.
O time embarca amanhã para Londres.
Jogará em Liverpool contra a Croácia dia 3 de junhho.
E, em Viena ,diante da Áustria, dia 10.
Na Inglaterra, Tite poderá fazer treinos secretos para valer.
Sem a possibilidade de ninguém enxergar.
Como o futebol moderno exige.
E a Granja Comary não pode oferecer.
Tite sabe muito bem disso.
Por isso, fez sua obrigação ficou cinco dias por aqui.
Os patrocinadores da CBF ficaram felizes.
Viram suas placas nos portais, tevês jornais.
Na Copa do Mundo, só são expostas as dos patrocinadores da Fifa.
A preparação da Seleção, para valer, será feita na Europa.
O primeiro ciclo até a Rússia está terminado...
Copa e política: Veja quando os conflitos interferiram no futebol